Nossa Cidade

Centro de Controle de Zoonoses orienta moradores sobre perigo da raiva

Agentes realizam campanha educativa na região do Jd. Santiago, quinta e sexta-feira (13 e 14/11); objetivo é alertar para importância da vacinação antirrábica

vacina-raiva

Anuncio


Agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão da Prefeitura de Hortolândia, orientam moradores da região do Jd. Santiago sobre o perigo da raiva e a importância da vacinação contra a doença em animais domésticos. A ação acontece nesta quinta e sexta-feira (13 e 14/11), das 8h às 17h. A campanha educativa foi motivada pelo diagnóstico de um caso isolado de raiva em felino, no bairro Padre Anchieta, em Campinas, divisa com Hortolândia.

“É importante prevenir a raiva porque a doença está próxima de nós”, destaca o coordenador técnico do CCZ, Ibraim Almeida, referindo-se ao caso. Devido à proximidade do bairro com regiões de Hortolândia e Sumaré, as três cidades farão ações integradas sobre a doença e a vacina antirrábica. A ação casa a casa do CCZ acontece nos bairros Jd. Santiago, Vila Guedes, Jardim Aline, Jardim Brasil e Jardim Conceição.

Campanha de vacinação

A campanha de vacinação contra a raiva, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, durante um mês, imunizou 16.083 animais. Deste total, foram vacinados 13.796 cães e 2.287 gatos. A ação ocorreu em quatro regiões da cidade e terminou neste final de semana.

Quem não vacinou o animal de estimação durante a campanha, também pode ir diretamente ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para imunizar gratuitamente cachorros e gatos, com idade a partir de três meses. O órgão fica na Rua Atanázio Gigo, nº 60, no bairro Chácaras Recreio 2000. O Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

No último final de semana, a campanha antirrábica aconteceu na região do Jd. Amanda. Ao todo, 5.069 animais foram vacinados entre sábado e domingo (08 e 09/11).

Para tomar a vacina, animais de grande porte ou com comportamento agressivo devem utilizar focinheira. Gatos podem ser transportados em gaiolas próprias para felinos ou mesmo em carrinhos de feira. A dose da vacina antirrábica tem validade de um ano.

O vírus da raiva pode ser transmitido pela saliva e arranhões do animal infetado. Em caso de contato com animais infectados, a vítima deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Em humanos, a raiva é uma doença fatal.

 

SERVIÇO:

O quê: Campanha educativa sobre a raiva

Quando: 13 e 14/11, das 8h às 17h

Onde: Jd. Santiago, Vila Guedes, Jardim Aline, Jardim Brasil e Jardim Conceição.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo