A Biblioteca de Hortolândia, órgão da Prefeitura de Hortolândia, conquistou mais um reconhecimento internacional. Desta vez, foi indicada na 10ª edição do Green Library Award, prêmio promovido pela IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions), sediada em Haia, na Holanda. A biblioteca hortolandense é a única do Brasil a ser indicada na edição deste ano do prêmio. O anúncio foi feito na última sexta-feira (07/03), no site da entidade.
A biblioteca concorre na categoria Best Green Library Project (Melhor Projeto de Livraria Verde) com o projeto “Achei um Livro”. Além de Hortolândia, a lista de concorrentes inclui bibliotecas de outros 11 países:
- China
- Croácia
- Filipinas
- França
- Lituânia
- Polônia
- Portugal
- Romênia
- Sérvia
- Tailândia
- Turquia
Reconhecimento à sustentabilidade
O prêmio é uma iniciativa que reconhece ações e projetos de bibliotecas ao redor do mundo que contribuem para o meio ambiente e a sustentabilidade, alinhados aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). Além da categoria em que Hortolândia concorre, há também a Best Green Library Grand-Scale Project (Melhor Projeto em Grande Escala de Livraria Verde).
A IFLA recebeu inscrições de bibliotecas de 22 países nas duas categorias. A premiação é realizada anualmente e reúne bibliotecas públicas e particulares de todo o mundo, sendo vinculada à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Histórico de reconhecimentos
Esta não é a primeira vez que a Biblioteca Municipal de Hortolândia é indicada ao prêmio. Em 2024, ela também foi indicada na mesma categoria, e em 2022 recebeu uma menção honrosa.
Próximas etapas
Os projetos da Biblioteca Municipal de Hortolândia e dos demais 11 concorrentes serão avaliados por uma comissão julgadora. A lista final de indicados será divulgada em maio, e os vencedores serão anunciados durante o congresso internacional da IFLA, que ocorrerá no Cazaquistão, entre os dias 18 e 22 de agosto deste ano.
Para o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, a indicação é motivo de orgulho. “Estamos extremamente contentes com essa indicação pelo segundo ano consecutivo. Isso é resultado do trabalho que a biblioteca e a Prefeitura realizam para estimular o hábito da leitura em Hortolândia”, destacou.
Projeto “Achei um Livro”
O projeto “Achei um Livro”, criado em 2018, consiste em espalhar livros em locais públicos da cidade para que sejam encontrados pela população, que pode pegá-los e levá-los. O objetivo é estimular a curiosidade e atrair pessoas para conhecer a biblioteca, incentivando o gosto pela leitura e formando novos leitores.
A próxima edição do projeto acontecerá em abril. A primeira edição de 2025 foi realizada no Parque Socioambiental Renato Dobelin, em fevereiro. Desde sua criação, o projeto já conquistou reconhecimento em âmbito nacional e estadual.
Biblioteca de Hortolândia
- Endereço: Rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco (dentro do HORTOFÁCIL)
- Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98