Início Notícias Nossa Cidade Dicas para manter seu quintal livre do Aedes aegypti e evitar dengue

Dicas para manter seu quintal livre do Aedes aegypti e evitar dengue

Combate ao Aedes Aegypti

Com a proximidade do Carnaval, muitas pessoas se preparam para viajar e aproveitar o feriado prolongado, seja em Hortolândia ou qualquer outra cidade. Por isso, orienta-se que os moradores redobrem os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue.

O veterinário Evandro Alves Cardoso, da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), alerta que a principal medida para combater o mosquito é manter os quintais e áreas externas das casas limpos e sem possíveis criadouros. Cardoso enfatiza que a fêmea do Aedes aegypti busca locais com água parada para depositar seus ovos.

Por isso, verifique e remova qualquer objeto que possa acumular água, como garrafas PET, pneus, baldes e sacolas plásticas. Além disso, é importante que ralos e vasos sanitários sejam mantidos fechados ou tampados, prevenindo o acúmulo de água nesses locais. O veterinário também alerta para a importância de trocar regularmente a água dos bebedouros de animais de estimação e fazer a higienização desses objetos.

Faça sua parte para minimizar a contaminação pelo Aedes aegypti

Não deixe materiais recicláveis e objetos que possam acumular água. Se caso tiver, descarte-os nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Esses pontos estão localizados em várias regiões do município e ajudam a evitar que esses materiais obstruam a rede subterrânea de drenagem, o que pode causar alagamentos e outros problemas.

Além da conscientização da população, a Prefeitura continua com suas ações no combate ao Aedes aegypti. Semanalmente, são realizadas ações de busca ativa e nebulização em diversas regiões da cidade. A UVZ também disponibiliza testes rápidos para a detecção de Dengue e segue com a vacinação contra a doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), visando proteger a população. Até o momento, Hortolândia registrou mais de 2.200 casos notificados de Dengue em 2025.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98