Connect with us

Nossa Cidade

Agentes da Prefeitura visitam casas no Jardim Santa Emília para verificar presença de escorpiões

Publicado

em

Banner

Moradores de diferentes regiões da cidade têm recebido orientação da Prefeitura de Hortolândia com relação à presença de escorpiões. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, concluiu a ação casa a casa em uma área do Jardim Santa Emília. Os agentes do órgão visitaram 131 residências. Em 47 delas, os moradores relataram a presença de escorpiões. 

Durante a ação, os agentes orientaram os moradores sobre acidentes com escorpião e quais medidas adotar para evitar a entrada e a presença do artrópode em casa. De acordo com levantamento do órgão, a ação abrangeu 281 residências. Deste total, foram visitadas 131. Os agentes não conseguiram entrar em 150 casas, das quais 140 estavam fechadas e em 10 os moradores se recusaram a receber os agentes. 

Nas casas visitadas, os agentes constataram o acúmulo de materiais de construção e entulhos, materiais que são potenciais abrigos para os escorpiões. Outro item que também foi verificado nas casas visitadas pelos agentes foram paredes sem reboco. “Estes locais podem ter frestas que também servem de abrigo para escorpiões”, alerta a médica veterinária do órgão, Tosca de Lucca Benini Tomass. 

Os agentes constataram nas casas visitadas vias de entrada para escorpiões. Dentre as principais estão ralos e grelhas em quintais e áreas internas, ralos de pia, espelhos de luz, pontos de iluminação e caixas de gordura, além de frestas em portas e janelas. 

“As pessoas precisam se conscientizar que é necessário deixar o ambiente de suas casas o menos favorável possível para a entrada e a presença de escorpiões”, alerta a médica veterinária da UVZ. Dentre as medidas que a população deve tomar é deixar ambientes externos da casa limpos, sem acúmulo de materiais de construção, entulhos e objetos inservíveis, e colocar telas em ralos e grelhas, que funcionam como barreira para impedir a entrada dos escorpiões. 

A médica veterinária salienta ainda que as pessoas não devem tentar eliminar escorpiões com uso de inseticidas comuns, pois tais produtos podem deixá-los mais agitados, e com isso aumentar o risco de provocar acidentes com picada. 

Também nesta semana, a UVZ realiza o trabalho casa a casa com moradores no entorno da URE (Usina de Reciclagem de Entulhos), na região do Jardim Nova América. De acordo com órgão, a ação é para atender à demanda de reclamações de moradores da área que relataram a presença de escorpiões.

ARMADILHAS

A UVZ realizou, no final do ano passado, trabalho para detectar a presença de escorpiões em galerias subterrâneas de águas pluviais e de esgoto. O trabalho foi feito com a colocação de armadilhas, que consistem de placas de espuma ondulada, presas próximas do acesso às galerias, locais onde os escorpiões se escondem durante o dia. A presença de escorpiões nas armadilhas confirmou a suspeita da UVZ de que estes animais mudaram de hábitos na área urbana. De acordo com o órgão, em 2019, foram registrados 190 casos de aparecimento de escorpiões no município e 96 acidentes com picadas. 

Caso algum morador encontre escorpião na região onde mora, deve entrar em contato com a UVZ por meio dos telefones 3897-3312 e 3897-5974.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Hortolândia recepciona o primeiro Posto de Atendimento do Serasa para Certificado Digital

Publicado

em

Banner

Com agenda aberta a partir de hoje, a empresa Karnak distribuidor autorizado do Serasa Experian inaugura o primeiro Posto de Atendimento (PA) de Certificado Digital de Hortolândia/Sp.

Habilitado para vender, emitir e renovar de forma presencial os certificados digitais e-CPF, e-CNPJ, NF-e e demais ofertados pelo Serasa, o PA também oferece atendimento através da visita empresarial, por onde um de nossos operadores desloca-se até a sua empresa, proporcionando assim comodidade e agilidade a você nosso cliente.

A compra do seu certificado digital pode ser realizada através do link: https://serasa.certificadodigital.com.br/parceiro/karnak-hortolandia/ e/ou presencial em nosso PA. O pagamento pode ser realizado através de boleto bancário ou cartão de crédito.

O Posto de Atendimento fica situado a Rua Zacharias Costa Camargo, 350 Casa B – Sala 5 – Remanso Campineiro – Hortolândia/Sp ou se preferir pode entrar em contato pelo telefone/Whatsapp: (19) 9.98293-8734.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Avenida da Emancipação recebe Operação Tapa-Buraco

Publicado

em

Banner

A avenida da Emancipação recebeu a Operação Tapa-Buraco da Prefeitura de Hortolândia, nesta segunda-feira (17/05), próximo à Havan.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, a ação é necessária já que há a circulação de muitos ônibus na via, que por serem veículos pesados, acabam deteriorando o asfalto.

Além da avenida da Emancipação, a Operação Tapa-Buraco também foi concluída na rua Alberto Gomes, no Jardim das Paineiras, e na rua Manoel João da Silva, localizada na Vila Inema. As duas ruas são localizadas em áreas residenciais. A rua Guido Rosolém, via importante de acesso à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), também foi mais um local onde as equipes da Administração Municipal iniciaram a recuperação da malha asfáltica nesta segunda-feira. 

O trabalho continua nos próximos dias em outras regiões. Desde o início do ano, a Prefeitura investe na recuperação do asfalto das ruas e avenidas em todas as regiões da cidade. Para a realização da Operação Tapa-Buraco, toneladas de massa asfáltica são colocadas sobre os buracos para recuperação do pavimento. De janeiro a abril, já foram utilizadas aproximadamente 420 mil toneladas do produto nas ruas da cidade.

As equipes iniciam o trabalho pelo corte e limpeza do buraco, para, assim, fazer a aplicação de cascalho e a pintura de ligação sobre o local a ser aplicado o novo pavimento. Após toda essa preparação, é realizado o enchimento do buraco com a massa asfáltica aquecida e, por fim, a passagem do rolo compressor. Se a área for muito ampla, também é aplicado o rolo de pneus.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Ponte da Esperança estará fechada ao trânsito nesta quarta-feira (19/05) à noite

Publicado

em

Banner

Nesta quarta-feira (19/05), das 18h às 20h, a Ponte da Esperança estará fechada ao tráfego de veículos, segundo informações da Secretaria de Mobilidade Urbana. O fechamento temporário da via atende à solicitação da Secretaria de Governo da Prefeitura, para que o espaço seja palco de uma homenagem pelos 30 anos de emancipação política de Hortolândia.

A Ponte Estaiada é uma importante via de conexão entre a região central de Hortolândia e os bairros próximos ao Jardim Novo Ângulo, permitindo também acesso à SP-101. Em razão da interdição, a Secretaria de Mobilidade Urbana orienta os motoristas que circulam pelo Corredor Metropolitano que evitem a via, neste período, buscando fazer rotas alternativas.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares