A Prefeitura de Hortolândia inicia, nesta sexta-feira (16), o atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Bento e Taquara Branca. A ação visa facilitar o acesso de moradores em situação de vulnerabilidade social, que residem em bairros mais distantes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), aos benefícios sociais do programa.
A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social e Saúde. Segundo Jesus José Ribeiro da Costa, diretor de Assistência Social, a medida surgiu de reuniões entre as pastas e reflete o compromisso de “promover a cidadania” e garantir que os usuários da política assistencial tenham acesso a seus direitos. “Levar o CadÚnico a quem está mais distante dos CRAS é um cuidado da Prefeitura com os munícipes”, afirmou.
Inicialmente, o atendimento nas UBSs será realizado uma vez por semana, com possibilidade de ampliação conforme a demanda. Na UBS São Bento, os atendimentos ocorrerão nos dias 16 e 23/01, 13 e 27/02, 13 e 27/03, das 8h às 11h30. Já na UBS Taquara Branca, o cronograma prevê datas em 16 e 23/01, 6 e 20/02, 6 e 20/03, também das 8h às 11h30 (exceto no primeiro dia, 16/01, que será das 8h às 15h).
O CadÚnico é a porta de entrada para programas sociais como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, Isenção de Taxas em Concursos Públicos e outras iniciativas de transferência de renda. Com a descentralização, a Prefeitura busca reduzir barreiras geográficas e garantir que famílias em situação de vulnerabilidade possam regularizar sua situação sem precisar se deslocar longas distâncias.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98










