Connect with us

Nossa Cidade

Base da Guarda Municipal na “A Poderosa” vai voltar a funcionar

Publicado

em

Praça localizada na região do Rosolém está passando por obras de revitalização e o espaço ganhará câmeras de segurança para vigilância 24 horas

A praça “A Poderosa”, no Jardim Rosolém, em Hortolândia, ficará ainda mais segura. Nesta semana o prefeito José Nazareno Zezé Gomes determinou a reativação da base de segurança do local, que será ocupada pela GM (Guarda Municipal) com patrulhamento presente 24 horas por dia.

Além da reativação da base, o prefeito afirmou que todas as dependências da praça contarão com câmeras de segurança, mais um instrumento que será implantado, em parceria com o Grupo Santa Izabel, para aumentar a proteção da comunidade. Atualmente, a área de lazer passa por obras de revitalização realizadas pela Prefeitura, ação que inclui a instalação de iluminação em LED em todo o espaço.

“Não adianta revitalizar toda essa grande praça se não houver segurança. Foi com esse pensamento que a nossa Administração vai reativar a base de segurança que, por muitos anos, foi ocupada pela Polícia Militar. Agora, este espaço será a casa da nossa Guarda Municipal na ‘A Poderosa’. Além disso, contamos com a importante parceria do tradicional comércio Grupo Santa Izabel, onde conversei com o seu representante, Armando da Conceição Santos, para a implantação de câmeras de monitoramento. Essa é uma ação que vai agregar ao espaço, atraindo novamente as famílias para o convívio social nesta praça, que é um dos símbolos da nossa cidade”, destacou o prefeito.

Com a confirmação da reativação da base de segurança que será operada pela Guarda Municipal de Hortolândia, a Prefeitura acelera no trabalho de revitalização da praça. Nos próximos dias, novos refletores serão instalados ao lado das arquibancadas, aumentando a luminosidade do espaço em frente ao palco.

O prefeito adiantou que a estrutura em formato de “H” também receberá uma iluminação especial, visível a noite pela rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, a SP-101. “Toda essa infraestrutura de iluminação já está garantida e, dentro de alguns dias, estará instalada. Paralelamente a essa ação, estamos trabalhando para a aquisição de uma estrutura de brinquedos que será instalada na praça e na formatação da feira-livre e do comércio solidário que acontecerão no local. Nosso pensamento é que, enquanto os pais possam fazer as compras e aproveitar a feira, as crianças se divirtam nos brinquedos. Tenho a mais absoluta certeza que, com toda essa estrutura à disposição da nossa comunidade, a praça ‘A Poderosa’ voltará a ser ocupada pela nossa gente. A praça é do povo e assim será”, finalizou Zezé.

CIDADE INTELIGENTE

Nesta semana o prefeito Zezé Gomes também anunciou a implantação da nova Central de Monitoramento de Trânsito. Neste espaço, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana poderão observar de perto as imagens geradas pelos equipamentos de fiscalização eletrônica em funcionamento na cidade atualmente, tais como radares fixos e de avanço semafórico, lombadas eletrônicas e câmeras 360° que acompanham o trânsito e a segurança do munícipe, em geral, em locais estratégicos.

A futura central, que contará com 12 telas, oito no sistema vídeo wall (série de monitores conectados fisicamente em arranjo, de modo a formar uma grande tela) e 18 estações de trabalho, está sendo implantada no prédio onde funcionava o auditório e observatório de contação de histórias “Professora Andréia Marise Borelli”, no Remanso Campineiro.

O local também receberá as câmeras inteligentes OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que permitem monitorar e analisar imagens de câmeras de trânsito instantaneamente e verificar em tempo real ilegalidades diversas, tais como carros roubados, documentação irregular e placas clonadas.

Outro diferencial, que faz parte do projeto de Cidade Inteligente, e que será implantada na nova Central de Monitoramento, é a utilização dos sensores acoplados nos refletores LED do sistema de iluminação pública. Serão mais de 20 mil sensores sonoros e de identificação de fumaça espalhados pela cidade. “Esse sistema auxiliará as nossas forças de segurança e defesa civil para atendimento de casos de forma mais rápida e precisa. É Hortolândia avançando no projeto de Cidade Inteligente e preparada para os próximos 30 anos”, argumentou o prefeito hortolandense.

Nossa Cidade

Semáforo para pedestres no Parque Ortolândia começa a funcionar amanhã (27)

Publicado

em

Equipamento implantado em frente ao condomínio Golden Park, próximo a escolas particulares, visa a levar mais segurança viária à região 

Na tarde desta segunda-feira (27/09), o novo semáforo para pedestres começará a funcionar, implantado pela Prefeitura de Hortolândia em frente ao condomínio Golden Park, localizado na região entre o Parque Ortolândia e o Jardim Amanda, próximo ao Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo) e ao Colégio Adventista de Hortolândia.

A ação visa a disciplinar o trânsito na região, onde há grande circulação de veículos e também de pedestres, em razão da proximidade com as escolas e o condomínio residencial.

A implantação do novo equipamento começou a ser feita no último dia 14 deste mês e atende à demanda da comunidade local. “Foi um pedido do condomínio, por causa do Unasp, que fica lá perto. Solicitamos desde já aos motoristas que respeitem o semáforo para pedestres. Mesmo com o radar, muitos passam por lá em alta velocidade, o que não é aceitável”, afirma o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Limpeza da lagoa do Jardim Amanda

Publicado

em

Retirada das plantas aguapés do espelho d’água é realizada com maquinário

A lagoa do Jardim Amanda, principal área de lazer do bairro, recebe a retirada das plantas aguapés do espelho d’água.

A limpeza acontece, periodicamente. Além disso, o entorno da lagoa também recebe ações de zeladoria como a poda do mato e a limpeza. A ação é importante para manter o embelezamento da lagoa mas, é necessária a colaboração da população para não realizar ligações irregulares nas redes de esgotos que fazem com que dejetos domésticos deságuem na lagoa, causando a proliferação destas plantas. Já para manter o entorno limpo, é importante descartar lixo e entulho nos locais corretos.

“Realizamos as fiscalizações para evitar este descarte irregular do esgoto doméstico na lagoa já que esta ação é responsável pelo crescimento das plantas. O morador que realizar este tipo de crime ambiental é notificado para realizar a ligação correta das redes. Se todos fizerem sua parte, esta área de lazer permanecerá bonita e agradável para o uso da população”, salienta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

O descarte irregular de lixo está sujeito a multa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental podem enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo. 

Atualmente, Hortolândia conta com 99% do esgoto coletado, sendo que 100% é tratado. Os serviços continuam nos próximos dias em diferentes regiões da cidade. “Pedimos a colaboração da população para nos ajudar a manter o sistema de esgoto em bom funcionamento, com as ligações domésticas regularizadas”, pede Panício.

ENTULHO

A população deve utilizar os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura para o descarte correto e gratuito dos restos de construção civil. Os espaços funcionam, desde março deste ano, das 9h às 15h, de segunda à sábado. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as exceções são os PEVs do Jd. Santa Emília, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Jd. Santa Esmeralda, que, em regime de plantão, continuam funcionando todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia terá vacinação da 2ª dose contra Coronavírus, neste sábado, em duas UBSs: Rosolém e Amanda II

Publicado

em

Locais de vacinação atenderão das 8h às 15h30

Quem tem a 2ª dose da vacina contra o Coronavírus agendada para este sábado (25/09) deve se dirigir às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jd. Rosolém e Jd. Amanda II, das 8h às 15h30. A orientação é a da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Hortolândia, que informa, ainda, que não haverá, neste final de semana, vacinação no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade). Mas atenção: só deve procurar estas duas UBSs quem tem este sábado como data já agendada para o receber a próxima dose.

O município também prossegue com a vacinação da 2ª dose de segunda à sexta-feira, com a oferta do imunizante em diferentes locais a cada dia da semana (confira o cronograma dos pontos de vacinação abaixo). A vacinação também acontece no horário das 8h às 15h30. Não é necessário agendar para receber a 2ª dose da vacina: na data marcada no Cartão de Vacinação, basta procurar a unidade de saúde onde recebeu a dose anterior.

Todos os imunizantes oferecidos são seguros e foram aprovados pela Anvisa. Mais informações e orientações sobre a vacinação contra COVID-19 podem ser obtidas nos seguintes telefones: (19) 99976-2276, (19) 99979-9620, (19) 99976-6835 e (19) 99920-3204.

Confira abaixo os dias da semana e as UBSs onde é feita a vacinação da 2ª dose contra a COVID-19:

Segunda-feira: UBS Orestes Ôngaro, Figueiras, Novo Ângulo e Emeief João Carlos do Amaral Soares (esta última para pacientes que tem como referência a UBS Nova Hortolândia)

Terça-feira: UBS Parque do Horto, Rosolém, Nova Europa e Amanda I

Quarta-feira: UBS São Jorge, Campos Verdes e Santiago

Quinta-feira: UBS Santa Esmeralda e Taquara Branca

Sexta- feira: UBS Santa Clara, Adelaide, Amanda II e São Bento

Continue Lendo

Populares