Nossa Cidade

Ano começa com obras em ritmo acelerado

As obras em andamento em Hortolândia, realizadas pela Prefeitura com investimentos do banco CAF, serão retomadas em ritmo acelerado nesta semana. Após as festividades de final de ano, período em que os serviços foram reduzidos, os trabalhos voltam com pique, com o objetivo de que a entrega das obras seja agilizada, garantindo novos caminhos para a cidade e mais qualidade de vida para a população.

De acordo com a Secretaria de Obras, há atualmente, quatro intervenções já em andamento, que serão concluídas neste ano, e duas obras em processo de contratação. Estas intervenções fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pelo prefeito Angelo Perugini para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para a realização destas intervenções, a Prefeitura conta com apoio da iniciativa privada, dos governos estadual e federal.

Anuncio


“As obras em andamento vão unir as regiões e consolidar a ideia de uma só cidade, um só coração a pulsar. Nesse cenário, aparece a importância do PIC, que está criando condições para que a cidade se desenvolva de maneira conjunta e equilibrada. Isso vai refletir no aumento da oferta de empregos e de melhor qualidade de vida à população”, afirma o prefeito Angelo Perugini, ao comentar a retomada das obras.

Entre as obras que já estão em andamento, a avenida Panaíno é construída para integrar a região do Jd. Santa Clara ao Jd. Novo Ângulo. A via terá 2,267 quilômetros de trecho asfaltado, com canteiro central, calçada para pedestres, ciclovia, guias e sarjetas, sistema de drenagem de águas pluviais, além de iluminação de LED. Uma passagem sobre o córrego também está em construção.

Já no Jd. São Sebastião, uma ponte de 308 metros de extensão está em obras para integrar o bairro ao Jd. Interlagos, fazendo a travessia do córrego existente no local. Com a nova ponte, a Administração Municipal garantirá um sistema viário mais seguro e eficaz.

Ainda na região do Jd. Santa Clara, segue em obras uma nova via que passa atrás da Confibra e que integrará os bairros Jd. Santa Clara do Lago II, Villagio Ghiraldelli, Jd. Interlagos, Jd. Campos Verdes, Jd. Nova Alvorada, até o Parque Gabriel. Esta obra é complementada com a construção de uma ponte para travessia sobre o Lago da Fé, facilitando o acesso aos bairros Jd. das Figueiras e Jd. Novo Cambuí.

Na região central, a duplicação da avenida São Francisco de Assis avança no sentido Parque do Horto. A via recebe intervenções desde o trecho de cruzamento com a avenida Thereza Ana Cecon Breda, na Vila Real. O objetivo da obra é melhorar as condições viárias em mais de 1,8 quilômetro da via, com implantação de sistema de drenagem de águas pluviais, novo asfalto em pista dupla em ambos os sentidos, canteiro central com paisagismo e ciclovia, calçadas de concreto, guias e sarjetas, além de nova iluminação.

A obra inclui, numa etapa futura, a construção de uma rotatória para disciplinar o tráfego de veículos na entrada e saída da cidade, próximo da rua Primavera, no Parque do Horto. Neste trecho, também será erguido um posto de monitoramento, espécie de portal de acesso. A estrutura, que ficará sobre a avenida, terá painel de informações sobre a cidade, câmeras de OCR (leitura de placas de veículos) e câmeras de monitoramento. Além de dar boas vindas aos moradores e visitantes que acessam a cidade por esta via, o posto será um importante aliado no reforço das ações de segurança implementadas pela Administração Municipal.

Mais caminhos

Mais duas obras realizadas por meio do PIC, com recursos do banco CAF, estão em processo de contratação. A duplicação da avenida da Emancipação, sentido Jd. Terras de Santo Antônio já foi licitada. De acordo com a Secretaria de Obras, a ordem de serviço será emitida nas próximas semanas.

O serviço prevê a adequação do trevo da avenida da Emancipação, no km 9 da Rodovia SP-101 (Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença), próximo da EMS, e a duplicação e adequação do viário da av. Emancipação no trecho entre o Parque Odimar e o Jardim Terras de Santo Antônio. De acordo com a Secretaria de Obras, na saída da cidade, sentido SP-101, uma terceira faixa de rolagem será construída, a partir da rua Barão de Itapura (Pq. Odimar), servindo como faixa exclusiva para quem seguirá sentido Rodovia dos Bandeirantes. Já na entrada da cidade, na pista sentido Centro, o retorno que existe logo no início da avenida da Emancipação será ajustado para garantir mais segurança aos motoristas. No trecho da avenida da Emancipação, no Jd. Terras de Santo Antônio, a obra prevista inclui a melhoria da rotatória de acesso ao bairro, para quem sai da SP-101, sentido bairro, e a duplicação da avenida da Emancipação, numa extensão de 1,920 quilômetro.

A Prefeitura de Hortolândia também já abriu a licitação para contratar empresa responsável pela obra de prolongamento da rua Luiz Camilo de Camargo, que terá um acesso ao Jardim das Paineiras pela região que fica atrás do Pesqueiro Cancian. Uma etapa da obra prevê 460 metros de novo sistema viário até a Rua João Blumer, no Jd. das Paineiras, nas proximidades da Mata do Neco. Outra etapa contempla o prolongamento da rua Pedro Gomes (Pesqueiro Cancian) até o novo viário, com 254 metros de rua asfaltada. A licitação deve ser concluída nas próximas semanas e a obra começa neste semestre.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo