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Agentes de saúde participam de formação para lidar com acumuladores

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Profissionais receberam orientações sobre como lidar com a situação, identificando casos de transtorno psicológico ou desorganização

Terrenos e quintais com materiais acumulados de forma indevida são um desafio para a saúde pública. Além de atrair animais como ratos e baratas, a armazenagem incorreta de produtos recicláveis e a guarda compulsiva de objetos recolhidos das ruas podem colaborar para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika. Para saber lidar com esta situação, agentes de saúde do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e do Departamento de Saúde Coletiva, órgãos da Prefeitura de Hortolândia, participaram, nesta quarta-feira (26/04), da formação “Transtorno de Acumulação e Saúde Pública – abordagem intersetorial”, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde.

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O encontro, realizado em São Paulo, trouxe orientações aos agentes sobre a forma correta de abordar o responsável pelos itens armazenados, como conduzir a solução do problema, e como identificar se é uma situação de desorganização ou transtorno psicológico. O objetivo é ajudar catadores de recicláveis a manterem a ordem dos materiais recolhidos e oferecer ajuda psicológica em caso de acumuladores compulsivos.

“A formação é importante para que o município tenha uma visão mais ampla da situação, que vai além do risco de proliferação de doenças pelo acúmulo dos produtos. Precisamos tratar esta situação como um problema coletivo, que afeta toda a comunidade. Também temos que levar em conta que muitas pessoas que acumulam objetos têm algum transtorno e, com isso, nossa abordagem deve ser acolhedora”.

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O fiscal do CCZ, Carlos Roberto Anselmo de Lima, que participou da formação, considerou a atividade essencial para o desempenho da função. “Nossa atribuição é colaborar com a saúde pública, que não é apenas eliminar criadouros de Dengue e recolher os materiais acumulados. Temos também que identificar estes casos de transtorno, indicar acompanhamento psicológico ou com assistente social e nos colocar à disposição para ajudar no que for possível”, destacou.

Em Hortolândia, as situações de quintais e terrenos com objetos inservíveis são monitoradas pelo CCZ. De acordo com a psicóloga de rede de saúde de Hortolândia, Arlete Damazio Paschoal, os acumuladores têm uma alteração emocional que eleva o sentimento de satisfação por possuir coisas em excesso e que, na maioria das vezes, nem são úteis. A acumulação caracteriza um distúrbio de personalidade. “Além de acumular objetos em excesso, o acumulador tem dificuldade de desprendimento. Ele vive em tranquilidade, mesmo que em pouco espaço diante da quantidade de coisas”, destacou. Neste ano, cerca de 20 imóveis de acumuladores já foram vistoriados. Casos os objetos não sejam organizados ou descartados, o responsável é notificado e pode, inclusive, ser multado. É possível denunciar ao CCZ imóveis com objetos acumulados por meio do telefone (19) 3897-3312 ou 3897-5974.

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Agenda Verde

Para conscientizar a população sobre a responsabilidade de cada um na limpeza urbana e a necessidade de parceria com o Poder Público para manter a cidade em ordem, a Prefeitura realiza a ação Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria. A Administração Municipal acredita que, mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública, como o descarte irregular de entulhos e volumosos nas calçadas, terrenos baldios e áreas verdes, situações que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti. As ações buscam despertar no munícipe o sentimento de participação, responsabilidade e atenção para com os próprios hábitos em relação à cidade.

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Durante a ação, imóveis são visitados pelos agentes que levam orientações e convidam os moradores a descartar o que não está mais em uso. Nos dias seguintes, novas equipes passam nas ruas recolhendo estes objetos, que recebem destinação correta. Na primeira etapa a ação, 22 bairros foram atendidos, somando 16 mil imóveis visitados. Atualmente, a Agenda Verde está em sua segunda etapa, com estimativa de atender mais 12 mil residências.

Perfil do acumulador

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– alteração emocional

– sensação de conforto por possuir muitas coisas

– tranquilidade em relação ao acúmulo

– dificuldade de desprendimento

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Em Hortolândia, vandalismo nos abrigos de ônibus é infração do código de posturas e sujeito à multa

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Valores  aplicados pela Prefeitura variam de R$ 122,80 a R$ 2.047,00

A Prefeitura de Hortolândia realiza modernização nos abrigos de ônibus em todas as regiões da cidade.  De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, já foram instalados mais de 150 novos abrigos. Além da mudança das estruturas, os abrigos garantem comodidade e mais segurança aos usuários do transporte público. Os novos abrigos possuem espaço para cadeirante e piso podotátil para deficientes visuais, assim como bancos reforçados para obesos e pictograma que sinaliza a reserva de vaga para PCD (Pessoa com Deficiência). 

Para manter os abrigos conservados, é necessária a colaboração da população. Vandalizar os abrigos com pichações, colar cartazes e danificar ou quebrar as estruturas é infração do código municipal de posturas . O infrator fica sujeito às penalidades definidas em lei. Os valores das multas variam de 30 (trinta) UFMH equivalente a R$ 122,80  a 500 UFMH  (quinhentas) equivalente a R$ 2.047,00. Ao flagrar este tipo de situação, o municípe pode acionar a Guarda Municipal pelos telefones 153 / 08000-111-580.

 

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Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Formação para professores da rede municipal de ensino mostra como recuperar perdas na aprendizagem causadas pela pandemia

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Cerca de 50 profissionais da Educação Básica participam da atividade, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/07)

 

Cerca de 50 professores da rede municipal de ensino participam, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/07), da formação “Fortalecimento contínuo de aprendizagem: saberes em foco”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro. A capacitação tem como objetivo primordial contribuir para a recuperação das aprendizagens essenciais das crianças não consolidadas na pandemia. A atividade é ministrada pelas professoras Cristiane Begalli, Cristiane Santos e Elizandra Marinho. 

A formação atende ao que é preconizado no artigo 24 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) 9394/96 e contribui para ampliar as estratégias que garantam a continuidade da aprendizagem por parte dos alunos municipais, considerando as dificuldades pedagógicas trazidas pela pandemia do Coronavírus. 

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De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, apesar de todo o esforço realizado pelos profissionais da Educação, durante os dois anos iniciais da pandemia, verificou-se que havia crianças em condição de defasagem em relação aos processos de aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática. A situação foi detectada ainda em outubro de 2021, após aplicação de atividade diagnóstica, no retorno presencial às aulas na rede municipal de Hortolândia.

Com a realização do programa, a Prefeitura busca mitigar defasagens e promover a recuperação paralela complementar, voltada a crianças com baixo rendimento escolar, com foco na alfabetização e na superação das dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

“É um programa de reforço para garantir a melhoria de aprendizagem dos alunos da nossa rede, até em razão de todo o processo que tivemos da pandemia. Muitos alunos tiveram ou apresentaram alguma dificuldade por causa disso. Então, para sanar as dificuldades dos alunos, principalmente na questão da alfabetização, esse programa vem para ajudar”, afirma a professora Cristiane Begalli.

De acordo com a professora Cristiane Santos, para otimizar o ensino e a aprendizagem, uma das propostas, a ser implantada no segundo semestre letivo, é formar agrupamentos com, no máximo, 10 crianças. Essas crianças serão reavaliadas constantemente com o objetivo de repensar as estratégias de ensino para o alcance individual de cada criança.

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Apresentações festivas marcam encerramento de semestre letivo no Cier em Hortolândia

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Cerca de 230 estudantes e profissionais da Educação participaram das comemorações, realizadas nesta terça-feira (05/07), na quadra da escola, no Jd. Santo André

 

Eventos festivos e lúdicos, na quadra da escola, marcaram o encerramento das atividades do primeiro semestre letivo deste ano no CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, unidade escolar da Prefeitura de Hortolândia, no Jardim Santo André, voltada ao atendimento de estudantes com deficiências múltiplas. As apresentações do espetáculo “Vila do Chaves em: enfrentando a pandemia, que saudades da escola!” aconteceram nesta terça-feira (05/07), nos períodos matutino e vespertino, e reuniram estudantes e profissionais da unidade, totalizando cerca de 230 pessoas.

“Eu quero que o mundo conheça o CIER e que o CIER conheça o mundo!”, afirmou a terapeuta educacional da unidade, Ângela Rocha, que conduziu as apresentações, buscando envolver a todos. Especialistas, professores, educadores e estudantes vestiram-se a caráter e atuaram nas apresentações. 

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“Eu gostei da apresentação. A gente se despediu da Neusa hoje e quinta-feira passada. A gente fez homenagem pra ela hoje. Eu gostei de me apresentar. Minha família veio e assistiu. Eu fui o Kiko”, comentou Diogo de Souza, de 27 anos, estudante do CIER, referindo-se à monitora Neusa Uliana, que solicitou aposentadoria.

“Eu fiquei muito emocionada com a apresentação, porque ano passado o Felipe teve COVID-19. Eu quase o perdi. Então, vê-lo se apresentar hoje me emocionou muito. Saber que estamos vencendo essa batalha também está sendo ótimo. Ver Felipe se apresentando com as outras crianças foi muito importante”, ressaltou Solange Santos, mãe do estudante Felipe Santos, de 12 anos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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