Nossa Cidade

1ª Festa do Migrante de Hortolândia terá mais de 30 pratos da culinária brasileira

1ª Festa do Migrante de Hortolândia terá mais de 30 pratos da culinária brasileira

festa do migrante culinaria

O sabor da culinária das regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil chega a Hortolândia no cardápio da 1ª Festa do Migrante, que acontece de 16 a 20 de outubro, no Parque Renato Dobelin, Centro. O evento é realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura. Os visitantes poderão provar mais de 30 pratos da gastronomia brasileira.

São iguarias doces e salgadas, com variedade para agradar a todos os paladares. Segundo a diretora de Cultura, Patrícia Banhara, os pratos serão produzidos e comercializados por associações, entidades civis e religiosas, além dos empreendedores populares do Programa Economia Solidária, que participam da festa.

A Região Norte traz no cardápio a famosa tapioca, prato típico dos estados do Amazonas e do Pará, feito à base de polvilho de mandioca. Entre as iguarias que serão servidas pela Região Nordeste estão o Baião-de-Dois, comida típica da Paraíba que utiliza arroz, feijão e carne seca no preparo, além do Acarajé, prato consumido pelos moradores da Bahia, feito com massa de feijão fradinho, cebola e sal com recheios diversos, entre eles, camarão.

Bijajica/coquinho (biscoito de polvilho doce frito), prato típico do estado de Santa Catarina, costela bovina no bafo e churrasco, bastante presentes na mesa dos gaúchos, fazem parte do cardápio da Região Sul. O Sudeste traz para a praça de alimentação da Festa do Migrante diversos pratos derivados de milho, a exemplo do cuscuz, galinhada (arroz cozido com frango em pedaços, temperado com açafrão), uma especialidade dos mineiros, o feijão tropeiro, receita típica da culinária paulista criada por bandeirantes e tropeiros, bolo de aipim (mandioca), prato inventado no Rio de Janeiro.

A Região Centro-Oeste apresenta aos visitantes pratos como empadão goiano, paçoca com sorvete e banana, guloseima típica do Mato Grosso, e a famosa polenta com galeto (frango novo), prato bastante consumido do estado de Goiás.

Os pratos são testados com apoio da equipe de nutricionistas do Programa de Segurança Alimentar, realizado pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. O objetivo é garantir o máximo de qualidade no preparo das refeições e orientar os participantes sobre a higiene e conservação dos alimentos.

A culinária típica poderá ser degustada pelos visitantes nos 40 estandes da praça de alimentação da festa, cujos espaços foram divididos pelas regiões do País. As barracas serão caracterizadas conforme a cultura e tradição da região, assim como os atendentes.

Grandes Shows

O evento contará, também, com grandes shows: padre Fábio de Melo (16/10), Donizeti (17/10), Orquestra de Viola com Mazinho Quevedo (18/10), Aline Barros (19/10) e Zé Geraldo (20/10). A entrada é gratuita.

Nos dias 16, 17 e 18, a Festa do Migrante começa a partir das 20h. Nos dias 19 e 20, a partir das 10h. Todos os dias, os visitantes contarão com shows e apresentações culturais feitos por artistas de Hortolândia e região, durante a Revirada Cultural, que fará parte da programação da Festa do Migrante, com auxílio financeiro da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas).

A expectativa da Secretaria de Cultura é que 100 mil pessoas passem pelo recinto, nos cinco dias de festa, somando os visitantes que assistirão aos shows e os que circularão pela festa.

“Esta festa será uma homenagem a todas as pessoas que apostaram no potencial da nossa cidade e aqui chegaram, décadas atrás, cheias de esperança, em busca de uma vida melhor. É uma homenagem a todos os migrantes que continuam chegando e contribuindo para o desenvolvimento de Hortolândia e na construção de uma cidade cada vez melhor”, afirma o prefeito Antonio Meira.

Serviço

O que? 1ª Festa do Migrante de Hortolândia
Quando 16 a 20 de outubro
Onde? Parque Renato Dobelin, Centro

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98