Nossa Cidade

Banda Municipal comemora 25 anos com dois concertos especiais

 

Após completar 28 anos de emancipação, Hortolândia continua em ritmo comemorativo com o aniversário de 25 anos da Banda Municipal. Para marcar a data, o grupo fará dois concertos especiais gratuitos. O primeiro será, nesta quinta-feira (30/05), às 20h, na entrada principal do Shopping Hortolândia, localizado na rua José Camilo de Camargo, 5, Remanso Campineiro. A segunda apresentação será, sábado (01/06), às 20h, no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH), órgão da Prefeitura, localizado na rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida.  

O maestro do grupo e coordenador do órgão, Marcio Beltrami, explica que a Banda Municipal e o CEMMH foram criados por meio da Lei Municipal Lei Nº 188, de 1 de junho de 1994. 

Beltrami ressalta que o grupo e o centro musical atuam conjuntamente no sentido de um complementar o outro. “O CEMMH e a Banda Municipal foram criados com os objetivos de cooperar com o aperfeiçoamento educacional e cultural da população por meio de apresentações públicas da Banda e do ensino musical gratuito no CEMMH”, ressalta. O maestro ainda destaca que, por meio das apresentações, a Banda Municipal cumpre outros dois objetivos, que são a difusão da música, em especial a erudita, e a formação de público. 

Atualmente, a Banda Municipal tem 48 integrantes, a maioria moradores da cidade e que se formaram no próprio CEMMH. A faixa etária dos músicos vai de 16 a 45 anos. Beltrami ainda ressalta que, recentemente, o grupo aumentou o número de integrantes com a entrada de nove alunos do CEMMH. “Eles são estudantes que têm mostrado grande desenvolvimento técnico, e que, após passarem por testes, foram aprovados para integrar a Banda”, explica Beltrami.

Com a consolidação do trabalho e a demanda por apresentações, a Banda Municipal contribuiu para o surgimento de outros grupos, também vinculados ao CEMMH: Banda Experimental, Da Campana Pra Fora, Madeira Brasil, Sopro de Prata, Vibrasax e Turuntuntun. Para que a população possa assistir gratuitamente as apresentações da Banda Municipal e dos demais grupos, a Prefeitura realiza projetos como  “Concertos Oficiais – Séries Outono, Inverno e Primavera” e “Música Na Escola”, este promove apresentações em escolas das redes pública e particular, e em entidades, igrejas e associações. 

Para a secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini, o aniversário de 25 anos da Banda Municipal serve como um exemplo de política pública bem sucedida nas áreas educativa e cultural. “Para a Prefeitura é motivo de orgulho celebrar o 25º aniversário da Banda Municipal. Graças à atuação conjunta da Banda e do Centro de Educação Musical, a Administração promove, de forma gratuita e democrática, a difusão e o ensino de música erudita para a população. Estas ações beneficiam a cidade como um todo, uma vez que grande parte dos alunos que se formam no CEMMH integram a Banda Municipal e os demais grupos da Escola de Música”, destaca Alessandra. 

PROGRAMAS

Nos dois concertos especiais, a Banda Municipal executará programas diferentes. Na apresentação desta quinta-feira (30/05) no Shopping Hortolândia, o grupo tocará um repertório eclético. O público poderá conferir obras de música erudita, como “Bachianas Brasileiras Nº 5 – Ária (Cantilena)”, do maestro e compositor fluminense Heitor Villa-Lobos (1887-1959), e de música popular, com destaque para “Chega de Saudade”, um dos clássicos da bossa nova de autoria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Já no concerto do sábado (01/06) no CEMMH, a Banda Municipal apresentará um programa eminentemente de música erudita, com destaque para a obra “Concerto In C Major For Piccolo And Band”, do compositor italiano Vivaldi (1678-1741).

Concertos especiais em comemoração aos 25 Anos da Banda Municipal de Hortolândia:

Data: 30/05/2019 (quinta-feira)

Local: Entrada principal do Shopping Hortolândia

Horário: 20h

Endereço: rua José Camilo de Camargo, 5, Remanso Campineiro

 

Data: 01/06/2019 (sábado)

Local: Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH) – Sala Maestro Eleazar de Carvalho

Horário: 20h

Endereço: rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98