13 de junho de 2024
Nossa Cidade

Canteiros centrais de avenidas recebem serviço de poda do mato e limpeza

Prefeitura de Hortolândia também fez este trabalho em áreas verdes da cidade

A semana foi iniciada com um mutirão de poda do mato e limpeza realizado pela Prefeitura de Hortolândia em ruas e avenidas de diferentes regiões da cidade. As equipes estão distribuídas em diversos locais e o serviço acontece em toda a extensão dos canteiros centrais do Corredor Metropolitano, nas avenidas Olívio Franceschini e Santana, além de áreas verdes da região da Taquara Branca e do bairro Terras de Santo Antonio. O campinho de futebol do Parque Orestes Ongaro também recebeu a ação. Outra ação de zeladoria que segue intensificada é a retirada das plantas aguapés do espelho d’água da lagoa do Jardim Amanda. 

“O trabalho contribui com a conservação destas áreas e das ruas e avenidas de Hortolândia além de evitar o surgimento de focos de queimadas e incêndios. A população também pode contribuir não descartando irregularmente lixo e entulho em espaços públicos”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão. 

Descartar materiais irregularmente causa multas ao infrator

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs. 

Denuncie e contribua com a cidade

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. Outra ação que a população deve adotar é fazer o descarte correto de resíduos e recicláveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). Atualmente, Hortolândia tem 13 PEVs. Os moradores podem consultar qual é o PEV mais perto de onde mora na lista disponível no site da Prefeitura.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98