Nesta sexta-feira, 18 de junho, celebramos o Dia do Orgulho Autista. A data foi instituída em 2005 por uma organização americana que atua em prol do direito de pessoas com autismo. O objetivo da data é fomentar junto à sociedade que o Transtorno do Espectro Autista (TEA), não é uma doença e sim, uma neurodiversidade que apresenta características específicas.

Uma data especialmente dedicada a celebrar o orgulho, sim! Mas o orgulho para muitas famílias leva um tempo. Quando uma suspeita ou um diagnóstico chega ao seio de uma família, diversos sentidos também batem à porta. E a partir de então, muitas fases desses sentimentos e da rotina familiar, passam a ocorrer. A troca de experiência entre famílias que estão passando, ou já passaram por situações semelhantes, fortalece e contribui para o melhor convívio com o diagnóstico.

Em Hortolândia temos a Associação de Mães e Amigos do Autista de Hortolândia – São Paulo ( AMAAH-SP), uma instituição sem fins lucrativos, que tem como missão a disseminação do conhecimento sobre o autismo, atualmente conhecido como TEA, bem como promover o acolhimento e ajuda, que vai desde uma conversa com pais e familiares que vivem a realidade do TEA, até apoio especializado da área da saúde e jurídica. A AMAAH-SP foi formada em 2020, fruto de um sonho de uma mãe de autista que já tendo percorrido um longo caminho dentro do universo do TEA, tinha o desejo de ampliar essa experiência oferecendo apoio a outras famílias dentro desse universo. A diretoria da AMAAH-SP é composta por pais e mães de autista.

A AMAAH-SP ainda não tem uma sede, mas de acordo com a presidente Priscila Silvana de Paula Silva é algo que espera ser concretizado o mais rápido possível. ” Estamos lutando pela nossa sede. Queremos ter um local que possa acolher as nossas famílias e no futuro oferecer um atendimento transdisciplinar para os nossos autistas. Contamos e precisamos da ajuda de todos.” Esse ano, em comemoração ao Dia do Orgulho Autista foi colocado um outdoor na entrada da cidade, em frente a EMS. 

O contato da AMAAH-SP é (19) 993465761.

Artigo anteriorSopas de inverno: Tirolez indica receitas práticas e saborosas para aquecer nos dias frios
Próximo artigoGrupo HEINEKEN anuncia parceria com rede de cooperativas liderada pela Agrária e impulsiona a produção de malte sustentável no Brasil