Nossa Cidade

Alunos da rede municipal participam da “Virada Ambiental”, em Hortolândia

virada ambiental hortolandia 2013

Ação do Consórcio PCJ, em parceria com a Prefeitura, celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente

Anuncio


No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (05/06), alunos de duas escolas da rede municipal participaram da “Virada Ambiental”, realizada no parque Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago II. O evento foi promovido pelo Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e contou com a parceria da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação.

A “Virada Ambiental” mobiliza os 17 municípios participantes da Semana da Água e tem como objetivo envolver a comunidade na questão ambiental. Por meio de ações públicas, pretende-se levar ao conhecimento geral formas de preservação e comprometimento com o meio ambiente.

Durante a “Virada Ambiental” 2013, foram distribuídas 10 mil mudas de árvores em postos da rede Graal, nas rodovias Anhanguera, Bandeirantes, Castelo Branco e Washington Luís. Ao longo da semana, está sendo feita também a exibição de vídeos de conscientização sobre as ações da entidade e, nos restaurantes da rede, o papel que cobre as bandejas traz impresso o mascote do Consórcio e uma série de dicas sobre o uso racional da água.

Em 2012, primeiro ano de realização da Virada, houve atividades como teatros ao ar livre, plantio de árvores, distribuição de sementes, palestras, oficinas de reciclagem, quiz de perguntas, uso racional de água e energia, exibição de filmes, coleta de óleo usado e lâmpadas fluorescentes, rodas de conversas, entre outras.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é promovido pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e tem como tema para 2013 “Pensar, Comer, Conservar”, que busca sensibilizar as pessoas quanto ao desperdício de comida no mundo.

Mudar atitudes para preservar

Em Hortolândia, participaram das atividades, no período da manhã, alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Helena Futava Takahashi e, no da tarde, estudantes da Emef Viva Mais. Alunos do curso de Meio Ambiente do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) ficaram responsáveis por realizar a integração com as crianças das unidades escolares.

A fim de sensibilizar os frequentadores do parque com relação à questão ambiental, educadores que integram a equipe do Creape debateram com as crianças sobre a importância da mudança de atitudes e a  preocupação com a preservação do meio ambiente. Os alunos confeccionaram cartazes, contendo frases e desenhos, que serão afixados pelo parque.

Semana da Água

Em outubro, as escolas da rede municipal participam da Semana da Água 2013. O tema é “A bacia em mim: desmistificando a bacia hidrográfica e inserindo este conceito no cotidiano”.

O projeto Semana da Água é realizado pelo Consórcio PCJ, por meio do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, há 19 anos, sempre com um tema diferente a cada ano. Devido à importância do assunto para a sustentabilidade hídrica da região, a diretoria do Consórcio elegeu o Sistema Cantareira como o assunto das capacitações em 2013, com o slogan “Sistema Cantareira: compartilhando desafios”. O Sistema é responsável por abastecer cinco milhões de pessoas nas Bacias PCJ e outras nove milhões na Grande São Paulo, constituindo-se como central para o desenvolvimento das duas regiões.

A secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, ressaltou a importância do projeto para os alunos da rede municipal. “Participamos do projeto Semana da Água há 16 anos e já faz parte do projeto pedagógico das escolas”, afirmou.

 

Texto: Denice Palomo
Edição: Ana Medina Néri

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo