Iniciativa do UPA do Jardim Amanda visa levar informação e esclarecimento aos usuários do SUS (Sistema Único de saúde)
Um ciclo de pequenas palestras gratuitas busca levar ao cidadão de Hortolândia, usuário do SUS (Sistema Único de Saúde), informações sobre como funciona a rede pública de saúde e as diferenças entre o atendimento prestado nas unidades básicas e nas de urgência e emergência. A iniciativa é da equipe da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Amanda, órgão da Secretaria de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência, da Prefeitura.
Para não interferir nos trabalhos dos demais profissionais da unidade, as palestras terão entre 10 e 15 minutos de duração. Com o título “Qual o trabalho do Pronto Atendimento: o UPA Amanda”, a primeira delas será ministrada pela enfermeira Sandra Geromel, na terça-feira, 13 de agosto, às 9h. O UPA Amanda está localizado na Av. Brasil, 800, no Jardim Amanda.
A proposta é abordar um tema novo, sempre ligado à saúde pública, como higiene bucal e prevenção ao câncer, às terças e quintas-feiras. Nos demais dias, serão exibidos vídeos informativos.
Segundo Ellen Ribeiro, assistente social da unidade e idealizadora do projeto, a ideia das palestras surgiu do convívio com o público atendido diariamente no PA, cerca de 300 pessoas/dia. A unidade funciona ininterruptamente, oferecendo serviços de urgência e emergência, muitos deles a pacientes trazidos por ambulâncias do SAMU (Serviço de atendimento Móvel de Urgência). Além disso, dispõe de pediatria, clínica geral, equipe de enfermagem, farmácia, serviço social e Raio X. “Os pacientes na sala de espera ficam ansiosos até o atendimento. Queremos que, além de obterem informações importantes sobre a saúde, fiquem mais calmos”, explica a servidora.
Integrante da equipe há seis anos, a enfermeira Sandra Geromel tem a mesma visão. “Queremos passar esclarecimentos e informações, enquanto aguardam”, afirma. No roteiro da palestra de abertura estão informações gerais sobre o que é o SUS e a diferença do atendimento prestado no UPA e na UBS (Unidade Básica de Saúde).
“Notamos que as pessoas confundem os serviços, não só em Hortolândia. Querem vir à unidade de saúde e serem atendidas de imediato. Por exemplo, no pronto atendimento, querem trocar a receita vencida de medicação de uso contínuo. Este não é um serviço de UPA. Neste caso, o paciente precisa ser acompanhado pela unidade de saúde básica. É que, na unidade de urgência, o atendimento é feito com base na queixa principal do momento. Como este paciente é atendido, acha que deve voltar lá, porque o atendimento é mais rápido. E não devia ser assim porque afoga o UPA e prejudica o próprio paciente, que não faz o atendimento de promoção à saúde, por desconhecer como a rede funciona. Assim, ele não recebe o tratamento mais apropriado em razão de não buscar a porta adequada de entrada na rede”, acrescenta.
Para a secretária de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência, Paula Nista, a iniciativa é bem-vinda. “É importante que a unidade de urgência e emergência, além da questão curativa, trabalhe a questão da prevenção e do humanismo no atendimento, trazendo informação a quem aguarda, porque nem todos os que procuram as UPAs deveriam realmente estar ali. Isso ajuda a aliviar a tensão e ainda orienta. É mais uma oportunidade que temos para falar sobre saúde pública”, reafirma a secretária.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
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