Que tal praticar um ação ambiental positiva para celebrar o aniversário de Hortolândia? Você poderá fazer isso no “Drive-thru Sustentável” que a Prefeitura realiza, neste sábado (22/05), na Etec (Escola Técnica) de Hortolândia – Centro Paula Souza, localizada na rua Capitão Lorival Mey, 750, Remanso Campineiro. Na ação, que será das 8h às 12h, as pessoas poderão descartar o chamado “lixo eletrônico” e, em troca, receberão um saco de adubo orgânico. A ação integra a programação comemorativa dos 30 anos de emancipação política de Hortolândia, celebrada nesta quarta-feira (19/05).

A troca acontecerá em esquema de drive-thru. As pessoas deverão vir de carro até à escola para fazer o descarte de aparelhos eletroeletrônicos, tais como televisão, computador, celular, entre outros. Também poderão ser decartadas pilhas e baterias, que deverão ser trazidas em sacolas. Em seguida, as pessoas receberão um saco de 1 quilo de adubo orgânico, produzido pelo Viveiro Municipal “Antônio da Costa Santos”, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 

De acordo com a diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Elaine Cristina de Sousa, a ação visa estimular as pessoas a fazer o descarte correto de resíduos eletrônicos. “Esses materiais devem ser descartados separadamente dos resíduos orgânicos porque são materiais que podem ser reaproveitados”, explica Elaine. 

De acordo com a diretora, os resíduos eletrônicos recolhidos serão destinados para a Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura. O valor obtido pela cooperativa com coleta, triagem e venda de recicláveis gera renda para as pessoas em situação de vulnerabilidade social que trabalham na cooperativa. Elaine ainda salienta que pilhas e baterias também devem ser descartadas separadamente de resíduos orgânicos e outros tipos de materiais recicláveis porque contêm elementos químicos que podem contaminar o meio ambiente e, com isso, causar graves malefícios à saúde humana.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia