Connect with us

Nossa Cidade

Atividades lúdicas dentro de casa são importantes para incentivar desenvolvimento do bebê

Prefeitura

Publicado

em

Banner

Objetos coloridos, cantigas populares e brincadeiras simples costumam divertir e chamar  a atenção dos bebês. Neste período em que a permanência em casa é incentivada como medida essencial para conter o Coronavírus, muitas famílias, que antes contavam com ajuda das creches, se veem numa nova rotina. É preciso dar atenção especial às crianças pequenas, com cuidados que vão além da alimentação, segurança e higiene. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, orienta sobre a importância de realizar diariamente atividades específicas para os bebês, estimulando o desenvolvimento infantil em diferentes aspectos, como equilíbrio, ritmo, conhecimento de si e do mundo, linguagem oral, entre outros. Confira abaixo, as dicas.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Infantil, Maybe Letícia Lordano, os bebês aprendem fazendo, explorando, experimentando as possibilidades que são oferecidas por meio das interações e brincadeiras com as demais pessoas. “No dia a dia das escolas municipais, nossos profissionais realizam uma série de atividades com os bebês da creche, que são as crianças com idade entre zero e três anos. Mas, agora, as crianças que passavam boa parte do dia na escola estão integralmente com a família. Com isso, a Prefeitura passou a oferecer apoio na indicação de atividades que auxiliam as famílias no desenvolvimento pedagógico destas crianças”, destaca Maybe.

No Blog Educação, disponível no site da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br), as escolas de Educação Infantil têm compartilhado conteúdo lúdico. “Neste espaço, as famílias poderão conhecer músicas, brincadeiras, histórias e outras propostas que ofereçam experiências significativas, estimulando os bebês”, afirma a diretora.

A educadora infantil Tatiele Vieira Bargas, de 33 anos, é mãe do Emanuel, que tem 2 anos. Desde os seis meses, ele frequenta a creche na Emeief (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação infantil) Luiza Vitoria Oliveira Cruz, no Parque Orestes Ôngaro. A mãe conta que utiliza como brinquedo até os móveis e objetos de casa, tudo para auxiliar no desenvolvimento do filho. “Neste período de isolamento social, estamos brincando ainda mais. Pulamos corda, estimulando ele a se movimentar de um lado para o outro; brincamos de acertar a bola num cesto, que pode ser até a máquina de lavar roupa; empilhamos potes de tinta guache; entre outras coisas. São atividades simples, mas significativas para o desenvolvimento dele. Sem contar que este momento nos aproxima, fortalece nosso vínculo”, comenta Tatiele.

“Neste período em que os pequenos estão em casa, é importante que os familiares possam aproveitar esta oportunidade de convívio com os bebês nas atividades de rotina da família e oferecer experiências possíveis neste espaço que estimulem sua capacidade de investigar e de aprender”, completa Maybe.

Confira abaixo, dicas para os pais realizarem em casa com as crianças pequenas:

•Conte histórias, imitando os sons das personagens;

•Converse: estimule o diálogo e a expressão de desejos, necessidades e sentimentos, ampliando o vocabulário;

•Dê nome aos objetos para a criança aprender;

•Brinque de “esconder e achar”;

•Ofereça objetos variados (e seguros) que possam ser explorados;

•Proponha brincadeiras musicais usando as mãos e os dedos;

•Cante músicas que lembram a sua própria infância;

•Brinque da cabaninha com lençóis e travesseiro;

•Ofereça papel para a criança amassar e rasgar;

•Incentive a brincadeira livre;

•Faça dos momentos de cuidado uma oportunidade de desenvolvimento e aprendizado: ao trocar fraldas, durante o banho, na hora das refeições

“É importante que estas propostas sejam abordadas de forma natural, de acordo com as características, realidade e rotina de cada família, respeitando o tempo e espaço do bebê”, destaca a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Prefeitura conclui mais uma etapa da Operação Tapa-Buraco em mais dois bairros de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Banner

A Operação Tapa-Buraco da Prefeitura de Hortolândia foi realizada, nesta quinta-feira (13/05), em duas novas regiões da cidade. A ação para evitar a deterioração da malha asfáltica da cidade foi concluída entre as ruas das Rosas e dos Jambeiros, nos limites entre os jardins Malta e do Braz.

O trabalho também aconteceu na rua Alfredo Gomes entre as vilas Real e São Pedro. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as ruas são residenciais e recebem grande fluxo de veículos de moradores e visitantes. A intervenção nestes locais ainda tem como objetivo evitar acidentes de trânsito com pedestres e motoristas, além de danos à veículos.

Desde o início do ano, a Prefeitura investe na recuperação do asfalto das ruas e avenidas em todas as regiões da cidade. Para a realização da Operação Tapa-Buraco, toneladas de massa asfáltica são colocadas sobre os buracos para recuperação do pavimento. De janeiro a abril, já foram utilizadas aproximadamente 420 mil toneladas do produto nas ruas da cidade.

As equipes iniciam o trabalho pelo corte e limpeza do buraco, para, assim, fazer a aplicação de cascalho e a pintura de ligação sobre o local a ser aplicado o novo pavimento. Após toda essa preparação, é realizado o enchimento do buraco com a massa asfáltica aquecida e, por fim, a passagem do rolo compressor. Se a área for muito ampla, também é aplicado o rolo de pneus.

MAIS AÇÕES PARA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Além da Operação Tapa-Buraco, outro serviço de zeladoria realizado pela Administração Municipal para contribuir com a segurança viária é a pintura das guias. Desde a semana passada, o trabalho foi realizado nas avenidas Anhanguera e São Francisco de Assis. Nesta semana, receberam a pintura das guias as avenidas da Emancipação, Olívio Franceschini, além de ruas próximas ao Paço Municipal Palácio das Águas e a rotatória do Supermercado São Vicente, na região Central. O objetivo da pintura é contribuir com o embelezamento da cidade e, também, auxiliar a visibilidade no período noturno, evitando acidentes.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Começou a revitalização na praça “A Poderosa” com mutirão de poda do mato

Portal Hortolândia

Publicado

em

Banner

A Prefeitura de Hortolândia iniciou as ações de zeladoria, manutenção e limpeza na praça A Poderosa, uma das principais áreas de lazer de Hortolândia, localizada no Jardim Rosolém. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, um mutirão de poda do mato acontece, desde o começo da semana, no local. A ação é a primeira de uma série de atividades que acontecerão nos próximos meses. Na semana passada, o prefeito Zezé Gomes visitou o local para uma vistoria prévia.

Além da poda do mato e da limpeza geral realizadas, periodicamente, a praça passará também por poda de árvores, além de pintura da arquibancada, dos bancos de descanso e de todo o entorno. O objetivo é revitalizar o espaço para atividades culturais e fomentar o comércio, para que a área seja utilizada pelas famílias da cidade como mais um ponto de encontro e lazer gratuito. 

De acordo com a Secretaria de Cultura, a ideia é fazer no espaço pinturas grafittis que expressam a arte das ruas, além de outras intervenções artísticas. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação prepara um edital para a convocação de comerciantes que queiram utilizar o espaço para comercialização de produtos. Já a Secretaria de Serviços Urbanos fará a reforma e manutenção da área.

ILUMINAÇÃO

Outra ação que contribuirá para a revitalização da praça é a implantação de sistema de iluminação modernizado. Ruas, avenidas e as áreas públicas da cidade também recebem investimento em modernização do sistema de iluminação. Este trabalho já  foi concluído no Parque Chico Mendes, na região Central e está em andamento no CREAPE (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola) e no Parque Socioambiental do Jardim Novo Ângulo. 

Os parques, praças e áreas públicas recebem mais postes, com lâmpadas LED, que conferem maior potencial de luminosidade, além de sistema de monitoramento inteligente por meio de sensores nas lâmpadas. O sistema de modernização da iluminação de Hortolândia já conta com mais de 20 mil lâmpadas de LED instaladas de um total de 22 mil lâmpadas.

Continue Lendo

Nossa Cidade

PAT de Hortolândia está com 104 vagas de emprego

Prefeitura

Publicado

em

Banner

Tem notícia boa para quem procura emprego. O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Hortolândia, órgão vinculado à Prefeitura, está com 104 vagas de emprego. Destas, 30 são para corretor de imóveis. Há ainda vagas para encanador (15 vagas), eletricista (15 vagas), auxiliar de pedreiro (15 vagas), ajudante geral (15 vagas), eletricista predial (6 vagas), encanador predial (6 vagas), pintor predial (1 vaga) e mecânico diesel com Habilitação A/B (1 vaga). As datas e os locais da entrevista para as vagas serão informados aos interessados que comparecerem no órgão. O PAT fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. Em virtude da pandemia do Coronavírus, o órgão funciona em horário reduzido, das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira. O atendimento é feito de acordo com os protocolos sanitários que incluem uso obrigatório de máscara e distanciamento.

Para as vagas de corretor de imóveis é necessário ter Ensino Médio. O salário não foi informado.

Os interessados nas vagas de encanador, eletricista, auxiliar de pedreiro e ajudante geral devem ter Ensino Fundamental completo e noções de básicas de construção e impermeabilização. Os salários não foram divulgados. 

Para as vagas de eletricista predial os requisitos são ter Ensino Fundamental completo e experiência em redes de alta e baixa tensão, cabines e quadros de força, manutenção de motores, transformadores, reatores e equipamentos elétricos em geral. O salário é de R$ 1.946,74.

Os candidatos para as vagas de encanador predial devem ter Ensino Fundamental completo e experiência na área. O salário é de R$ 1.946,74.

Já para a vaga de pintor predial os interessados devem ter concluído Ensino Fundamental e ter experiência no cargo. O salário não foi divulgado.

Para a vaga de mecânico diesel com habilitação A/B é necessário ter Ensino Fundamental completo e experiência na área. O salário não foi informado.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares