Connect with us

Nossa Cidade

Audiência Pública discute Plano de Mobilidade Urbana

Publicado

em

As propostas de melhorias para trânsito e transporte que foram apresentadas pela população durante Audiência Pública em setembro do ano passado serão discutidas novamente e encaminhado para aprovação em nova Audiência, nesta quinta-feira (07/04), às 19h, na Câmara Municipal. Toda a população pode participar do encontro, cujo objetivo é validar o que foi proposto no último encontro para o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e compor o texto com as diretrizes de investimentos nesta área à serem realizadas nos próximos 10 anos pela Prefeitura de Hortolândia. Com o texto finalizado, a documentação seguirá para aprovação pela Câmara.

O objetivo do Plano de Mobilidade Urbana é abranger diretrizes para o sistema viário, tráfego, trânsito, ciclovias, trânsito de pedestres, acessibilidade, além de obras que vão colaborar para a eficiência do sistema viário pelos próximos 10 anos. Estas medidas vão disciplinar o crescimento do município de maneira ordenada, de modo que atenda e integre todos os aspectos da mobilidade urbana.

O Plano é uma exigência do Ministério das Cidades aos municípios com mais de 200 mil habitantes. Em Hortolândia, a elaboração destas diretrizes é realizada por empresa contratada por licitação. Entre os principais assuntos sugeridos estão acessibilidade e ampliação de acessos às cidades da região.

“A melhoria da acessibilidade em nosso município, principalmente nas calçadas, foi um tema bastante comentado entre as possíveis propostas que devem entrar no Plano. Além disso, a população apontou a necessidade de ampliar as ligações viárias com outros municípios, ação que depende de parceria com o governo estadual e com as concessionárias que administram estradas na região”, disse o diretor do Departamento de Mobilidade Urbana, Sidney Fraga Alves.

Como etapa prévia à elaboração do Plano de Mobilidade, a Prefeitura concluiu o Plano Diretor de Sistema Viário em 2014. O documento prevê pontes e viadutos em diversos pontos da cidade, além de avenidas marginais, rotatórias e ciclovias que vão integrar as regiões e facilitar o ir e vir das pessoas pelos próximos 20 anos. Algumas destas obras já foram entregues; outras estão em andamento.

Obras

Os investimentos da Prefeitura de Hortolândia em mobilidade urbana são prioridade no governo do Prefeito Antonio Meira. Além de melhorar a qualidade do sistema de transporte coletivo urbano, a Administração Municipal realiza obras com o intuito de garantir sistema viário ágil e eficiente.

Em 2015, o prefeito lançou o pacote de intervenções “Hortolândia Mais Bonita”. O Programa contempla um conjunto de obras para garantir melhorias no sistema de trânsito em todas as regiões, visual moderno para a cidade e mais qualidade de vida. Parte das ações são realizadas com investimentos de R$ 50 milhões, uma parceria da Prefeitura com o governo federal por meio do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

As intervenções deste programa preparam a cidade para o constante aumento no número de veículos. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano, nos últimos 10 anos, a quantidade de automóveis emplacados em Hortolândia saltou de 36.054, em 2005, para 90.124, em 2015, uma elevação de 150% na quantidade de veículos circulando pelas ruas de Hortolândia.

Nossa Cidade

Rua Pacaembu, no Parque dos Pinheiros, recebe pavimentação asfáltica

Publicado

em

Ação do “Superviário”, em Hortolândia, acontece no trecho próximo à ponte da Rua Flamboyant, pavimentada na tarde desta segunda-feira (16/05)

A Rua Pacaembu, no Parque dos Pinheiros, acaba de ganhar nova pavimentação asfáltica, nesta quarta-feira (18/05). O trecho beneficiado fica próximo à Ponte da Rua Flamboyant (foto), também asfaltada na última segunda-feira (16/05) pela empresa contratada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras. Toda a área que envolve as ruas Flamboyant, Cactos e Pacaembu passa por mudanças, em razão da duplicação da Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo e das demais intervenções realizadas para a implantação do “Superviário”, o maior complexo viário de Hortolândia.

Outro trecho pavimentado hoje é o do cruzamento entre a Rua João Camilo de Camargo com José Athanázio Bueno. A quadra da José Athanázio até a Luiz Camilo de Camargo ainda recebe reforço no sistema de drenagem pluvial e somente após isso poderá ser asfaltada. Em toda a Luiz Camilo continuam os serviços de implantação de calçada e ciclovia.

Nas imediações da Ponte da Esperança (Estaiada) acontecem outras ações do viário: a área de chácara ao lado da ponte da Vila Real é preparada para funcionar como saída para a nova via que se conectará à Rua Amélia Basso Breda, a chamada “rua da feira”. 

De acordo com a Secretaria de Obras, a obra atingiu os 76,60% de realização. Iniciada em junho de 2021, a construção do “Superviário” permitirá a integração entre regiões antes afastadas ou de acesso difícil. A previsão é que esteja concluída no segundo semestre deste ano.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Lagoa do Jardim Amanda recebe nova ação para retirada de plantas aguapés

Publicado

em

Prefeitura reforça trabalho contra o descarte irregular de esgoto doméstico, crime ambiental responsável pelo crescimento das plantas

A lagoa do Jardim Amanda é a principal área de lazer do bairro. Reunir a família e os amigos para curtir o local ou praticar esportes ao redor do espaço, como uma corrida ou caminhada, são hábitos que, há anos, fazem parte do cotidiano dos moradores daquela região. Para tornar o local mais agradável, a Prefeitura de Hortolândia realiza, desde 2019, diversas intervenções para a revitalização da área. Alguns exemplos são as mesinhas e banquinhos instalados e a iluminação com tecnologia LED ao redor da lagoa. A limpeza também é essencial e a retirada das plantas aguapés do espelho d’água segue intensificada. Nesta semana, o serviço foi realizado todos os dias.

“A retirada das plantas aguapés da lagoa é um serviço que acontece periodicamente, mas que a população pode contribuir para evitar o crescimento delas. Ao descartar o esgoto doméstico irregularmente com ligações clandestinas, esses dejetos acabam desaguando em lagos, lagoas, rios e mananciais e alimentando o crescimento destes aguapés. Pedimos que todos façam a ligação regular para o descarte do esgoto doméstico e, assim, possamos manter nossos espaços de lazer em condições de uso para que todos possam usufruir”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos Marcos Panício, o Mercadão. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o descarte irregular dos dejetos nas redes de águas pluviais, por meio de ligação irregular de esgoto, também provocam danos como a contaminação de córregos e lagoas causando a mortandade de peixes e da fauna aquática, além do mau cheiro. 

Trabalho contra o crime ambiental

A Secretaria de Serviços Urbanos, com apoio da Secretaria Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), realiza constantemente ações de vistoria, manutenção, notificações, desobstruções e de orientação sobre ligação irregular de esgoto em imóveis residenciais ou comerciais em diferentes regiões da cidade. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, as equipes encontram por semana, de 15 a 20 ligações irregulares.

Nesta semana, as equipes realizaram ações que contribuem com o saneamento básico e evitam o crime ambiental em diversas regiões de Hortolândia. A desobstrução foi realizada em redes de esgoto e águas pluviais nos jardins São Jorge e Conceição. A manutenção intensificada no Jardim Santa Clara do Lago e notificações contra o descarte irregular no Jardim Rosolém. Concluindo a semana de serviços, uma análise foi realizada na Vila Real para a implantação de vielas sanitárias em residências. A Prefeitura de Hortolândia reforça que, atualmente, o município já conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado.

Denuncie o descarte irregular

A população pode fazer denúncias de ligações irregulares de esgoto por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store pelo celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. A denúncia também pode ser feita pelo telefone (19) 3897-9800 da Secretaria de Serviços Urbanos. Caso a ligação de irregular de esgoto seja constatada, o morador ou o dono do imóvel recebe notificação da Prefeitura.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Ruas próximas ao Pq. Lago da Fé recebem Operação Tapa-Buraco

Publicado

em

Trabalho faz parte da ampliação e revitalização da maior área de lazer de Hortolândia

A Operação Tapa-Buraco continua intensificada em diversas regiões da cidade. Desde o início da semana, o serviço é realizado em ruas e avenidas localizadas entre os bairros Parque Gabriel e Jardim São Miguel, próximas do Parque Socioambiental Lago da Fé. A ação na região faz parte da ampliação, revitalização e modernização do maior espaço de lazer da cidade. Esta nova área do parque será entregue à população nesta quinta-feira (19/05), em comemoração aos 31 anos da cidade.

“Além de margear o parque, estas ruas que receberam mais uma etapa da Operação Tapa-Buraco também são residenciais, algumas são linhas de ônibus do transporte municipal e intermunicial e servem como acesso à avenida Olívio Franceschini, uma das mais movimentadas da cidade. A ação leva diversas melhorias à moradores dos bairros, aos motoristas que trafegam pelo local e aos usuários da área de lazer. Continuaremos o trabalho nesta e em outras regiões da cidade. Desde o começo do ano, mais de 40 bairros já receberam uma ou mais etapas da Operação Tapa-Buraco da Prefeitura”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Ruas de bairros que ligam à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), também foram contempladas com a operação. Ela foi concluída em vias que são acesso à rodovia e ao redor do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang e do Supermercado Pague Menos, unidade do Jardim Rosolém. O serviço também aconteceu ao redor da UBS (Unidade Básica de Saúde) Figueiras. “Além de evitar danos nos veículos e deterioração do asfalto, este trabalho esta diretamente associado ao aumento da segurança viária já que também evita acidentes de trânsito”, comenta Panício.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade9 minutos atras

Rua Pacaembu, no Parque dos Pinheiros, recebe pavimentação asfáltica

Ação do “Superviário”, em Hortolândia, acontece no trecho próximo à ponte da Rua Flamboyant, pavimentada na tarde desta segunda-feira (16/05)...

Nossa Cidade39 minutos atras

Lagoa do Jardim Amanda recebe nova ação para retirada de plantas aguapés

Prefeitura reforça trabalho contra o descarte irregular de esgoto doméstico, crime ambiental responsável pelo crescimento das plantas A lagoa do...

Nossa Cidade59 minutos atras

Ruas próximas ao Pq. Lago da Fé recebem Operação Tapa-Buraco

Trabalho faz parte da ampliação e revitalização da maior área de lazer de Hortolândia A Operação Tapa-Buraco continua intensificada em...

Nossa Cidade1 hora atras

Webinários discutem combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Hortolândia

Eventos online, gratuitos, da campanha “Maio Laranja” acontecem nesta segunda e terça-feira (23 e 24/05) Hortolândia promove, nesta segunda e...

Nossa Cidade2 horas atras

Região do Parque Santa Fé recebe benfeitorias da Prefeitura de Hortolândia

Após emissão de 120 títulos de posse, Administração Municipal implanta novo viário na região   A região conhecida como “ocupação...

Nossa Cidade2 horas atras

Hospital Municipal de Hortolândia promove palestra sobre autocuidado emocional para profissionais da saúde

Atividade ministrada nesta terça e quarta-feira (17 e 18/05) encerrou a programação comemorativa à Semana da Enfermagem O profissional de...

Publicidade

Populares