Nossa Cidade

Ciclistas de Hortolândia ignoram riscos de pipa com cerol

Com a chegada do mês de férias, a prática tradicional de soltar pipas (papagaios) se intensifica, um alerta para a sociedade. Os motociclistas e ciclistas devem redobrar a atenção para os riscos das linhas com cerol e chilena.

A ampliação das ciclovias e a ausência de equipamentos de segurança deixam ciclistas vulneráveis. Antenas, luvas e protetor de pescoço, utilizados por motociclistas, podem ser adaptados para quem tem a bike como meio de transporte. O maior entrave é que muitas dessas pessoas não sabem da necessidade de se proteger.

Anuncio


Vale ressaltar que a linha, mesmo sem o cerol, quando em contato com motociclistas e ciclistas em movimento, devido ao choque brusco, pode provocar ferimentos graves. A linha chilena chega a cortar quatro vezes mais do que a linha com cerol, que já apresenta um grande risco, uma vez que sua confecção é feita com o uso de cola e parte de vidros que são moídos para facilitar o abate de outras pipas durante os momentos de diversão ou até mesmo competição.

O uso do cerol, linha chilena ou quaisquer outro tipo de linha cortante é considerado crime penal capitulado nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais.

feridoCerol

A Polícia Militar recomenda que a prática de soltar pipa seja realizada em locais onde não haja rede elétrica, nem vias de tráfego, e solicita aos pais que orientem seus filhos em relação aos riscos a terceiros e a si mesmos.

A população pode denunciar o uso ilegal do cerol por meio do telefone 190.

Dicas para evitar acidentes com pipas:
– Não solte pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas, rodovias ou qualquer lugar onde exista fluxo de veículos;
– Linhas metálicas não devem ser usadas no lugar da linha comum. Nunca use cerol ou a linha “chilena”, elas são proibidas por lei e causam acidentes;
– Não utilize papel alumínio na confecção da pipa. É perigoso, pois este material em contato com os fios provoca curtos-circuitos;
– Caso a pipa enrosque nos fios, é melhor desistir do brinquedo. Tentar recuperá-la representa sério risco, assim como tentar remover a pipa com canos ou bambus;
– Não solte pipa em tempo nublado, principalmente se tiver com chuva. Ela pode funcionar como para-raios, conduzindo energia;
– Não é indicado subir nas lajes das casas para empinar pipa, qualquer distração pode causar uma queda;
– Tenha cuidado com ciclistas e motociclistas, pois as linhas não podem ser vistas e linhas de cerol ou reforçadas podem causar graves acidentes.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo