16 de julho de 2024
Nossa Cidade

Abertura da 2ª Mostra de Teatro de Hortolândia é sucesso de público

Moradores elogiam iniciativa da Prefeitura de democratizar o acesso à arte cênica

Abertura do Mostra na lona - prefeito meira

Amantes da arte cênica lotaram o anfiteatro da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no bairro Remanso Campineiro, na abertura oficial da 2ª Mostra de Teatro de Hortolândia – NaLona 2013, sexta-feira (16/08), quando foi apresentado o espetáculo “Anonimato”, da Cia São Genésio de Teatro. O prefeito Antonio Meira participou do evento.

Na plateia de mais de 150 pessoas estava a vendedora Janaina Camargo, acompanhada do marido e da filha, Maria Vitória, que aguardava ansiosa o início da peça. “Muito interessante este projeto da Prefeitura. Adoro teatro, mas, não sobra dinheiro para ver um espetáculo. Então, quando surgiu a oportunidade de assistir esta peça de graça, não pensei duas vezes e trouxe toda a família”, comentou.

Antes dos atores subirem ao palco, o prefeito Antonio Meira, destacou a importância da Mostra para Hortolândia, que desenvolve políticas públicas para fomentar o teatro e formar público para produzir e receber espetáculos. “Queremos avançar na Cultura e a arte cênica é, sem dúvida, uma manifestação cultural muito importante. Por isso, estamos investindo em infraestrutura para comportar as produções de teatro, incentivar nossos artistas e descobrir novos talentos”, disse o prefeito.

A vice-prefeita Renata Belufe avalia a Mostra como uma importante ferramenta de democratização da arte. “Investir em cultura é investir no crescimento dos nossos cidadãos. Muita gente não tem condição de pagar R$ 60, R$ 70 para assistir a uma peça de teatro. A gratuidade dos espetáculos da Mostra NaLona facilita o acesso a esse tipo de arte, com apresentações para crianças e adultos”, observou.

De acordo com o secretário de Cultura, Tino Sampaio, a Mostra NaLona está mais estruturada neste ano, resultado do Prêmio Teatro de Hortolândia, realizado pela Prefeitura para selecionar os grupos para o evento. Ele explicou que a Mostra é uma das ações da Prefeitura para ampliar as políticas públicas culturais e investir na produção de teatro. “Temos artistas de seis estados do País que trazem para Hortolândia espetáculos premiados, de alta qualidade, numa programação variada para todas as idades”, disse o secretário.

Juraci Moreira, coordenador de projetos culturais do Centro Cultural Casa de Joana, parceiro da Prefeitura na realização da Mostra, valoriza o trabalho conjunto com a Administração para ampliar as políticas públicas na área de Cultura.

“O diálogo é importante para criar políticas públicas culturais. O resultado são trabalhos como este (Mostra NaLona). Nosso maior objetivo é formar plateia e oferecer acesso gratuito a espetáculos de qualidade a todas as pessoas, independente da condição financeira. Trouxemos para Hortolândia 24 espetáculos, produzidos por companhia de seis estados, que traçam um panorama do que acontece no teatro no País”.

A 2ª Mostra de Teatro de Hortolândia – NaLona 2013 vai até domingo (25/08) com espetáculos adulto, infantil e apresentações de rua. Todos gratuitos. A programação completa pode ser conferida no site www.nalona.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98