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Alunos conhecem fábrica de vagões de trem no Projeto Turismo Industrial

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Greembrier Maxion, gigante do setor ferroviário, que emprega 1.200 pessoas em Hortolândia, recebeu estudantes nesta terça-feira (18/012)

O projeto Turismo Industrial, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, continua despertando o interesse das indústrias da cidade em integrar o projeto. Nesta terça-feira (18/12), foi a vez da Greembrier Maxion, que atua no setor ferroviário,  abrir as portas para visitas. Os alunos do curso de Soldagem, realizado pelo Via Rápida Emprego em parceria com a Prefeitura e a Etec (Escola Técnica de Hortolândia), foram os primeiros a conhecerem as atividades da metalúrgica. Após a visita na fabricante de vagões, os alunos conheceram algumas obras do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) como o Parque Socioambiental Lago da Fé e a Ponte da Esperança (Estaiada).

Por meio do Projeto, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto o potencial do polo industrial da cidade. “Nosso objetivo é estreitar os laços entre as pessoas e as empresas que decidiram investir em Hortolândia, tornando-a sua morada. As empresas e indústrias envolvidas terão sua marca evidenciada e sua competência destacada, possibilitando a construção de parcerias e contribuindo para uma visão diferenciada no mundo empresarial da cidade”, orientou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Monique Freschet.

Os visitantes foram recepcionados pelo Diretor de Direitos Humanos da Greembrier Maxion, Nilton Passibelle. Em nome da metalúrgica, o diretor valorizou a parceria com a Prefeitura. “É muito importante para nós manter esse laço, essa proximidade com a comunidade, pois, é através dessa parceria que conquistamos resultados. Sem a comunidade, nada faria sentido. A ideia dessa visita é mostrar quem somos, como estamos inseridos no contexto da comunidade, apresentar nosso trabalho e despertar em vocês o interesse em querer integrar nossa equipe futuramente”, destacou o diretor.

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A visita à fábrica iniciou com a apresentação sobre a origem da empresa e os processos que a tornaram a líder norte-americana em projetos e fabricação de vagões e a indústria com o maior parque fabril da América Latina. No Brasil, possui duas unidades no Estado de São Paulo, uma em Hortolândia e outra em Cruzeiro. Após a apresentação, os alunos seguiram para a fábrica, acompanhando de perto o trabalho dos funcionários e o processo de fabricação dos vagões. 

Monique explicou que o contato com a produção estimula o sentimento de pertencimento no cidadão e na empresa, possibilitando aos jovens sonhar com um futuro emprego ou negócio e expandir sua formação profissional. “A indústria, por sua vez, tem a oportunidade de comunicar e expor sua filosofia, investimentos em inovação, gestão e futuro. No caso da Greembrier Maxion, a empresa apresentou aos estudantes o potencial do setor ferroviário que sempre foi presente e será expandido para o futuro”, completou Monique.

Janildo Santos Pinheiro, concluiu o curso de soldagem e garantiu sua vaga na primeira visita à indústria metalúrgica. “O comprometimento da empresa com os funcionários é admirável. Eles se preocupam com o funcionário e com a família, tem muitos programas de valorização e atuam com responsabilidade social. O trabalho desses funcionários é muito pesado e, para facilitar o trabalho deles, para não prejudicar sua saúde física, eles pensaram em uma maneira de facilitar o trabalho com uma máquina. Isso me encantou”, reconheceu o aluno.

1.200 empregos

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A Greembrier Maxion em Hortolândia emprega diversos recursos tecnológicos na fabricação e reforma de vagões. Ela conta com área total de 951,4 mil m², sendo 133 mil m² de construção. 

A indústria gera mais de 1.200 empregos para a cidade. Ela também oferece oportunidade para estagiários e aprendizes, gerando cerca de R$ 86 milhões em renda anual para a comunidade.

PIC 

O projeto Turismo Industrial faz parte do Programa de Incentivo ao Crescimento (PIC). Após conhecer as origens e atividades da metalúrgica, os alunos embarcaram em um ônibus que passou por vários pontos da cidade, onde conheceram algumas obras que integram o programa que compreende um conjunto de mais de 100 obras e serviços em realização pela Prefeitura.

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O PIC prevê investimentos de cerca R$ 400 milhões para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. Os recursos financeiros do PIC são fruto de parcerias da Prefeitura com os governos estadual, federal e a iniciativa privada.

Oportunidade

As empresas, indústrias, instituições de ensino e empreendedores que desejarem participar das visitas do projeto Turismo Industrial podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo pelo telefone 3965-1400 / Ramal 8911, ou pelo e-mail

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Em Hortolândia, vandalismo nos abrigos de ônibus é infração do código de posturas e sujeito à multa

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Valores  aplicados pela Prefeitura variam de R$ 122,80 a R$ 2.047,00

A Prefeitura de Hortolândia realiza modernização nos abrigos de ônibus em todas as regiões da cidade.  De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, já foram instalados mais de 150 novos abrigos. Além da mudança das estruturas, os abrigos garantem comodidade e mais segurança aos usuários do transporte público. Os novos abrigos possuem espaço para cadeirante e piso podotátil para deficientes visuais, assim como bancos reforçados para obesos e pictograma que sinaliza a reserva de vaga para PCD (Pessoa com Deficiência). 

Para manter os abrigos conservados, é necessária a colaboração da população. Vandalizar os abrigos com pichações, colar cartazes e danificar ou quebrar as estruturas é infração do código municipal de posturas . O infrator fica sujeito às penalidades definidas em lei. Os valores das multas variam de 30 (trinta) UFMH equivalente a R$ 122,80  a 500 UFMH  (quinhentas) equivalente a R$ 2.047,00. Ao flagrar este tipo de situação, o municípe pode acionar a Guarda Municipal pelos telefones 153 / 08000-111-580.

 

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Formação para professores da rede municipal de ensino mostra como recuperar perdas na aprendizagem causadas pela pandemia

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Cerca de 50 profissionais da Educação Básica participam da atividade, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/07)

 

Cerca de 50 professores da rede municipal de ensino participam, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/07), da formação “Fortalecimento contínuo de aprendizagem: saberes em foco”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro. A capacitação tem como objetivo primordial contribuir para a recuperação das aprendizagens essenciais das crianças não consolidadas na pandemia. A atividade é ministrada pelas professoras Cristiane Begalli, Cristiane Santos e Elizandra Marinho. 

A formação atende ao que é preconizado no artigo 24 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) 9394/96 e contribui para ampliar as estratégias que garantam a continuidade da aprendizagem por parte dos alunos municipais, considerando as dificuldades pedagógicas trazidas pela pandemia do Coronavírus. 

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De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, apesar de todo o esforço realizado pelos profissionais da Educação, durante os dois anos iniciais da pandemia, verificou-se que havia crianças em condição de defasagem em relação aos processos de aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática. A situação foi detectada ainda em outubro de 2021, após aplicação de atividade diagnóstica, no retorno presencial às aulas na rede municipal de Hortolândia.

Com a realização do programa, a Prefeitura busca mitigar defasagens e promover a recuperação paralela complementar, voltada a crianças com baixo rendimento escolar, com foco na alfabetização e na superação das dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

“É um programa de reforço para garantir a melhoria de aprendizagem dos alunos da nossa rede, até em razão de todo o processo que tivemos da pandemia. Muitos alunos tiveram ou apresentaram alguma dificuldade por causa disso. Então, para sanar as dificuldades dos alunos, principalmente na questão da alfabetização, esse programa vem para ajudar”, afirma a professora Cristiane Begalli.

De acordo com a professora Cristiane Santos, para otimizar o ensino e a aprendizagem, uma das propostas, a ser implantada no segundo semestre letivo, é formar agrupamentos com, no máximo, 10 crianças. Essas crianças serão reavaliadas constantemente com o objetivo de repensar as estratégias de ensino para o alcance individual de cada criança.

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Apresentações festivas marcam encerramento de semestre letivo no Cier em Hortolândia

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Cerca de 230 estudantes e profissionais da Educação participaram das comemorações, realizadas nesta terça-feira (05/07), na quadra da escola, no Jd. Santo André

 

Eventos festivos e lúdicos, na quadra da escola, marcaram o encerramento das atividades do primeiro semestre letivo deste ano no CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, unidade escolar da Prefeitura de Hortolândia, no Jardim Santo André, voltada ao atendimento de estudantes com deficiências múltiplas. As apresentações do espetáculo “Vila do Chaves em: enfrentando a pandemia, que saudades da escola!” aconteceram nesta terça-feira (05/07), nos períodos matutino e vespertino, e reuniram estudantes e profissionais da unidade, totalizando cerca de 230 pessoas.

“Eu quero que o mundo conheça o CIER e que o CIER conheça o mundo!”, afirmou a terapeuta educacional da unidade, Ângela Rocha, que conduziu as apresentações, buscando envolver a todos. Especialistas, professores, educadores e estudantes vestiram-se a caráter e atuaram nas apresentações. 

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“Eu gostei da apresentação. A gente se despediu da Neusa hoje e quinta-feira passada. A gente fez homenagem pra ela hoje. Eu gostei de me apresentar. Minha família veio e assistiu. Eu fui o Kiko”, comentou Diogo de Souza, de 27 anos, estudante do CIER, referindo-se à monitora Neusa Uliana, que solicitou aposentadoria.

“Eu fiquei muito emocionada com a apresentação, porque ano passado o Felipe teve COVID-19. Eu quase o perdi. Então, vê-lo se apresentar hoje me emocionou muito. Saber que estamos vencendo essa batalha também está sendo ótimo. Ver Felipe se apresentando com as outras crianças foi muito importante”, ressaltou Solange Santos, mãe do estudante Felipe Santos, de 12 anos.

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