Nossa Cidade

Armadilhas caseiras contra o Aedes aegypti em Hortolândia

Que tal fazer armadilhas caseiras contra o Aedes aegypti? Essa ação vem dando resultado em Hortolândia e, segundo monitoramento das armadilhas instaladas nas casas do Jardim São Sebastião, houve a redução significativa da presença do mosquito, conhecido por transmitir dengue, zika e chikungunya. A iniciativa é coordenada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que já havia registrado bons resultados na primeira vistoria, realizada entre abril e maio.

Durante a nova rodada de visitas, os agentes de saúde conversaram com os moradores e constataram uma mudança visível no ambiente. “Tivemos muitos relatos sobre a diminuição dos mosquitos voando dentro das casas, o que é um ótimo sinal”, destacou o veterinário Evandro Alves Cardoso. A adesão dos moradores também foi positiva: das armadilhas distribuídas, apenas duas foram devolvidas até agora, o que indica aceitação e confiança na ação.

Armadilhas caseiras contra o Aedes aegypti

Publicidade
cinema


Publicidade

As armadilhas funcionam com um balde com água e uma tela especial, impregnada com micropartículas de larvicida, que age de maneira inteligente. Quando a fêmea do mosquito entra no recipiente para depositar ovos, ela entra em contato com o larvicida, que gruda em seu corpo e é levado para outros possíveis criadouros, interrompendo o ciclo de reprodução do inseto em diferentes pontos da região.

A tela das armadilhas é trocada mensalmente, e o monitoramento continuará até setembro, segundo a UVZ. Com a eficácia comprovada e o engajamento da população, Hortolândia dá um passo importante na luta contra as doenças transmitidas pelo Aedes.

Publicidade

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo