Connect with us

Nossa Cidade

Caixa d´água de 15 metros de altura vai virar obra de arte em Hortolândia

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

Graffiti

A partir de segunda-feira (15-08), os artistas Kranium e Cabelin começam a desenhar no reservatório localizado dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, no Jardim Amanda; atividade faz parte do 5º Jacuba Festival de Graffiti

O reservatório de água da Unidade Cultural Arlindo Zadi localizado no Jardim Amanda, em Hortolândia, será transformado em obra de arte pelas mãos dos artistas urbanos Kranium e Cabelin. A pintura da estrutura, que começa na próxima segunda-feira (15) e vai até quarta (17), faz parte das atividades de pré-evento do 5º Jacuba Festival de Graffiti, que será realizado nos dias 20 e 21 de agosto pela Secretaria de Cultura da Prefeitura, com coordenação dos artistas. A caixa d´água, em formato de taça,  tem cerca de 15 metros de altura e um total de, aproximadamente, 25 metros quadrados para receber a arte com tinta spray.

Anuncio

Kranium e Cabelin costumam utilizar temas relacionados ao cotidiano e à natureza em seus trabalhos. E são esses elementos que estarão presentes na pintura do reservatório. Cores vivas, formas geométricas e traços vetorizados marcam os trabalhos de Leandro Ferreira dos Santos, o Kranium, que há mais de 20 anos se dedica à arte do graffiti. A inspiração do artista, migrante do Paraná, que mora há mais de 30 anos em Hortolândia, vem da natureza, lembranças da vida no campo durante a infância e do cotidiano urbano.

Já Hélio Domingues da Luz, o Cabelin, imprime em suas criações ilustrações mais figurativas que narrativas. A obra do artista é marcada pelo gesto de sempre pintar o personagem de uma raposa como se o animal estivesse correndo pela cidade, conforme observou uma fã. “A partir da fala dessa pessoa veio o insight de priorizar a raposa em meus trabalhos e fazer esse personagem circular mais pela cidade. É uma metáfora ao próprio graffiti que circula pela cidade selvagem e solto”, explica Cabelin, que nasceu em Curitiba e mora em Hortolândia desde 2004.

Advertisement

Para colorir e dar vida ao reservatório serão necessários pelo menos 50 latas de spray e 20 litros de tinta látex. Os artistas pretendem concluir a obra de arte em três dias intensos de trabalho. Com o suporte de um andaime, Kranium e Cabelin estarão seguros para soltar a criatividade e garantir que os seus desenhos em graffiti possam ser vistos e apreciados por quem passa pela rua.

Experiente em fazer arte nas alturas, Kranium já chegou a desenhar a 25 metros do chão, seu maior desafio. A experiência foi em Hortolândia mesmo, no reservatório de água da Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo), localizado no Parque do Horto, que pode ser visto por quem passa pela Avenida São Francisco de Assis, uma das principais saídas da cidade.

“Queremos ressignificar espaços e transformá-los em galerias de arte a céu aberto e em pontos turísticos, valorizando a cidade e promovendo o contato da população com novas linguagens artísticas e, assim, fomentar a arte do graffiti”, afirma Kranium.

DIVERSIDADE CULTURAL

Advertisement

O 5º Jacuba Festival de Graffiti trará para Hortolândia cinco artistas urbanos de diferentes estados: Chermie (Amazonas), Korea (Sergipe), Veio Art (Recife), LudBird (Tocantis) e Ramon Phanton (Goiás). Também participarão do festival  três artistas da região – Q.Pirigo (Monte Mor), Lua e Gui Nature (Hortolândia). Juntos, por meio da arte coletiva, os artistas  produzirão um mural de cerca de 50 metros quadrados na Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizado na Rua Graciliano Ramos, nº 280, Jd. Amanda.

O festival será nos dias 20 e 21 de agosto, das 09h às 17h. A classificação é livre, permitida para todas as idades, com entrada gratuita. Nos dois dias do festival, sábado e domingo, haverá food trucks, animação com DJ e feira de exposição dos trabalhos dos artistas para comercialização.

“O Jacuba Festival de Graffiti tem como objetivo se tornar referência nacional, proporcionando trocas, experiências e vivências com artistas de outros estados para que a nossa cidade tenha mais acesso a diferentes estilos da arte e cultura”, afirma Kranium.

Somadas as quatro primeiras edições, o Jacuba Festival de Graffiti apresenta como resultado a transformação em obra de arte de quatro muros de Hortolândia, o equivalente a mais de 1 mil m² de grafitagem realizados pelas mãos de 24 artistas, de vários estados do País.  Com  a realização do Jacuba Festival de Graffiti, Hortolândia passa a figurar entre os grandes principais festivais realizados Brasil afora.

Advertisement

SOBRE OS ARTISTAS

CABELIN

Formado no Curso de Artes Visuais da PUC-Campinas, o artista Hélio Domingues da Luz, conhecido como Cabelin, iniciou seus trabalhos de graffiti em 1998, mas, somente em 2004 que se firmou na arte. Natural de Curitiba (PR), foi em Hortolândia, cidade onde mora, que descobriu a arte do graffiti e toda sua vertente cultural. Imprime em seus trabalhos ilustrações mais figurativas que narrativas. A obra é marcada pelo gesto de sempre pintar o personagem de uma raposa como se o animal estivesse correndo pela cidade, conforme observou uma fã. Atualmente, Cabelin é professor de artes na rede municipal de Campinas. Tem trabalhos assinados em várias cidades da região e em algumas das principais capitais do País.

KRANIUM

Advertisement

Já faz mais de 20 anos que a arte do graffiti faz parte da vida de Leandro Ferreira dos Santos, mais conhecido como Kranium, que é como o artista se apresenta e assina seus trabalhos marcados por cores vivas,formas geométricas e traços vetorizados. Kranium nasceu na cidade de Francisco Alves (PR). Há mais de 30 anos, mora em Hortolândia (SP). É formado em Artes Visuais, mas conta que foi como autodidata que boa parte de sua carreira como artista urbano se desenvolveu.Kranium também é arte-educador, produtor cultural, palestrante e empreendedor. Ele enxerga na formação de novos talentos uma importante ferramenta de transformação social. O artista é referência na arte do graffiti na região e no Brasil.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Homenagem a Jura do Pote em mural de grafite em Hortolândia

Avatar de Redação G.

Published

on

Grafiteiro Edson Xis jardim estefania

No último fim de semana, Hortolândia ganhou um novo mural de grafite na EMEF Profa Lílian Cristiane Martins de Araújo, localizada no Jardim Estefânia. O grafiteiro Edson Xis dedicou aproximadamente 16 horas ao trabalho, usando cerca de 16 latas de spray para homenagear Juracy Monteiro dos Santos, conhecido como Jura do Pote, uma figura icônica na cultura local que faleceu em junho de 2023.

O projeto “Pintando o Reconhecimento“, já em sua terceira edição, visa destacar personalidades negras que marcaram significativamente a sociedade. Jura do Pote, selecionado por sua relevante trajetória cultural em Hortolândia, agora tem sua imagem e arte celebradas através deste vibrante mural que também contempla elementos da cultura afro-brasileira e quilombola, bem como referências ao seu trabalho como paisagista.

Anuncio

A escolha de Jura para esta homenagem reflete seu legado duradouro e seu impacto na comunidade local. O mural, inspirado em uma famosa apresentação de Jura na Escola de Artes Augusto Boal, não apenas revitaliza o espaço mas também serve como um ponto de encontro para aqueles que conheceram o artista. Segundo Edson Xis, o projeto incluirá também um minidocumentário que captura a realização do mural e testemunhos sobre a vida e a arte de Jura do Pote.

Este esforço é apoiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio de uma chamada pública da Secretaria Municipal de Cultura de Hortolândia, que busca fomentar a retomada das atividades culturais afetadas pela pandemia da Covid-19, reafirmando o compromisso da cidade com a valorização de suas raízes e histórias locais.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque socioambiental no Jardim São Bento: confira novidades da obra

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Parque socioambiental no Jardim São Bento

Equipes de Hortolândia intensificaram os trabalhos no novo Parque socioambiental no Jardim São Bento, com foco na construção e concretagem da calçada. Além disso, foram instalados guardas-corpos ao redor da lagoa, visando garantir a segurança dos frequentadores.

Todas essas melhorias fazem parte de um amplo conjunto de ações integrantes do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que visa promover o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos.

Anuncio

O prefeito Zezé Gomes ressaltou a importância do novo parque para a comunidade do Jardim São Bento, destacando que a entrega oficial está prevista para coincidir com as celebrações do 33º aniversário de Hortolândia, comemorado em maio. “Que a comunidade do Jd. São Bento possa aproveitar bem esse lugar, que já está ficando muito lindo”, comentou o prefeito.

Com essas iniciativas, a Prefeitura reafirma seu compromisso em proporcionar espaços públicos de qualidade, que promovam o lazer, o bem-estar e a integração social dos moradores. O novo Parque Socioambiental representará mais um importante ponto de encontro e convívio para a população de Hortolândia.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Sala Cine-Teatro será inaugurada ainda esta semana em Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Sala Cine-Teatro

Na próxima sexta feira (26), será inaugurado o Cine-Teatro em Hortolândia, às 19h. O novo local está situado dentro da Escola Augusto Boal, na rua Casemiro de Abreu, s/nº, no Jardim Amanda.

O Cine-Teatro ocupa o antigo auditório da Escola de Artes Augusto Boal, que passou por um processo de revitalização e reforma. O objetivo da intervenção foi torná-lo um espaço mais confortável para sessões de cinema e encenações teatrais. O local recebeu serviços de pintura interna e externa, além de melhorias na alvenaria.

Melhorias na Sala Cine-Teatro

Anuncio

Uma das mudanças significativas foi a construção de uma rampa de acessibilidade para cadeirantes, o que ampliou a capacidade do espaço para acomodar de 100 a 120 pessoas.

Além disso, o Cine-Teatro foi modernizado com a instalação de aparelhos de climatização, luminárias de LED e uma cabine de projeção. O ambiente também recebeu carpete e cortinas novas, proporcionando um ambiente mais agradável e aconchegante.

Advertisement

De acordo com a Secretaria de Cultura, o novo espaço será utilizado não apenas para sessões de cinema e peças teatrais, mas também para atividades relacionadas aos cursos livres e técnicos oferecidos pela Escola de Artes. A população terá acesso ao Cine-Teatro mediante solicitação, que deverá ser feita por meio de uma ficha disponível neste LINK. Após preenchimento, a solicitação será avaliada pela Secretaria de Cultura.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Mega-Sena Mega-Sena
Nossa Região2 horas ago

Prêmio da Mega-Sena 2716 acumula em R$6 milhões. Sumaré leva 58 mil reais

O suspense estava no ar enquanto os jogadores aguardavam ansiosamente o resultado do sorteio da Mega-Sena 2716, e a expectativa...

Grafiteiro Edson Xis jardim estefania Grafiteiro Edson Xis jardim estefania
Nossa Cidade3 horas ago

Homenagem a Jura do Pote em mural de grafite em Hortolândia

No último fim de semana, Hortolândia ganhou um novo mural de grafite na EMEF Profa Lílian Cristiane Martins de Araújo,...

Jd. Interlagos Jd. Interlagos
Policial7 horas ago

Troca de tiros e tentativa de assalto a carro-forte termina com policial ferido no Jd. Interlagos, em Hortolândia

Na tarde de hoje (23), houve uma tentativa de assalto a um carro-forte que estava estacionado em frente a uma...

Parque socioambiental no Jardim São Bento Parque socioambiental no Jardim São Bento
Nossa Cidade7 horas ago

Parque socioambiental no Jardim São Bento: confira novidades da obra

Equipes de Hortolândia intensificaram os trabalhos no novo Parque socioambiental no Jardim São Bento, com foco na construção e concretagem...

Sala Cine-Teatro Sala Cine-Teatro
Nossa Cidade7 horas ago

Sala Cine-Teatro será inaugurada ainda esta semana em Hortolândia

Na próxima sexta feira (26), será inaugurado o Cine-Teatro em Hortolândia, às 19h. O novo local está situado dentro da...

data da prova data da prova
Nossa Cidade8 horas ago

Vestibular Univesp Hortolândia: saiba quando será a data da prova

A Univesp polo Hortolândia está prestes a realizar seu processo seletivo para o ano letivo de 2024 e a data...

Cursos gratuitos de artesanato Cursos gratuitos de artesanato
Cursos9 horas ago

Cursos gratuitos de artesanato em Hortolândia: saiba como se inscrever

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia abriu inscrições para dois cursos gratuitos de artesanato. Um deles é de confecção...

Advertisement
cinema

Populares