Moradores receberam orientação para manter casas livres de entulhos e evitar doenças

A Prefeitura de Hortolândia, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, visitou 16 mil imóveis, localizados na região Central e bairros próximos, durante a primeira etapa da ação Agenda Verde, que leva serviços de limpeza, remoção de resíduos e educação ambiental à todas as regiões. Os moradores receberam orientações de agentes de saúde sobre como manter as casas livres de entulho e a cidade mais limpa, verde, cuidada e saudável. Nestas vistorias foram localizados e eliminados 118 focos com larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika, Febre Chikungunya e também Febre Amarela. Além da ação casa a casa promovida pelo CCZ, a Agenda Verde conta com a Operação Cata Bagulho. Nos bairros atendidos na primeira etapa, a operação encerra nesta sexta-feira (07/04). Todas as atividades contam com a participação de nove secretarias municipais, além do apoio da população.

 [ad id=”14221″]

O objetivo da Agenda Verde é envolver toda a comunidade numa parceria construtiva, para que praças, ruas e avenidas, áreas de lazer e outros espaços públicos recebam manutenção permanente, com equipamentos e pessoal em todos os bairros. A Prefeitura acredita que, mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública, como o descarte irregular de entulhos e volumosos nas calçadas, terrenos baldios e áreas verdes, situações que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti. As ações buscam despertar no munícipe o sentimento de participação, responsabilidade e atenção para com os próprios hábitos em relação à cidade.

Na primeira etapa da Agenda Verde, 22 bairros receberam visita dos agentes do CCZ, que desde o início de março, visitam os imóveis para divulgar a ação e orientar a população sobre como descartar corretamente resíduos de construção civil, lixo doméstico, recicláveis e outros materiais.

Na segunda-feira (10/04), começa a próxima etapa da Agenda Verde, com atividades estendidas para mais 24 bairros da região do Jardim Nossa Senhora de Fátima e Jardim Rosolen (confira a agenda abaixo). De acordo com dados do CCZ, outros 12 mil imóveis serão visitados nesta nova fase, locais que também receberão a Operação Cata Bagulho, além de plantio de mudas, palestras de educação ambiental e de divulgação dos equipamentos públicos de descarte correto de entulhos e demais recicláveis (como PEVs e LEVs). Há, ainda, roçagem, limpeza e manutenção de bueiros, varrição, lavagem de rua e pintura de guias, bem como intervenções na área da mobilidade, como revitalização da sinalização de ruas e avenidas, e operação, em caráter experimental, do ônibus elétrico, menos poluente e mais econômico que o movido a diesel.

 

Descarte

A Prefeitura chama a atenção da comunidade para um fato importante: após o mutirão passar pelos bairros, o descarte irregular de resíduos estará sujeito a fiscalização e multa que varia de R$ 160,43 a R$ 32.086,00. É que, segundo a legislação vigente, todo proprietário é responsável pela conservação do próprio terreno. E todos os moradores têm um papel fundamental para que a cidade volte a ser acolhedora e atrativa, inclusive para novos empreendedores. Em caso de flagrante de desrespeito ambiental, basta acionar os agentes da fiscalização pelo WhatsApp (19) 99976-1840, enviando texto, foto ou vídeo em que seja possível comprovar o crime e seus responsáveis. Denunciantes serão mantidos em sigilo.

 

Agenda Verde – Segunda etapa

Semana 1 – descarte até dia 17/04:

Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim São Benedito, Chácara Fazenda Coelho, Jardim Nossa Senhora de Lourdes

Semana 2 – descarte até dia 24/04:

Jardim Santa Izabel, Jardim Ricardo, Núcleo Santa Izabel, Jardim Nossa Senhora da Penha, Jardim Viagem, Jardim Santa Cândida, Jardim Santo Antonio

Semana 3 – descarte até dia 1º/05:

Jardim Paulistinha, Jardim Rosolen, Vila Ipê, Jardim Adelaide, Jardim Terras de Santo Antonio, Jardim Lírio

Semana 4 – descarte até dia 08/05:

Jardim Santa Esmeralda, Chácaras Assay, Jardim São Bento, Jardim São Pedro, Jardim Boa Vista, Jardim Stella, Chácaras Luzitana