Nossa Cidade

Caixas em espaços públicos de Hortolândia recebem doações de garrafas pet para confecção de enfeites para o Natal Sustentável

Evento natalino organizado pela Prefeitura de Hortolândia está em sua 5ª edição

Estão disponíveis, dentro do prédio do Paço Municipal Palácio das Águas, caixas de papelão para receber doações de garrafas pet, que serão transformadas em enfeites para mais uma edição do Natal Sustentável, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Além do Paço Municipal, há caixas para receber as doações em outros três espaços públicos: no Centro de Formação Paulo Freire, localizado no bairro Remanso Campineiro; no Hortofácil, na região central da cidade; e no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Tanto servidores quanto a população podem doar as garrafas pet e ajudar a decoração da festividade natalina ficar mais bonita e sustentável. 

Anuncio


De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a confecção dos enfeites que serão usados na 5ª edição do Natal Sustentável é realizada pelos agentes ambientais. O trabalho já foi iniciado e vai até novembro. Após o evento, as garrafas serão levadas até a cooperativa de reciclagem para descarte correto e ecológico do material. Nos anos anteriores, a decoração contou com a tradicional “Árvore de Natal Reciclável”, enfeitada com CDs e DVDs inservíveis, festão e microlâmpadas. Mais de 50 arcos foram adornados com garrafas PET transformadas em bolas natalinas pintadas. A decoração teve, ainda, a “Casa de Noel” construída com papel, papelão, materiais plásticos, fitas coloridas e artigos natalinos usados.

Para a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de economizar recursos públicos, a iniciativa transmite importante mensagem à população: a de que é necessário preservar os recursos naturais, evitando desperdícios e envolvendo a todos no descarte correto de resíduos.

MUNICÍPIO VERDEAZUL

O Natal Sustentável faz parte do programa Município VerdeAzul, que é uma iniciativa do governo estadual com a finalidade de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e a valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. Ao final de cada ciclo anual, o governo estadual divulga o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”. 

O ranking é feito com base nas informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações ambientais executadas. A partir dessa avaliação, o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e no aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

Em 2020, Hortolândia ganhou, pela segunda vez, a qualificação concedida pelo programa referente às ações ambientais desenvolvidas em 2019 e 2020. A entrega do certificado foi feita no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, para o então prefeito Angelo Perugini. Na ocasião, o município obteve 69,39 pontos, ficando na 123ª posição do ranking, integrando o grupo das 62 cidades qualificadas por alcançarem notas entre 60 e 79,9.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo