21 de maio de 2024
Nossa Cidade

Avenida Olívio Franceschini recebe mais um canteiro de obras do Corredor Metropolitano

Após o transplante de árvores do canteiro da avenida Olívio Franceschini, ação autorizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) inicia a montagem do canteiro de mais uma etapa de obras do Corredor Metropolitano Noroeste “Vereador Bileo Soares”. A implantação de uma parada de ônibus na avenida Olívio Franceschini, ao lado do Supermercado Unimais, foi licenciada pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e os trabalhos de construção do abrigo para usuários de ônibus devem iniciar nas próximas semanas.

O próximo trecho a receber obras será a continuidade do traçado viário entre a avenida da Emancipação, desde o cruzamento com a avenida Olívio Franceschini, até a Ponte da Integração, no Jardim Santa Rita de Cássia, etapa que também já obteve licenciamento ambiental.

Atualmente, as obras do Corredor Metropolitano se concentram na avenida Olívio Franceschini, onde o estado implanta uma Estação de Transferência de Passageiros no Parque dos Pinheiros. As obras restantes compreendem a construção de outra estação de Transferência no Parque Peron, um Terminal no Jardim Terras de Santo Antonio, prolongamento do traçado do Corredor nos sentidos Sumaré e Campinas e a construção de seis pontos de parada ao longo deste trecho.

A Prefeitura é parceria da EMTU na execução das obras do Corredor Metropolitano, tendo colaborado com sugestões ao projeto do traçado, realização de desapropriação de áreas, acompanhamento da questão ambiental, além da construção da Ponte da Integração, estrutura erguida pela Administração Municipal para interligar as regiões Leste e Oeste da cidade, e por onde passará a via expressa de ônibus.

A finalização deste traçado proporcionará a ligação viária entre as cidades da região, facilitando o transporte intermunicipal, principalmente para quem utiliza ônibus. Um corredor exclusivo para as linhas de transporte coletivo urbano e interurbano seguirá desde Americana, passando por Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré, Hortolândia até chegar a Campinas. A medida agilizará o tempo de percurso e encurtará o caminho entre as cidades.

MOBILIDADE URBANA

As obras de mobilidade urbana e sistema viário são prioridades do governo Meira. Com a reestruturação do sistema viário, o governo municipal quer garantir trânsito mais eficiente e seguro, capaz de atender às necessidades da cidade pelos próximos 30 anos. Para isso, são abertas novas ruas e avenidas, pontes e viadutos são construídos, além dos investimentos realizados na recuperação de trechos, com recapeamento, pavimentação e sinalização de diversas vias. Assim, motoristas encontram ruas com tráfego ágil e eficiente, além de os pedestres terem mais segurança.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98