Teve início nesta segunda-feira (27/11), a campanha “Fique Sabendo” de testagem gratuita de HIV/Aids. Em Hortolândia, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família), além do Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids), farão o teste rápido que detecta a doença, até a sexta-feira (01/12), Dia Internacional de Luta Contra a Aids. A meta é realizar mil exames neste período. Não é necessário pedido médico para fazer o teste. 

O Vírus HIV é causador da Aids, doença caracterizada por infecções oportunistas que afetam a saúde da pessoa infectada, que apresenta baixa imunidade. O objetivo da campanha é auxiliar no diagnóstico precoce do HIV, possibilitando o controle do vírus por meio de acompanhamento médico e uso de medicamentos, assim como prevenir a transmissão da doença. No teste rápido, o profissional de saúde colhe uma pequena amostra de sangue da pessoa, através de uma picada na ponta do dedo. Em contato com produto reagente é possível saber, em menos de 10 minutos, se a pessoa está infectada com o vírus HIV. Os testes têm sigilo garantido.

Caso o resultado seja positivo, a pessoa é encaminhada para atendimento no Amdah, onde uma equipe multidisciplinar composta por infectologista, psicólogo e outros profissionais farão acompanhamento e exames complementares, entre eles a sorologia para HIV, contraprova do primeiro resultado que confirma ou descarta a doença.

Atualmente, o Amdah acompanha cerca de 300 pacientes com HIV. A unidade de referência também realiza teste gratuito de HIV/Aids, mesmo fora do período da campanha “Fique Sabendo”. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O endereço é rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real.

Artigo anteriorGoteiras, atrasos e superlotação: Moradores reclamam do transporte público em Hortolândia
Próximo artigoÁrea Verde se transforma em lixão no Jardim Amanda II