O Banco de Alimentos da Prefeitura, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, promoveu, na manhã desta quarta-feira (26/06), no Parque Odimar, mais uma Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos. Desta vez, a formação foi voltada a representantes das entidades sociais beneficiadas pela instituição. O curso foi ministrado pela nutricionista Manuela Regina Caumo, do Departamento de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento.

Os 25 participantes tiveram a oportunidade de aprender duas receitas saudáveis e sustentáveis (veja abaixo): suco de abóbora com limão e bolo de banana com cascas. O curso teve aproximadamente duas horas de duração.

Além de mensalmente distribuir alimentos a pessoas em vulnerabilidade social no município, o Departamento de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento tem outra tarefa igualmente importante: promover oficinas e cursos em que abordam o tema do desperdício de alimentos entre a população em geral, a compra e a produção conscientes, assim como o aproveitamento alimentar como um todo. “A segurança alimentar tem a ver com a alimentação em quantidade e em qualidade. Por isso, uma das nossas tarefas é esta reeducação da população”, afirma a nutricionista. 

Atualmente, o Banco de Alimentos beneficia 3.500 pessoas em vulnerabilidade social, atendidas em 28 entidades sociais do município. Periodicamente, oferece cursos de aproveitamento integral dos alimentos, abertos à comunidade.

Almoço junino

Outra ação promovida pela equipe do Departamento de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento foi o almoço junino, realizado na Cozinha Comunitária, no Jd. Novo Ângulo, no último dia 19 deste mês. No cardápio: arroz, feijão, polenta com carne moída, milho cozido, chicória refogada, salada de alface e, como sobremesa, canjica doce.

Aprenda abaixo a fazer as receitas ensinadas na oficina:

BOLO DE BANANA COM CASCA

Ingredientes:

Modo de preparo:

Bata em um liquidificador por 2 minutos os ovos, o açúcar, o óleo, o leite, as bananas com casca e a canela. Enquanto isso, a parte em uma vasilha, misture a farinha de trigo com o fermento em pó e adicione a mistura do liquidificador. Asse em forma untada e enfarinhada, em forno quente, por aproximadamente 25 minutos (a 230ºC)

Após assado, salpique o bolo com as 2 colheres de açúcar e 1 colher de canela misturados.

 

SUCO DE ABOBORA COM LIMÃO

Ingredientes:

Modo de preparo:

Bata a abóbora no liquidificador, passe na peneira, volte para o liquidificador, coloque açúcar ou adoçante, gelo e o limão e bata novamente. Sirva gelado. Pode ser adoçado com mel.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia