18 de maio de 2024
Nossa Cidade

Arrastão de combate ao Aedes Aegypti recebe reforço da Defesa Civil

Dengue

Ação acontece neste final de semana nos bairros Jd. São Sebastião e Jd. Interlagos

O time da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, ganha reforço de dez agentes da Defesa Civil, órgão da Secretaria de Segurança, para combater o Aedes Aegypti. Neste final de semana, o arrastão de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya acontece nos bairros Jd. São Sebastião, no sábado (23/1), das 8h às 16h, e no Jd. Interlagos no domingo (24/1), das 8h às 12h.

A ação tem o objetivo de eliminar os criadouros, orientar a população, fiscalizar as residências e recolher possíveis locais de proliferação do Aedes. A operação de recolhimento dos materiais é em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, com o “cata bagulho”. A equipe recolhe pontos de água parada, como potes, pneus, baldes e garrafas pet ,entre outros . Toda equipe está devidamente uniformizada. Hortolândia registra, neste ano, 205 notificados, sendo um caso positivo de Dengue.

Diariamente são realizadas visitas nas residências de acordo com um cronograma preparado pelo CZZ (Centro de Controle de Zoonozes), porém devido à variação climática é necessário intensificar as ações e pedir auxílio da população. “Estamos num período complicado, devido ao grande volume de chuva dos últimos dias, com isso é necessário que a população fique atenta com os locais onde o mosquito pode se hospedar. Por isso é necessário que, pelo menos uma vez na semana, façamos uma fiscalização dentro da nossa casa para eliminar os possíveis criadouros. Dez minutos é o suficiente para deixarmos a nossa família longe do risco”, comentou a diretora de Vigilância em Saúde, Cilene Ap. De Oliveira Mantuan.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98