Connect with us

Nossa Cidade

Alunos da rede municipal visitam a Prefeitura, na Semana da Criança

Publicado

em

Comitiva foi recebida, nesta quinta-feira (10/10), pelo prefeito Antonio Meira e pela primeira-dama e secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira

Alunos da rede municipal de ensino visitam a Prefeitura, na Semana da Criança

Na semana em que se celebra o Dia da Criança, 25 alunos de 1º ano da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Sebastiana das Dores Moura, na Vila Real, visitaram, na manhã desta quinta-feira (10/10), o Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro. Acompanhada por uma professora e pela diretora da escola, a comitiva veio conhecer a Prefeitura de Hortolândia e descobrir o que faz o prefeito Antonio Meira.

Além de atender à programação especial da Semana da Criança, a iniciativa está em sintonia com o projeto pedagógico da escola, de formação para a cidadania. “A maior parte dos projetos desenvolvidos na escola busca formar cidadãos críticos”, afirmou a diretora Francisca Sandra Vitor Solon.
“Acreditamos que os futuros cidadãos, atuantes, têm que conhecer desde cedo, na prática, a estrutura que rege a cidade e quem a comanda, nas mãos de quem está a responsabilidade, até para que, no futuro, se assim desejarem, estejam preparados para serem os futuros comandantes”, esclareceu a educadora.

Visita leva alegria ao Paço

Publicidade

A visita começou pelo 1º andar, na sala da primeira-dama e secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira. Curioso, o grupo foi espalhando sorrisos por onde passava e não hesitou em enfrentar as escadas que levam ao 3º andar.

“Gabinete do prefeito”, leu um dos pequenos visitantes, no letreiro afixado no corredor de acesso. “É aqui!”, afirmou.

“Entrevista” com o prefeito

Com a chegada de Meira, duas representantes do grupo foram incumbidas de “entrevistar” o prefeito.“Por que você escolheu esta profissão?”, quis saber a pequena Rebeca Vieira Negrini, de 6 anos. “Gosto de trabalhar para melhorar a nossa cidade, a vida da nossa população”, explicou Meira. “Quando cheguei à cidade, em 77, não tinha asfalto, nem água encanada, nem mesmo luz nas ruas. Tinha pouca coisa. Então, senti esta necessidade de lutar para trazer tudo isto para a nossa cidade: escola, postinho, segurança, asfalto e muito mais. Fui vereador e esperei 23 anos para ser prefeito”, revelou, para espanto da plateia.

Publicidade

“E o que faz um prefeito?”, questionou a menina, junto com a colega Maria Alice Ferreira dos Santos, de 7 anos. “O prefeito procura fazer no bairro as melhorias que ainda não tem. Na Vila Real, por exemplo, estamos construindo um centro de lutas para que crianças e jovens, como vocês, possam treinar e, quem sabe, representar a cidade e o Brasil em competições lá fora, como as meninas da ginástica, que foram ao Uruguai. É o prefeito que leva o asfalto ao bairro onde não tem, assim como os ônibus, os médicos no postinho e os professores na escola. O prefeito trabalha para melhorar a vida da população. Trabalha para o povo, para vocês, que são os meus patrões”, afirmou, para novo espanto dos entrevistadores.

“Você tem alguma coisa para melhorar a educação?”, quis saber outro convidado. “Já melhoramos a merenda, estamos construindo mais escolas e queremos ter mais escolas em tempo integral para que vocês, além das aulas previstas, possam fazer atividades artísticas, esportivas e culturais. Vocês têm que ter oportunidade e luto por isso”, afirmou Meira.

Formação para cidadania

Para a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, a visita representa a aproximação da criança com a Prefeitura e a própria Secretaria. “É na aproximação que conseguimos o vínculo afetivo, porta aberta para o estar, o entender e o respeitar o outro”, explica Cleudice. “Ela desperta o interesse pelo funcionamento da Prefeitura e pelas pessoas que a conduzem. Assim, as crianças aprendem o que a Administração e a secretaria fazem e enxergam as possibilidades que têm de poder se envolver e serem responsáveis pela solução dos problemas da cidade. É a formação para a cidadania. O respeito à cidade e à escola”, esclarece a primeira-dama.

Publicidade

Ao final da visita, cada criança ganhou um cartão onde se lia um recado do Pequeno Príncipe, personagem criado pelo escritor francês Antoine de Saint-Exupéry: “As crianças têm que ter muita paciência com as pessoas grandes.”

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Nossa Cidade

Motorista dorme ao volante e sofre acidente no Jardim Amanda

Publicado

em

Por

Um motorista perdeu o controle do veículo após cochilar ao volante e colidir contra uma árvore, na madrugada deste sábado(25), na Avenida Brasil no Jardim Amanda I. A vítima retornava de seu trabalho noturno quando aconteceu o acidente.

O garçom, morado do bairro Jardim São Sebastião, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e sofreu apenas ferimentos leves e encaminhado ao UPA do Jardim Amanda sem sinais de embriaguez.

Ninguém mais ficou ferido.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Motociclista fica ferido após colidir na traseira de Van parada no semáforo em Hortolândia 

Publicado

em

Por

Um motociclista de 29 anos ficou ferido após colidir na traseira de uma van parada no semáforo na avenida da emancipação, no Jardim Santa Clara do Lago, em Hortolândia, ontem a noite. 

O motociclista seguia pela Avenida, sentido Centro, quando colidiu na traseira do veículo, que estava parado aguardando a abertura do semáforo no cruzamento.

A condutora do veículo relatou que rapidamente acionou o SAMU, e a vítima foi encaminhada com diversas escoriações, até a Unidade de Pronto Atendimento Jardim Rosolem.

Uma equipe da Guarda Municipal esteve no local onde auxiliou o trânsito, em seguida apresentou a ocorrência no Plantão Policial da cidade, onde o caso será investigado. 

Publicidade
Continue Lendo

Nossa Cidade

Bola rola neste sábado (25/06) pela primeira rodada do Campeonato Interno de futebol da Prefeitura

Publicado

em

Serão seis equipes participantes do torneio das secretarias da Administração Municipal de Hortolândia

A partir deste sábado (25/06), a bola começa a rolar para mais uma edição do Campeonato Interno de Futebol da Prefeitura de Hortolândia. A disputa do campeonato foi interrompida em dois anos por conta da pandemia do Coronavírus. A competição envolve times de seis secretarias da Administração Municipal. As partidas serão jogadas nos campos do Rosolém e Remanso Campineiro. Estarão representadas as equipes das secretarias de Saúde, Educação Ciência e Tecnologia, Esportes, Serviços Urbanos, Governo, além da Câmara Municipal. 

Na primeira fase da competição, as equipes jogam entre si em turno único sendo que, ao término desta fase, as quatro melhores equipes se classificam para a semifinal do torneio. As semifinais serão disputadas em partida única e, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis. A grande final e a disputa de terceiro e quarto colocados também acontecem em jogo único. 

“Esta disputa é importante para utilizar o esporte como ferramenta para integração dos funcionários da Administração Municipal. Esperamos que todos possam aproveitar ao máximo esta chance de praticar esporte com os amigos nos finais de semana de disputa”, comenta o secretário de esportes, Gléguer Zorzin.

Partidas deste final de semana

Sábado (25/06)

Campo do Rosolém

8h – Secretaria de Esportes x Secretaria de Governo

10h – Secretaria de Saúde x Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia

Campo do Remanso Campineiro

9h – Secretaria de Serviços Urbanos x Câmara Municipal

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares