Connect with us

Nossa Cidade

Casos de Dengue caem 86% nos primeiros quatro meses deste ano

Publicado

em

Agenda Verde colaborou para redução dos casos positivos

Desde o início do ano, a Prefeitura de Hortolândia trabalha incessantemente na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças. Por meio da ação Agenda Verde, as secretarias municipais se unem em mutirões de limpeza e zeladoria, com objetivo de deixar a cidade mais limpa e livre de doenças. O trabalho da Administração Municipal, aliado ao ciclo natural da dengue, resultou na redução de 86% dos casos positivos da doença nos quatro primeiros meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e abril, Hortolândia registrou 142 casos positivos de Dengue, contra 1.014 casos confirmados na mesma época, em 2016. Apesar da boa notícia, as ações de combate à Dengue e as outras doenças causadas pela Aedes aegypti vão continuar, contribuindo para manter em baixa a proliferação do mosquito vetor.

De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Coletiva, Antônio Roberto Stivalle, o ciclo natural da Dengue indica, pela série histórica, que a doença tem períodos de menor transmissão. “O vírus que circula em um ano infecta muitas pessoas, que criam imunidade àquele tipo de Dengue. No ano seguinte, se não houver mutação do vírus, o tipo em circulação já não infecta mais tantas pessoas. Temos esta tendência a cada quatro anos, em média”, explicou o especialista. “Além disso, temos um trabalho intenso de busca e eliminação de criadouros, o que colabora para diminuir ainda mais a transmissão e evitar que as pessoas que nunca tiveram Dengue também não adoeçam”, afirmou Stivalle.

Em 2016, ao longo de todo o ano, Hortolândia registrou 1.313 casos positivos de Dengue. Neste ano, a expectativa é que o número total de pessoas infectadas mantenha a tendência de queda registrada nos quatro primeiros meses deste ano.

Agenda Verde

O objetivo da Agenda Verde é envolver toda a comunidade numa parceria construtiva, para que praças, ruas e avenidas, áreas de lazer e outros espaços públicos recebam manutenção permanente, com equipamentos e pessoal trabalhando em todos os bairros. A Prefeitura acredita que, mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública, como o descarte irregular de entulhos e volumosos nas calçadas, terrenos baldios e áreas verdes, situações que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti. As ações buscam despertar no munícipe o sentimento de participação, responsabilidade e atenção para com os próprios hábitos em relação à cidade.

Na primeira etapa da Agenda Verde, 22 bairros receberam a ação, que consiste em visitas às residências com orientação aos moradores, Operação Cata Bagulho, com remoção de itens inservíveis e criadouros da Dengue, e mutirão de limpeza e manutenção de áreas públicas. Na segunda etapa, outros 24 bairros foram atendidos. Na próxima semana, inicia a terceira etapa da ação, com atividades programadas para atender a região do Jardim Amanda.

Nossa Cidade

Prefeitura realiza mutirão da Operação Tapa-Buraco em ruas residenciais de quatro bairros

Publicado

em

Trabalho acontece, periodicamente, em todas as regiões de Hortolândia

O mutirão da Operação Tapa-Buraco foi retomado pela  Prefeitura de Hortolândia em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, o trabalho acontece, prioritariamente, em ruas residenciais. As ações foram intensificadas em vias localizadas no Jardim Nova Hortolândia e na Vila Real. Um trecho da avenida Olívio Franceschini, no Parque São Miguel, também recebeu a operação que, nesta região, foi completada em ruas do bairro Remanso Campineiro e do Parque Ortolândia. 

Já, do outro lado da cidade, o serviço foi na rua Sebastião Lázaro da Silva, na região do Jardim Nossa Senhora de Fátima. A rua é residencial mas dá acesso à Campinas, proporcionando grande movimentação no fluxo de veículos de passeio e pesados.  “Desde o início do ano, mais de 40 bairros de Hortolândia já receberam a Operação Tapa-Buraco. A ação, além de evitar danos aos veículos contribui com a conservação de ruas e avenidas e aumenta  a segurança viária na cidade”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Aumento da segurança viária

Além da Operação Tapa-Buraco, as equipes da Administração Municipal realizam outras ações que acontecem diariamente, para aumentar a segurança viária na cidade. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a sinalização nobre na avenida da Emancipação está em conclusão. O trabalho implanta e reforça a pintura, com tinta especial, nos dois sentidos de toda a extensão de uma das avenidas mais movimentadas da cidade. 

Segundo a secretaria, houve redução do número de acidentes nas ruas e avenidas mais movimentadas da cidade na comparação de 2017 com 2021. A avenida Santana (Jd. Amanda) registrou 63 acidentes em 2017 enquanto em 2021 foram 32. Já na avenida Olívio Franceschini (Região Central), foram 39 acidentes em 2017 e, no ano passado, foram registrados 18. A avenida Brasil (Jd. Amanda) registrou 38 acidentes em 2017 e 16 em 2021.

Já na avenida da Emancipação (região do Jd. Santa Clara do Lago), foram 43 em 2017 e  8 em 2021. Na avenida São Francisco de Assis (região do Jd. Vila Real) foram 23 acidentes em 2017 e, em 2021, 6 registros. A avenida Anhanguera (região do Jd. Nova Hortolândia) também registrou queda. Foram 8 acidentes em 2017 e 6 em 2021. A rua Osvaldo Ribeiro Carrilho (Jd. Minda) teve 6 acidentes em 2017 e 5 em 2021.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Atividades do projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura entram em recesso por 15 dias

Publicado

em

Atendimento ao público para garantir vagas após a volta continua, nos espaços, em horário administrativo

As atividades do projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura de Hortolândia entram em recesso a partir de segunda-feira (11/07). A retomada das atividades acontecerá na segunda-feira (25/07). A breve interrupção acontece em razão das férias escolares.  De acordo com a Secretaria de Esportes, durante este período, os espaços esportivos onde há atividades ficam abertos, em horário administrativo, para atendimento aos cidadãos interessados em fazer inscrições para garantir uma vaga na modalidade favorita após o retorno das aulas. 

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (19) 39651400 nos ramais 7409 e 7421 ou diretamente em cada espaço (ver abaixo). Para se inscrever em alguma das 24 modalidades disponíveis, basta levar RG e uma foto 3×4. Quando a inscrição for para menores de 18 anos, além do RG e da foto é necessário um comprovante de endereço do responsável pelo aluno. 

Espaços esportivos em diversas regiões de Hortolândia

-Centro de Treinamento de Ginástica Artística “Yasmin Geovana Santos Bonfim”- Rua Aguinaldo Gomes Cardoso, 500, Jd. Nossa Senhora de Fátima

Telefone: 38909-0509

 

Ginásio Poliesportivo Victor Savala

Endereço: Rua Aguinaldo Gomes Cardoso, nº 500, Jardim Nossa Senhora de Fátima, nas dependências do Parque Socioambiental Dorothy Stang.

Telefone: (19) 3965-5951

 

Estação Cidadania de Esportes

Endereço: Entre as ruas João Guimarães Rosa e Fernando Sabino, próximo ao Supermercado Good Bom do Jardim Amanda.

Tel: 19 99625-5013

 

Complexo Poliesportivo Nelson Cancian

Rua João Barreto da Silva, 505, Jd. Nova Hortolândia

Tel: 3865-5577   

 

Espaço Cantuário

Rua Luíza Febrônio Marini, 263, Jd. Santa Emília

Tel: 3809-0210

 

Academia Municipal Prof. Jaime Pereira 

Rua Benedito Manduca de Souza, 85, Remanso Campineiro

(19) 38971835

 

Complexo Esportivo Gino Bernardini, localizado ao lado do campo de futebol no Jardim Rosolém

 

Centro de Lutas “Eliel Gomes” 

Rua Brigadeiro Faria Lima, 400, Vila Real. 

Telefone: (19) 3897-2070  

 

Praça de Esportes do Jd. Santa Clara do Lago

Rua Paulo Roberto Soares, 363

Tel: 38094210

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Ruas do Jardim Campos Verdes são recapeadas pela Prefeitura

Publicado

em

Ação acontece nesta quarta-feira (06/07), em três bairros de Hortolândia

O serviço de recapeamento asfáltico, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, chegou, nesta quarta-feira (06/07), ao Jardim Campos Verdes. Segundo a Secretaria de Obras, o trecho beneficiado começa na Rua dos Evangélicos, ainda no Jd. Santo André, e termina na Rua Benedito Cândido dos Reis, já no Jd. Campos Verdes, passando por outras quatro vias: as ruas Manoel Eneias, Osvaldo Cruz, Trípoli Checi e José Pereira da Encarnação. Deste modo, a Administração Municipal reforça a segurança viária de quem circula por importantes vias de Hortolândia.

Lá, o trabalho começou logo cedo, pela fresagem do pavimento antigo. Depois, houve a colocação do novo pavimento asfáltico, sendo os trabalhos concluídos por volta da hora do almoço. Além disso, outros dois bairros também estão sendo beneficiados: o Residencial S. Sebastião (ruas Lírios, Alecrim e Boca de Leão) e o Jd. Santa Clara do Lago (ruas Canadá e Cuba).

No começo desta semana, equipes da empresa contratada pela Administração Municipal atuavam, também em serviços de recape, em vias do Jardim Santana, próximas ao Remanso Campineiro, tais como: Rua Capitão Lourival Mey (desde o cruzamento com a Av. Olívio Franceschini até a Luiz Camilo de Camargo); Amélia de Camargo Blumer (da Av. Olívio Franceschini até a Euclides Pires de Assis), Wilson Vasco Mazin (da R. Amélia Blumer até a R. Capitão Lourival Mey), Carlos Roberto de Melo (da R. Cap. Lourival Mey até a R. 11) e Rua J (da Mário Léssio até a Av. Olívio Franceschini).

Desde o final de maio, a Prefeitura vem atuando em 17 frentes, em bairros como Remanso Campineiro, Parque Gabriel e Jardim Santana; Jardim das Colinas, Vila Real e Vila São Pedro; além do Jardim Santa Clara do Lago. Nos próximos meses, o serviço estará concluído, beneficiando toda a cidade.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares