Nossa Cidade

Beneficiários da Previdência Social precisam fazer prova de vida

Beneficiários da Previdência Social no município precisam estar atentos às datas de realização da chamada “prova de vida” em 2021, recadastramento anual exigido pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) para o recebimento dos valores relativos a estes benefícios. O alerta é da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, responsável no município pela inscrição no CadUn (Cadastro Único) do Governo Federal e pelo acompanhamento dos inscritos no programa Bolsa Família e no BPC (Benefício de Prestação Continuada), dentre outros. 

Segundo material informativo do INSS, todos os que recebem benefícios da Previdência Social precisam fazer a prova de vida, seja presencialmente no banco onde recebe o benefício, seja de maneira remota, por meio de biometria facial no celular. “Para saber se já está disponível para você a biometria facial, acesse o aplicativo Meu gov.br ou o Meu INSS (aplicativo ou site gov.br/meuinss) ou, ainda, verifique nos bancos que oferecem o serviço”, informa o texto do INSS.

Anuncio


Quem está doente e impossibilitado de ir ao banco pode recorrer à biometria facial ou nomear um procurador, desde que a procuração esteja cadastrada no INSS.Informações podem ser obtidas pelos seguintes canais: o site gov.br/inss, o canal do INSS no YouTube ou o telefone 135. A Previdência Social alerta que jamais solicita informações pessoais, como o número de documentos.

O secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva, alerta que o não comparecimento do beneficiário à prova de vida acarretará o bloqueio do crédito. “Nos casos em que houver o bloqueio do pagamento, suspensão ou cessação, a regularização deve ser feita na agência bancária em que é feito o pagamento do benefício ou em agência no INSS”, informou o secretário.

 

Confira o cronograma da rotina de bloqueio de benefícios para o ano de 2021:

Mês de vencimento da prova de vida – Mês de retomada da rotina 

Março e abril/2020 – junho/2021

Maio e junho/2020 – julho/2021

Julho e agosto/2020 – agosto/2021

Setembro e outubro/2020 – setembro/2021

Novembro e dezembro/2020 – outubro/2021

Janeiro e fevereiro/2021 – novembro/2021

Março e abril/2021 – dezembro/2021

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo