Nossa Cidade

Campanhas de vacinação contra a Poliomielite e de multivacinação terminam nesta quinta-feira (29/10)

Se você tem crianças e adolescentes, é bom ficar atento! As campanhas de vacinação contra a Poliomielite e de multivacinação realizadas pela Prefeitura de Hortolândia terminam nesta quinta-feira (29/10), em razão do feriado do Dia do Servidor Público, transferido do dia 28 para o dia 30 deste mês. As vacinas estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade (Vide abaixo o horário de funcionamento de cada uma). A campanha de vacinação contra a Poliomielite é para crianças de 1 a 4 anos. Até o momento, de acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, o município já imunizou 4.345 crianças. Conforme dados deste ano do PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde, a cobertura está em 38%. A população estimada de crianças de 1 a 4 anos do município é de 11.264.

Junto com a vacinação contra a Poliomielite, a Prefeitura realiza a campanha de multivacinação para atualizar a carteira de vacinas de crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde, 1.442 crianças com idade inferior a 1 ano já compareceram à campanha, destas 594 tomaram as vacinas que estavam desatualizadas ou faltantes na carteira. Já da faixa etária de 5 a 14 anos de idade, 2.644 crianças e adolescentes compareceram à campanha, destas 1.466 tomaram as vacinas faltantes na carteira ou desatualizadas.

Anuncio


A Secretaria de Saúde ressalta que as campanhas têm como objetivo aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes do município, que neste ano está baixa em razão da pandemia do Coronavírus.

Para quem tem receio de levar crianças e adolescentes para tomar a vacina, a Prefeitura de Hortolândia esclarece que as UBSs seguem os protocolos sanitários, a fim de evitar a disseminação do Coronavírus. Dentre as medidas adotadas está manter o distanciamento de dois metros na fila entre as pessoas.

Ainda na fila será feita a triagem de pacientes sintomáticos respiratórios. Ao ser constatada a presença destes pacientes, os mesmos não receberão a vacina e serão encaminhados para a Unidade Respiratória, montada anexa à UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia, para avaliação médica.

Os funcionários das UBSs estão vestidos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Eles também intensificam as medidas de higienização, tais como lavagem de mãos e utilização de álcool em gel.

Em virtude de a UBS Nova Hortolândia estar ocupada com a Unidade Respiratória, os moradores desta região devem levar suas crianças e adolescentes para receberem as vacinas na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) “João Carlos do Amaral Soares”, localizada na rua José Martim dos Anjos, 55. O horário é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30.

Confira a lista das UBSs onde estão disponíveis as vacinas:  

UBSHorário
Adelaide 7h às 16h
Campos Verdes 7h às 16h
Nova Europa 7h às 16h
Orestes Ôngaro 7h às 16h
Santa Esmeralda 7h às 16h
Santiago 7h às 16h
São Bento 7h às 16h
São Jorge 7h às 16h
Taquara Branca 7h às 16h
Amanda I 7h às 16h
Amanda II 7h às 16h
Figueiras 7h às 16h
Parque do Horto 7h às 16h
Emeief João Carlos do Amaral Soares 7h às 16h30
Novo Ângulo 7h às 17h
Rosolen 7h às 18h
Santa Clara 7h às 18h
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo