Nossa Cidade

Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) retoma atendimento presencial

Mulheres em situação de violência doméstica voltam a receber atendimento presencial, em Hortolândia, nesta nova etapa da quarentena. O CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) “Débora Regina Leme dos Santos”, órgão da Prefeitura, retomou seus serviços, na última segunda-feira (01/06), com atendimento agendado, adotando medidas de prevenção e distanciamento social. Para marcar um horário é necessário entrar em contato pelo telefone (19) 3819-6298, das 9h às 15h.

O objetivo com a retomada do serviço é auxiliar mulheres em situação de violência doméstica. Segundo a coordenadora do CRAM, Josefa Teixeira, uma das situações mais alarmantes foi o aumento do número de medidas protetivas. “Em relação ao ano passado, no mesmo período, foram registradas oito e, nesse ano, 34. O que mais nos preocupava é que, durante o distanciamento social, as mulheres só tinham uma delegacia funcionando para registrar o boletim de ocorrência”, relata.

Anuncio


Segundo Josefa, o número de atendimentos se manteve igual ao do mesmo período, no ano passado. Ela explica que o atendimento prestado a cada mulher se desdobra em outras etapas, gerando de três a cinco outros atendimentos. De 23 de março a 5 de junho, durante o trabalho realizado remotamente, foram realizados ao todo 275 atendimentos.

Desde o início da recomendação para o distanciamento social, os serviços do CRAM tiveram continuidade com a disponibilização de números para denúncias e atendimentos remotos. O telefone de plantão é uma opção permanente, por isso, mesmo com a retomada do atendimento presencial, as mulheres podem entrar em contato pelo número: (19) 97171-5655.

O CRAM atua como um articulador dos serviços da rede de apoio com intuito de facilitar o acesso e não perpetuar o ciclo da violência. “Estamos retomando os atendimentos de forma gradual e vamos monitorar semanalmente o cenário da pandemia na cidade, de forma a garantir, sempre, o melhor atendimento, conforme as circunstâncias de saúde, para resguardar a saúde das atendidas e da própria equipe, em razão da pandemia de Coronavírus”, finaliza Josefa Teixeira.

Orientação

As mulheres que precisarem se dirigir ao local terão que utilizar máscara, além de adotar medidas de distanciamento social, dentro das necessidades de combate ao Coronavírus (Covid-19).

Serviço

Telefone para agendamento: (19) 3819-6298Horário: das 9h às 15h Telefone de plantão: (19) 97171-5655Endereço: Rua Alberto Gomes ,18, Jardim das Paineiras

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo