21 de junho de 2024
Nossa Cidade

Câmeras inteligentes contribuem para reduzir roubo e furto de veículos

Entre maio e setembro deste ano, houve redução de 42% nos casos de roubo e 13% nos de furto, em Hortolândia

camera-inteligente

Após a  instalação de 27 câmeras de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), feita pela prefeitura de Hortolândia em maio deste ano, houve uma redução de 42% nos casos de roubo de veículos e 13% nos de furto, com relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento comparativo, relativo aos meses de maio a setembro, foi feito pela Secretaria de Segurança.

Os equipamentos foram instalados nas entradas e saídas da cidade, além de locais identificados como críticos. As câmeras  fazem leitura instantânea das placas de veículos e ajudam na identificação de veículos roubados ou furtados.

Segundo o secretário de Segurança, Marcelo Borges, neste período, posterior à instalação, foram recuperados 46 veículos. “Acreditamos que, além da recuperação de veículos, os equipamentos funcionais inibem ações criminosas. O objetivo da Administração do prefeito Antonio Meira é intensificar ações preventivas na área de segurança.  Além de atuar na recuperação, é importante fazer com que não ocorra o crime”, comentou Borges.

A sede da Central de Monitoramento está instalada na GM (Guarda Municipal), onde agentes de segurança estão conectados ao sistema 24h. O modo de acionamento é por meio do alarme na Central, que direciona a viatura da GM mais próxima ao local da ocorrência.

“O diferencial das câmeras OCR é a integração de dados, permitindo agilidade no fluxo de informações e eliminação de trabalhos redundantes realizados pela Guarda Municipal.  O funcionamento das câmeras reduz o índice de roubo e furto, além de não permitir que o município seja rota de fuga de veículos ilícitos”, destaca o prefeito Antonio Meira. “Atuamos em diferentes áreas para contribuir com ações de segurança pública. Ampliaremos a rede de fibra óptica, instalamos lâmpadas de maior potencial de iluminação em praças, parques e avenidas estratégicas da cidade. Câmeras de monitoramento e GPS também foram instalados nos ônibus de linha urbana, além da chegada de novos ônibus e da alterações nas linhas”, complementa.

Segundo Meira, o objetivo é atender todas as áreas para contribuir com a redução dos problemas relacionados à segurança da cidade. “Esperamos obter mais resultados positivos com a integração do novo sistema de videomonitoramento que será instalado em 2015. A proteção das famílias de Hortolândia é fundamental para continuarmos avançando juntos. Por isso, acreditamos no município tecnológico, na aquisição de equipamentos que contribuem com o monitoramento”, disse.

Para a comandante da Guarda Municipal, Luzanira Joaquim Nascimento, os equipamentos OCR, além de contribuirem com a redução dos índices, proporcionaram maior integração entre o efetivo da GM. ”Existe uma preocupação intensa, um instinto de pertencimento e garra por parte dos guardas nos acompanhamentos pela cidade, principalmente quando se trata de resgatar algum objeto ou proteger cidadãos. Mesmo com tantas tarefas diárias a serem cumpridas, a dedicação é fundamental. O balanço é muito positivo, tanto nas operações quanto nas recuperações pelo empenho do efetivo. Acreditamos avançar ainda mais em conjunto”, comentou Luzanira.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98