Nossa Cidade

Campanha de Vacinação contra Sarampo continua nas UBSs

As unidades de saúde de Hortolândia prosseguem, nesta semana, com a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo, para crianças de seis meses de idade até quatro anos completos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Desde que a ação teve início, no último dia 07, 162 crianças foram vacinadas, o que corresponde a 39,9% do público que procurou as unidades de saúde. Isso porque as equipes das salas de vacinas conferem as cadernetas de vacinação para apurar a necessidade da imunização. Das 404 crianças que foram levadas às unidades de saúde na última semana, 242 já estavam protegidas contra a doença.

Neste sábado, algumas unidades de saúde da cidade estarão abertas para o Dia D da campanha. Quem não puder levar seu filho à unidade de saúde mais próxima de casa de segunda a sexta, pode procurar um dos locais abertos neste sábado para conferir se a criança precisa da imunização. Confira a lista das unidades de saúde participantes do Dia D, abaixo. A Prefeitura registra uma população estimada em torno de 15.500 crianças na faixa etária da Campanha. No entanto, conforme a Secretaria de Saúde, a cobertura vacinal atual é de 90%, sendo que a maioria desse público foi vacinado em bloqueios e campanhas anteriores.

Anuncio


Desde agosto, as unidades de saúde de Hortolândia passaram a oferecer vacina contra Sarampo para crianças de seis a 11 meses de idade, por recomendação do Ministério da Saúde. A medida tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e oferecer proteção para as crianças menores de 12 meses,  contribuindo para o controle da doença. Na ação de reforço, a dose extra aplicada de seis a onze meses não terá validade como rotina: as crianças precisam ser vacinadas novamente aos 12 e 15 meses de idade.

Nova etapa da Campanha

No próximo mês, acontece a segunda etapa da Campanha Nacional de vacinação contra Sarampo, entre os dias 18 e 30 de novembro, com oferta da vacina para adultos com idade entre 20 e 29 anos. O Dia D de mobilização desta nova etapa será em 30 de novembro.

O Sarampo, que estava erradicado no Brasil, foi reintroduzido no território nacional. Neste ano, Hortolândia teve 38 notificações de Sarampo: são oito casos confirmados, 12 descartados e 19 em investigação. A Prefeitura realiza ação de bloqueio após a notificação da suspeita, mesmo antes da doença ser confirmada ou descartada, com vacinação das pessoas que tiveram contato com o paciente.

Febre, mal estar, tosse, conjuntivite sem secreção e manchas vermelhas que se espalham do rosto para o restante do corpo são as principais características da doença. Em caso de suspeita de Sarampo, a pessoa deve procurar a unidade de saúde imediatamente e informar a situação logo na recepção, a fim de que este paciente aguarde em ambiente afastado dos demais por causa do alto potencial de transmissão da doença.

Neste ano, Hortolândia registra oito casos positivos da doença. Outros 40 casos suspeitos estão em investigação.

Confira as UBSs que participam do Dia D de Vacinação contra o Sarampo, neste sábado (19/10):

UBS JD. AMANDA I

UBS JD. AMANDA II

UBS JD. NOVO ÂNGULO

UBS JD. SANTIAGO

UBS JD. ROSOLÉN

UBS JD. SANTA CLARA

UBS JD. CAMPOS VERDES

UBS FIGUEIRAS / SÃO SEBASTIÃO

UBS NOVA HORTOLÂNDIA

UBS PQ. DO HORTO

UBS JD. SÃO JORGE

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo