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Alunos da rede municipal participam de avaliações nacionais

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Prova Brasil e ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) serão aplicadas entre os dias 12 e 21 de novembro

Alunos da rede municipal participam de avaliações nacionais

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, aplica, em escolas rede municipal, a partir desta terça-feira (12/11), duas avaliações elaboradas pelo Governo Federal. Uma delas é a Prova Brasil, que envolve cerca de 2.500 alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Outra é a ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), voltada a todos os estudantes de oito anos de idade, que cursam o 3º ano do Ensino Fundamental.

Esta é a primeira edição da avaliação ANA, que faz parte do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). O Pacto começou a ser implementado em 2013.

Sistema de Avaliação da Educação Básica

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Com a criação da ANA, o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) agora passa a ser composto por três avaliações do sistema de ensino púbico do Brasil. As outras duas são a ANEB (Avaliação Nacional da Educação Básica), mais conhecida como SAEB, e a ANRESC (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar), mais conhecida como Prova Brasil.

A Prova Brasil é elaborada pelo INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais). A média das proficiências de Língua Portuguesa e Matemática obtida no exame, bem como o rendimento escolar são os indicadores que compõem o IDEB (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico).

Ciclo de Alfabetização

A ANA tem como objetivo avaliar a fase final do Ciclo de Alfabetização. Por meio dela serão levantados os indicadores que contribuíram para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. A estrutura da avaliação envolve o uso de instrumentos variados, cujos objetivos são aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do Ensino Fundamental e as condições de oferta das instituições às quais estão vinculadas.

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De acordo com a portaria 482, de 07 de junho de 2013, do Ministério da Educação, a ANA será anual, censitária, de larga escala e externa aos sistemas de ensino público. Ela servirá para coletar e sistematizar dados e produzir índices sobre o nível de alfabetização e letramento dos alunos do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental, além de revelar informações sobre as condições do ambiente escolar que incidem sobre o processo de ensino e aprendizagem. Cada escola deve receber seu resultado global, como acontece com o IDEB hoje.

A ideia do MEC é que a ANA contribua para o desenvolvimento, em todos os níveis, de uma cultura avaliativa que estimule a melhoria dos padrões de qualidade e equidade da Educação brasileira, melhorando, assim a qualidade do ensino ao reduzir desigualdades e democratizar a gestão do sistema.

De acordo com Cleudice Baldo Meira, secretária de Educação, as avaliações fazem parte do fortalecimento de políticas públicas educacionais. “São avaliações processuais. O objetivo desta avaliação será avaliar o nível de alfabetização alcançado pelas crianças ao final do ciclo e ser mais um instrumento para analisar o desempenho das turmas e adotar as medidas e políticas necessárias para melhor qualidade educacional”, ressaltou.

Confira o cronograma de Aplicação da ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) e da Prova Brasil/ 2013

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12 DE NOVEMBRO DE 2013

EMEF Dona Ana José Bodini Januário

EMEF Drª Zilda Arns Neumann

EMEF Fernanda Grazielle Resende Covre (antiga Adelaide)

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EMEF Jd. Amanda I – CAIC

EMEF Profª Lilian Cristiane Martins de Araújo (antiga Stefânia)

EMEF Profª Maria Célia Cabral Amaral

EMEF Renato Costa Lima

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EMEF Tarsila do Amaral

13 DE NOVEMBRO DE 2013

EMEF Caio Fernando Gomes Pereira (antiga N. Hortolândia)

EMEF Prof. Cláudio Roberto Marques

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EMEF Profª Janilde Flores Gaby do Vale

EMEF Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim

EMEF Taquara Branca “Agenor Miranda da Silva”

EMEF Viva Mais

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14 DE NOVEMBRO DE 2013

EMEB Interlagos

EMEF Helena Futava Takahashi

EMEF João Calixto da Silva

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EMEF Profª Patrícia Maria Capellato Basso (antiga S. Sebastião)

EMEF Villagio Ghiraldelli

21 DE NOVEMBRO DE 2013

EMEF Armelinda Espúrio da Silva

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EMEF Boa Esperança

EMEF Jd. Nova Europa

EMEF Jd. Primavera

EMEF Jd. Santiago

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EMEF Jd. Sumarezinho

EMEF Salvador Zacarias Pereira Junior

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

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Oficina gratuita da Prefeitura de Hortolândia ensina receitas julinas à comunidade

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Pratos típicos da época foram ensinados a cerca de 20 pessoas inscritas, nesta sexta-feira (01/07), na Cozinha Escola Comunitária, no Jd. Novo Ângulo.

Receitas fáceis, baratas e saborosas. São assim as oficinas gratuitas da Cozinha Escola Comunitária da Prefeitura de Hortolândia. Nesta sexta-feira (01/07), cerca de 20 pessoas participaram da Oficina de Receitas Julinas, que ensinou aos participantes como fazer “Cuscuz Paulista Fácil” e “Bolo de Mandioca Crua”, preparações típicas desta época do ano. As aulas, ministradas pela tecnóloga em gastronomia Virgínia Fernandes, aconteceram no período da manhã e também da tarde, no Jd. Novo Ângulo.

A formação é promovida pelo Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, e busca disponibilizar a moradores de Hortolândia, maiores de 16 anos, a oportunidade de aprender novas preparações, inclusive para aumentar a renda da família. Informações sobre as próximas oficinas podem ser obtidas pelos telefones do Banco de Alimentos: (19) 3845-6630 e (19) 38454920.

Jaqueline Santos da Silva, de 27 anos, moradora da Vila Inema, participou na turma da manhã e já está de olho na próxima oficina. “O curso foi muito bom. Ficar sabendo dele é uma oportunidade para a comunidade. Tem também a chance de venda para acrescentar na renda. Quero vir mais vezes. Fiquei sabendo do curso através de um anúncio no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social”, comentou ela.

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Estudante aprendem a fazer bolinho de chocolate 

Na quarta e quinta-feira (29 e 30/06), cerca de 115 alunos de quatro turmas do 4o ano (A, D, F e C) da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacarias Pereira Júnior, no Jd. Novo Ângulo, também participam de Oficina de Culinária na Cozinha Escola. Os estudantes das professoras Juliana Félix e Adriana Aline aprenderam com o nutricionista Marlon Zanardi a preparar muffin de chocolate e aveia. Ao final da oficina, degustaram o bolinho e aprovaram a receita.

Confira abaixo as receitas da Oficina Julina:

Cuscuz Paulista Fácil

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Ingredientes:

½ xícara (chá) de azeite 

1 cebola picada 

1 lata de molho de tomate

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2 tomates picados

2 latas de água (mesma medida do milho)

1 lata de ervilha

1 lata de milho verde

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1 pimentão picado

2 latas de sardinha

Cheiro verde e temperos a gosto

3 xícaras (chá) de farinha de milho

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3 ovos cozidos

1 tomate para decorar

 

Modo de preparo: 

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1. Em uma panela, refogue no azeite a cebola, o pimentão, o milho, a ervilha, o molho de tomate, os tomates picados, a sardinha, e o cheiro verde;

2. Coloque a água e quando ferver acrescente a farinha de milho;

3. Unte uma forma com óleo e enfeite com tomate, sardinha, ervilha, e algumas folhas de cheiro verde;

4. Coloque a massa e deixe esfriar;

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5. Desenforme depois de frio.

Custo total: R$49,94

Rendimento: 10 porções com 200 gramas

 

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Bolo de Mandioca Crua

Ingredientes:

1 xícara (chá) de mandioca crua ralada;

1 xícara (chá) de coco ralado;

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1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (opcional);

1 copo (americano) de leite;

1 xícara (chá) de açúcar;

4 ovos;

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3 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente;

1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo:

1.Bata as claras em neve e reserve;

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2.Misture a mandioca, o coco, as gemas, o açúcar, o leite, o queijo e o fermento em pó. Mexa bem e coloque a margarina em consistência mole;

3.Coloque as claras em neve, enquanto mexe devagar;

4.Pré aqueça o forno;

5.Unte uma assadeira grande;

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6.Asse em forno médio (200º graus), por cerca de minutos, até dourar.

Custo total: R$27,23

Rendimento: 14 unidades com 32,14 gramas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Hortolândia recebe trem com cores do arco-íris, nesta sexta-feira (01/07)

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Passagem está prevista para às 16h; ação é comemorativa ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+

Hortolândia receberá a passagem de um trem com as cores do arco-íris, nesta sexta-feira (01/07). De acordo com a empresa Rumo, concessionária  do transporte ferroviário na cidade e na região, a previsão do horário de passagem da composição é por volta das 16h. A ação é para marcar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado na quinta-feira (28/06). As cores do arco-íris, também estampadas em bandeiras, são o símbolo do movimento LGBT.

A população poderá acompanhar a passagem do trem no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, órgão da Prefeitura de Hortolândia, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O centro estará aberto normalmente até às 16h30. Caso o trem ainda não tenha passado no horário previsto, o espaço fechará e a equipe do órgão ficará no local para orientar o público. Por questão de segurança, o centro reforça para que as pessoas não desçam no trilho para acompanhar a passagem da composição.

Quem quiser, também poderá acompanhar a passagem do trem pela câmera de monitoramento instalada no Centro de Memória. A câmera é do tipo 360º e funciona 24 horas. As imagens da câmera são exibidas em tempo real no canal no YouTube do grupo Railcam Brasil. 

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O equipamento foi inaugurado no evento “Café Com Viola”, realizado, em maio, pela Prefeitura em comemoração ao 31º aniversário de emancipação política de Hortolândia

O fornecimento e a instalação do equipamento foram feitos pelo grupo Railcam Brasil, que reúne admiradores e fãs de trens e ferrovias do Brasil e de outros países. Hortolândia é o segundo município a receber a câmera. A iniciativa conta com o apoio da empresa Rumo e da Prefeitura. Além da câmera, o grupo disponibilizou o Wi-Fi gratuito no Centro de Memória, cujo uso é gratuito somente para visitantes , mediante uso de senha. 

O Centro de Memória ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. Com um acervo de objetos, fotos e materiais antigos, a unidade guarda parte importante da história do município.

Enquanto aguarda a passagem do trem, o público pode ainda conferir a atual exposição em cartaz, “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem ao Mestre Chiquinho, um dos moradores mais ilustres de Hortolândia

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A exposição, inaugurada em dezembro de 2021, reúne cerca de 100 objetos, dentre fotos, vestimentas, fantasias e outros itens, que fazem parte dos acervos pessoal de Mestre Chiquinho e do próprio centro. Um dos itens de destaque é uma foto antiga do avô de Mestre Chiquinho, que de acordo com ele, tem mais de 100 anos. “É a foto mais antiga da exposição”, conta o homenageado.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Documentário “Limiar” é atração do projeto “Bate-papo de cinema” do Pontos MIS

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Filme será disponibilizado on-line a partir desta sexta-feira (01/07) até domingo (03/07); no sábado (02/07), às 18h, haverá bate-papo sobre a produção

Um relato intimista sobre as dificuldades e os preconceitos que um adolescente enfrenta ao decidir fazer a transição de gênero. Esse é o mote do documentário “Limiar”, atração do projeto “Bate-papo de cinema”, realizado pelo programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), do governo do Estado, e a Prefeitura de Hortolândia. O projeto disponibiliza on-line o filme, a partir desta sexta-feira (01/07) até domingo (03/07). Para assistí-lo, é necessário fazer inscrição por meio deste LINK. O longa-metragem integra a mostra “ICine de Cinema”, realizada em parceria com o movimento ICine, rede formada por cineastas, produtores e exibidores do interior e litoral paulista. O documentário tem classificação indicativa de 12 anos. A exibição do filme marca ainda o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado na terça-feira (28/06).

O projeto também promove um bate-papo on-line ao vivo sobre o filme, neste sábado (02/07), às 18h. Participarão do debate a diretora do documentário, Coraci Ruiz, e o presidente do coletivo de cinema, Kino-Olho, de Rio Claro, Raphael Paes da Silva. A mediação será da diretora e roteirista Giuliana Monteiro. O público poderá assistir o bate-papo no canal do YouTube do Pontos MIS, que terá interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos.

No documentário, filmado entre 2016 a 2019, a cineasta Coraci Ruiz mostra a transição de gênero de seu filho, Noah, de 16 anos, a partir de relatos comoventes do jovem, da própria Coraci e de sua mãe. “Limiar” foi exibido em vários festivais de cinema do Brasil e de outros países. O filme recebeu prêmios de Melhor Direção no Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, em 2020, e de Melhor Documentário, no 36º Lovers Film Festival, em 2021, na Itália.

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Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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