16 de julho de 2024
Nossa Cidade

Capacitação gratuita para domésticas reúne 60 profissionais

Novas turmas serão formadas em novembro

pat hortolândia

Com o objetivo de orientar e capacitar as domésticas, a Prefeitura de Hortolândia por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, encerra nesta quinta-feira (03/10) o curso gratuito para 60 domésticas. A formação dividida em duas turmas, foi realizada no Pólo Jardim Boa Esperança, na EMEF ( Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Boa Esperança, localizado na rua do Canário, antiga 14,n º 400 e no Pólo Jardim Santiago, EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Santiago, localizado na rua Salvador, 500.

Com a publicação da emenda constitucional, os trabalhadores domésticos (empregadas, babás, motoristas e caseiros) adquiriram os direitos como controle da jornada de trabalho, com limite de 8 horas diárias e 44 horas semanais, pagamento pelas horas extras, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) obrigatório e seguro-desemprego. A emenda foi aprovada por unanimidade pelo Senado em 26 de abril deste ano.

De acordo com a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento da Silva, o prefeito Antonio Meira tem o objetivo de qualificar os cidadãos em todas as áreas.” O nosso objetivo é oportunizar formações para os cidadãos para que as pessoas tenham autonomia financeira. Deste modo reduzimos os custos com auxílios assistenciais. A Administração vem trabalhando incessantemente nas melhorias da saúde, educação e obras para proporcionar melhor qualidade de vida aos hortolandenses”, disse a secretária.

Rosana ressalta a importância das atribuições dos mensalistas. “Desde o processo seletivo, seja para a execução do trabalho em residências ou nas empresas privadas é fundamental a valorização do profissional, a identificação do perfil, saúde e segurança, além dos riscos e a prevenção de acidentes. Assim como a maneira correta de utilizar e economizar os materiais de trabalho oferecidos”, comentou.

No primeiro dia, os participantes fizeram dinâmica de grupo para dessensibilização, conscientização da nova legislação vigente e debates apresentando as dificuldades e os benefícios da profissão. Para a segunda etapa, a proposta foi uma dinâmica vivenciada pelo trabalhadores, simulações, a importância da execução das tarefas,responsabilidades e apresentações de vídeos usados como exemplos de boas maneiras. Os capacitados receberão certificado de participação.

As inscrições para próxima turma serão abertas na segunda semana de novembro. Os interessados devem ter ensino fundamental e mínimo de 18 anos. São 60 vagas com carga horária de 8h, divididas em dois dias. (Confira o endereço dos CRAS abaixo).

Endereços dos CRAS

  • CRAS Vila Real: Rua João Barreto da Silva, 100,  Vila Real Continuação
  • CRAS Novo Ângulo: Rua geraldo Denadai ,74, Jardim Novo Ângulo
  • PAT – Rua Geraldo Denadai, 74 – Jd. das Paineiras

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98