Estudantes matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Hortolândia contam com uma ajuda a mais, dentro de sala de aula, no processo diário de ensino-aprendizagem. É o programa Mais Alfabetização, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que visa auxiliar crianças de 1º e 2º anos com maior dificuldade de aprendizagem. A iniciativa emprega verbas reprogramadas, de origem federal, para beneficiar atualmente 2.780 alunos, graças à atuação dos chamados assistentes de alfabetização.

Em Hortolândia, o programa acontece desde 2018, na rede municipal. No início desta semana (02 e 03/03), antes da retomada das atividades em sala, profissionais da educação de 18 escolas participaram de formação específica sobre o programa e como funciona, no Centro de Formação “Paulo Freire, no Remanso Campineiro. 

“A formação foi elaborada para passar os informes gerais do programa e atender um tema que fosse de relevância para o trabalho deles, desta vez, o lúdico na sala de aula”, afirma Carla Borrego Varani, uma das coordenadoras pedagógicas responsáveis pelo programa, junto com a colega Angélica Miranda. “Fazemos visitas nas escolas para passar as orientações necessárias e acompanhar o trabalho. É um programa muito bom, haja vista a necessidade de um maior acompanhamento para os alunos com dificuldades”, complementa a profissional.

Veja as escolas participantes do “Programa Mais Alfabetização”:

1.EMEF Armelinda Espúrio da Silva

2.EMEF Samuel da Silva Mendonça

3.EMEF Profª Helena Futava Takahashi

4.EMEF Profª Maria Célia Cabral Amaral

5.EMEF Villágio Ghiraldelli

6.EMEF Jd. Amanda I (CAIC)

7.EMEF ProfªJanilde Flores G. do Vale

8.EMEIEF Jd. Nossa Senhora Auxiliadora

9.EMEB Interlagos

10.EMEIEF Santa Esmeralda

11.EMEF Jd. Boa Esperança José Roque de Moura

12.EMEF Fernanda Grazielle R. Covre

13.EMEF Agenor Miranda da Silva – Taquara Branca

14.EMEF Nicolas Thiago dos Santos Lofrani

15.EMEF Dona Ana José Bodini Januário

16.EMEF Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim

17.EMEIEF Jd. Adelaide

18.EMEF Dra. Zilda Arns Neumann

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia