Nossa Cidade

Ala Amarela é fechada e gera caos no Hospital Mário Covas em Hortolândia

A Ala Amarela do Hospital e Maternidade Municipal Mário Covas de Hortolândia, foi fechada temporariamente para reformas. Os cinco pacientes que tinham na unidade foram transferidos para a Ala Vermelha. O setor está fechado pelo menos uma semana, e ainda não foram iniciadas as obras.

Na ala vermelha onde são atendidos situações de emergência, caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato e risco de morte, tem a capacidade de atender até cinco casos e, está com super lotação aglomerando onze pacientes e ainda vários pacientes nos corredores. De acordo informações de funcionários, que não terão suas identidades reveladas, dizem que à situação está precária e gerando um enorme transtorno. Ainda de acordo com funcionários, três médicos foram demitidos do quadro de profissionais e a situação piorou ainda mais.

Anuncio


Os profissionais têm pedido ao SAMU e Resgate da Concessionária Rodovias do Tiête (SP 101), não encaminharem nenhum tipo de urgência e emergência, por conta dos fechamento da Ala Amarela, pelo fato de não haver mais espaço para o atendimento. Uma funcionária disse a nossa reportagem que um médico ligou para a central do SAMU implorando para não enviar ninguém ao hospital Mario Covas, pois o caos estava instalado e não havia nenhuma possibilidade de atendimento.

“Hoje (21/04) o médico entrou em contato com SAMU de Hortolândia comunicando, Sala Vermelha fechada para SAMU, a mesma está acima da capacidade de operação”, disse a profissional do hospital.

Os UPA’s (Unidade de Pronto Atendimento) precisam encaminhar pacientes críticos onde eles não tem suporte. Uma mulher que estava no UPA do Jardim Amanda e aguardava ser transferida para o hospital Mário Covas, acabou morrendo na UPA por ser negado a transferência por falta de vaga. O caso gerou revolta aos profissionais da saúde.

Um homem que está entubado na UPA do Jardim Rosolen, aguarda vaga para ser transferido ao hospital, o estado do paciente é gravíssimo.

“Aqui não tem mais lugar e infelizmente se essas pessoas não conseguirem vaga vão vir a óbito, e não digo isso em um quadro distinto, mas sim em vários”, esclareceu uma enfermeira.

Nota da Prefeitura

A Prefeitura de Hortolândia informa que o Hospital Municipal Mário Covas, nos últimos dias reestruturou a oferta de cinco leitos que eram utilizados para atendimento de retaguarda às urgências. Estes leitos passaram a ser destinados aos pacientes da internação. Esta medida teve o objetivo de melhorar o ambiente e ampliar a oferta de leitos de internação.

A rede de urgência de Hortolândia é composta por quatro unidades de saúde, sendo três UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) e o Pronto Socorro do Hospital. Tanto as UPAs quanto o PS têm capacidade para atendimento às urgências, com equipamentos de suporte à vida e estabilização de pacientes.

A Prefeitura rediscute de forma permanente o atendimento e estrutura do Hospital. A Administração Municipal planeja duas intervenções estruturais no local: uma reforma interna para ampliar o atendimento e melhorar o fluxo de pacientes; além de uma reforma na fachada e no telhado para revitalização da entrada da unidade.

Nos últimos meses, o Hospital recebeu investimentos em diversas melhorias, resultando na ampliação da oferta e da qualidade de atendimento, reconhecido pela população e instituições locais.

Portal Hortolândia
Se você tiver situações parecidas ou qualquer outro problema na sua rua, em seu bairro, mande seu relato por Whatsapp para o número (19) 98174.5880.

Por: Cézar Henrique

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo