Nossa Cidade
Acontece domingo(21.01) a 3ª Aula de Yoga no Pq. Socioambiental Chico Mendes

Nossa Cidade
Idosa dá dicas para evitar proliferação do Aedes aegypti em vasos de plantas

Ana Aparecida Romancini, moradora do Jd. Nova Europa, toma os cuidados para que os vasos não se tornem criadouros do mosquito
Ter plantas em casa traz vários benefícios. Elas alegram e decoram o ambiente, purificam o ar, enfim fazem bem para a saúde. Mas, é preciso tomar cuidados para que os lugares onde elas estão plantadas, seja jardim ou vasos, não se tornem criadouros do Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. Se você quer embelezar sua residência com plantas, confira as dicas de Ana Aparecida Romancini, de 63 anos, moradora do Jardim Nova Europa.
Quem entra na casa da idosa logo percebe que ela gosta muito de plantas. Nas áreas externas há vasos com diferentes espécies ornamentais, tais como suculenta, comigo-ninguém-pode, jiboia, lírio da paz, cactos, dentre outras. Mas além de cuidar bem delas, dona Ana toma as precauções para que não ocorra a proliferação do Aedes aegypti. Ela usa vasos com furos no fundo para que a água da rega escorra, mas sem deixá-la empoçada no chão ou acumulada nos pratinhos embaixo dos vasos. Vale sempre lembrar que água parada é a condição favorável para que a fêmea do Aedes aegypti deposite os ovos que darão origem a mais mosquitos.
Outro cuidado que a idosa tem é limpar regularmente as áreas externas onde estão os vasos com plantas. “Eu limpo com desinfetante. Para economizar, uso a água da máquina de lavar roupa”, ressalta a moradora. Ela ainda recolhe objetos que possam acumular água, como garrafas PET, embalagens plásticas, entre outros.
Dona Ana e seu filho, Marcos, esbanjam criatividade para reaproveitar materiais. “Meu filho teve a ideia de pegar uns pneus velhos que tínhamos em casa. Eles os pintou e os usou como se fossem vasos de plantas”, conta orgulhosa a moradora.
Busca ativa e nebulização
Assim como dona Ana, a Prefeitura de Hortolândia também faz a parte dela no combate ao Aedes aegypti. A UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realiza regularmente as ações de busca ativa e nebulização em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, o órgão faz busca ativa no Remanso Campineiro. Já outra equipe executa a nebulização no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora. As ações são feitas em regiões onde foram notificados casos positivos de Dengue.
A busca ativa consiste em visitas dos agentes da UVZ às casas para fazer a busca e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase de larva. Caso sejam encontradas larvas, algumas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.
A UVZ reforça a solicitação para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas residências. A ação é importante para evitar o ciclo de reprodução do mosquito. O órgão reforça ainda que os agentes estão identificados com crachá e uniforme.
A Prefeitura orienta a população para ficar atenta contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a busca ativa. Em caso de dúvidas e para saber em quais regiões serão realizadas as ações, os moradores podem entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.
Já na nebulização, os agentes entram nas casas para espalhar no ar um tipo de inseticida para eliminar os mosquitos já adultos. Na ação, os agentes utilizam nebulizadores costais motorizados para espalhar o inseticida em forma de vapor.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológiva, órgão também da Secretaria de Saúde, o município registra 1.572 casos notificados de Dengue, dos quais 422 positivos. Já de Chikungunya, o município tem 4 casos notificados, sendo um positivo. Neste ano, o município ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito das três doenças.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Nossa Cidade
Prefeitura de Hortolândia entrega ampliação do Parque Lago da Fé
No aniversário de 31 anos de Hortolândia, é inaugurado o maior parque socioambiental do município com quadras esportivas, pista de caminhada, ciclovia e academia ao ar livreHortolândia completou ontem 31 anos de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira (19/05) e, para celebrar a data, a Prefeitura entregou oficialmente para a comunidade hortolandense a ampliação do Parque Socioambiental Lago da Fé. Localizado na avenida Joaquim Martarolli, região do Parque Gabriel, o parque se tornou a maior área de lazer e esportes do município.
Durante a atividade de inauguração, que contou com a presença de aproximadamente 3 mil pessoas, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes anunciou que o espaço homenageará o ex-prefeito Angelo Perugini, vítima de Covid-19 em 2021. “Esse parque foi idealizado pelo amigo e saudoso prefeito Perugini. Era um sonho e que, com muitas mãos e gestão pública, o sonho saiu do papel e se tornou realidade. Hoje entregamos para a nossa população o maior parque socioambiental da nossa cidade e, nada mais justo, que homenagear uma pessoa que tanto trabalhou e lutou pela nossa cidade. Vamos encaminhar um projeto de Lei para a Câmara Municipal, ratificando essa denominação e, entregaremos também, uma escultura do Perugini para que a memória permaneça sempre presente”, destacou o prefeito Zezé Gomes.
O prefeito hortolandense afirmou que o município vive um grande período de transformações e a entrega da ampliação do Parque Lago da Fé se torna um marco na história do município em relação à conquista de mais qualidade de vida. “Sabe aquela história: quem te viu, não acredita no que vê hoje? No passado, na região do Parque Lago da Fé, só havia mato para todo lado. O projeto de Cidade Sustentável e Inteligente, preparada para o futuro, tão bem elaborado pelo Perugini, transformou toda essa grande região.
Implantamos as lagoas de contenção de enchentes, urbanizamos, criamos pista de caminhada, ciclovia, parque infantil, academia ao ar livre e quadras esportivas”, afirmou o prefeito.
A festa de inauguração no Parque Lago da Fé começou às 8h com aula de ginástica chinesa (Lian Gong). Houve apresentação do Quinteto Cultura, trazendo clássicos da Música Popular Brasileira e da recreacionista Naná, desenvolvendo uma série de dinâmicas no palco e interagindo com o público presente. A atividade contou ainda com o show do músico Diego Figueiredo, que recentemente esteve no município realizando dueto com o cantor Toquinho. A festa foi encerrada pelos professores da Academia Malibu, colocando as pessoas para dançar ao ritmo da zumba.
Nas quadras esportivas, a Secretaria Municipal de Esportes mobilizou professores de tênis, futebol society, futsal, vôlei de areia, basquete e de ginástica. Crianças e jovens compareceram em grande número e os jogos transcorreram ao longo do dia e início da noite, propiciada pela iluminação em Led em todas as dependências do parque. Durante todo o evento, os empreendedores da Feira da Economia Solidária estiveram presentes com suas barracas de alimentação, artesanato e produtos diversos.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Nossa Cidade
Hortolândia recebe peça peça teatral infantil sobre meio ambiente

Espetáculo “Viva a natureza” terá sessões gratuitas nesta segunda e terça-feira (23 e 24/05)
Quer ensinar as crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente de um jeito divertido? A dica é levá-las para assistir a peça teatral “Viva a natureza”, que será apresentada nesta segunda e terça-feira (23 e 24/05), aberta para a população. O espetáculo terá sessões gratuitas às 10h, 14h e 16h, na segunda, e às 10h e 14h, na terça. O espetáculo será encenado no anfiteatro da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacharias Pereira Junior, que fica na rua Adail Alves Silva, 525, Jardim Novo Ângulo. O espetáculo foi contemplados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) do governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, com patrocínio da empresa Patrus Transporte e produção da empresa Sancell.
A peça conta a história de duas crianças que descobrem que o sítio do avô, onde elas brincam, está tomado pelo lixo. Elas decidem então salvar o local. Mas, elas vão enfrentar um terrível inimigo, chamado Desperdício. O vilão vai usar os poderes do mal para enfeitiçar e encolher as duas crianças. Para conseguir vencer essa batalha, as crianças vão contar com três aliados da natureza, que são a Dona Borboleta, a Sra. Abelhinha e o Dr. Vagalume.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
-
Nossa Cidade1 semana atras
Prefeitura de Hortolândia realizará concursos públicos e processo seletivo para preencher mais de 440 vagas
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Wickbold Hortolândia com vaga para Auxiliar de produção e outras oportunidades
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Concursos Públicos em Hortolândia abre inscrições nesta segunda
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Confira algumas vagas de emprego em Hortolândia – 16-05
-
Nossa Cidade5 dias atras
Previsão aponta que frio deve ficar por mais tempo
-
Nossa Cidade4 dias atras
Hortolândia comemora 31 anos com festa no Parque Lago da Fé
-
Emprega Hortolândia6 dias atras
Pat Monte Mor esta com mais de 140 vagas de emprego
-
TV, Cinema e Teatro1 semana atras
La Brea: A Terra Perdida é o filme da Tela Quente nessa semana