A Prefeitura apresenta oficialmente à população, nesta quinta-feira (21/09), às 10h, a “família” de cartões do Bilhete Único. O evento acontecerá no espaço ao lado do Terminal Metropolitano, entre as avenidas Olívio Franceschini e Santana. A implantação do sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus do transporte urbano municipal é feita em parceria com a Viação Lira, empresa concessionária do serviço no município.
Com a implantação do sistema, a Prefeitura espera facilitar o dia a dia das pessoas que utilizam o transporte coletivo municipal. Atualmente, 9 mil pessoas utilizam o transporte coletivo urbano. Há 18 linhas em funcionamento e 35 ônibus para atender a população. A meta da Administração é, pelo menos, dobrar o número de veículos em circulação na atual gestão.
Bilhetagem eletrônica
Oito tipos de cartão compõem o sistema de bilhetagem eletrônica, em implantação na cidade:
1. Passe Livre Sênior (para usuários com 60 anos ou mais)
2. Cidadão (destinado aos usuários que não se enquadram em nenhuma categoria específica)
3. Vale-transporte (encomendado por empresas para seus funcionários)
4. Escolar (para estudantes)
5. Especial (para a pessoa com deficiência)
6. Especial acompanhante (para o responsável pela pessoa com deficiência)
7. Colaborador (para funcionários do transporte, como os motoristas profissionais)
8. Empresarial (para uso corporativo)
O primeiro a entrar em operação é o Sênior, com pelo menos 1.603 usuários inscritos até agora. Os primeiros cartões começam a ser entregues em cerimônia especial no sábado (23/09), às 9h, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Rua Osório Cândido da Silva, 99, no Jd. Sumarezinho.
Biometria facial será implantada
A ideia é que cada cartão seja entregue junto com manual de uso, específico para cada tipo. Outra novidade é a implantação, para os cartões que oferecem desconto ou isenção de tarifa, da biometria facial, tecnologia de reconhecimento facial que compara automaticamente o rosto cadastrado com o de quem está passando na catraca.
O secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira, destaca que a implantação da bilhetagem eletrônica em Hortolândia virá acompanhada de outra medida importante, em etapa subsequente: a renovação da frota, o que significa a aquisição de novos veículos e o aumento do número de coletivos em circulação.
SERVIÇO:
Evento de lançamento do sistema de Bilhete Único de Hortolândia
Data: 21/09/2017, quinta-feira
Hora: 10h
Local: espaço ao lado do Terminal Metropolitano, entre as avenidas Olívio Franceschini e Santana
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98