Nossa Cidade

Carreta do Hospital de Amor realiza mais de 300 testes em Hortolândia

Foram feitos 194 exames de mamografia e 152 de Papanicolau; unidade móvel esteve na semana passada no Jardim Amanda

A carreta do Hospital de Amor realizou 346 exames para mulheres de Hortolândia, dos quais 194 de mamografia e 152 de Papanicolau. Este é o balanço da unidade móvel, que esteve na cidade até a sexta-feira (24/06), estacionada na área externa da Secretaria de Cultura, no Jardim Amanda. A carreta teve ainda o apoio do CEI (Centro Especializado em Infectologia), órgão da Secretaria de Saúde, para aplicação de 100 testes rápidos de HIV e Sífilis.

Anuncio


A unidade móvel atendeu somente mulheres já previamente agendadas na rede municipal de saúde. Além dos exames, equipes de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, deram orientações às pacientes sobre educação em saúde e sobre combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

A Secretaria de Saúde salienta ainda que os exames oferecidos pela carreta são realizados normalmente na rede municipal de Hortolândia. Para isso, basta a população feminina procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou mais próxima da residência. Já os testes rápidos de HIV, Sífilis e demais ISTs (Infeções Sexualmente Transmissíveis) também são oferecidos gratuitamente nas UBSs e no CEI (Centro Especializado em Infectologia, antigo Amdah –Ambulatório Municipal de DSTs/Aids de Hortolândia), localizado na avenida Thereza Ana Cecon Breda, 1.115, Vila São Pedro.

“As pacientes devem ter ainda o autocuidado em saúde, que vai além da realização de exames. Por isso, é importante que as mulheres tenham um estilo de vida saudável, com a prática de atividades físicas e boa alimentação”, salienta a diretora de atenção especializada da Secretaria de Saúde, Fátima Gomes.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo