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Neymar diz que está recuperado e pronto

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Neymar não poderia ser mais simples e direto na entrevista coletiva que foi realizada depois do treino desta quarta-feira (2). Na véspera, com um incômodo na perna, provocou algumas dúvidas, que esclareceu de maneira categórica.
 
Segundo o site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Neymar disse que os jogadores estão bem preparos para enfrentar a Colômbia. Veja abaixo os principais trechos:

– Estou me sentindo muito bem, treinei normalmente e estou em condições de jogar contra a Colômbia.

– Está sentindo alguma dor?

– Se estou me sentindo bem é porque não tenho dor. Podem ficar tranquilos, estou bem.

Ele foi enfático também em relação ao aspecto emocional da equipe, tão questionado nos últimos dias.

– Não tem problema emocional algum no grupo. O jogo contra o Chile é que foi emocionante, para todo mundo.

Com simplicidade, Neymar rejeitou qualquer tipo de responsabilidade que queiram lhe dar em relação a ser decisivo na Seleção Brasileira.

– Não me sinto sobrecarregado de maneira alguma. Faço parte de um grupo, somos um time e todos têm o mesmo objetivo.

O jogo contra a Colômbia na sexta-feira foi definido da seguinte forma por ele.

– Não dá para escolher adversário em Copa do Mundo. E todos os jogos até agora na Copa do Mundo têm sido difíceis não só para o Brasil, mas para todas as seleções.

Para os que esperam dele sempre um show à parte, que seja o jogador que faz a diferença, Neymar foi realista, precavido e modesto.

– Não me preocupo com isso, em dar caneta, lençol, enfim, show. A Seleção Brasileira está comprometida em vencer e é esse o nosso primeiro objetivo. Não importa de que maneira isso aconteça.

Neymar aproveitou para fazer um elogio ao companheiro Fred, que tem sido cobrado pelas últimas atuações.

– Concordo que a bola está chegando pouco nele. Eu mesmo me cobro muito para deixar ele mais na cara do gol, porque tenho certeza que seu fizer isso 50 vezes, ele vai marcar 51. O Fred é muito importante para todos nós.

Fonte: rac.com.br

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Prefeitura de Hortolândia libera trânsito na ponte Jd. Minda, com sentido único

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Ponte construída próxima à Delegacia, no Pq. dos Pinheiros, faz parte das obras do Superviário

A rua Flamboyant, próxima à Delegacia de Polícia, localizada no Parque dos Pinheiros, que faz a ligação da avenida da Emancipação à região do Jardim Minda está com sentido único para o tráfego. O fluxo continua até a nova ponte construída pela Prefeitura de Hortolândia para acessar os bairros da região. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, não há mais a necessidade do tráfego ter dois sentidos na ponte, já que um trecho da rua Nossa Senhora do Carmo, em frente do posto de gasolina, foi liberado, criando mais uma alternativa para chegar e sair desta região. As intervenções no local fazem parte das obras do Superviário.

“Mesmo com a liberação de mais um trecho como alternativa para chegada e saída da região do Jardim Minda, pedimos a atenção e colaboração dos motoristas que circulam pelo local, principalmente durante os horários de pico. Respeitar as leis de trânsito e circular dentro do limite da velocidade permitida contribui para evitar acidentes e aumenta a segurança viária para pedestres e motoristas”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Superviário próximo de ser concluído

O Superviário é o maior complexo viário de Hortolândia, em implantação pela Administração Municipal. As obras começaram há pouco mais de um ano, em junho de 2021, e tem previsão de término este segundo semestre. De acordo com a Secretaria de Obras, as intervenções já atingiram os 86,23% de realização. Por meio delas haverá a integração entre regiões antes afastadas ou de difícil acesso.

 

Fonte: Prefeitura

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Judô de Hortolândia é destaque na Copa São Carlos da modalidade

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Torneio foi disputado no final de semana passado por alunos do Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura

O time de judô do Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura de Hortolândia fez bonito, mais uma vez, em uma competição Estadual. No final de semana passado, a equipe conquistou sete medalhas na Copa São Carlos da modalidade, disputada na cidade do interior de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Esporte, os 10 judocas hortolandenses concluíram a participação no torneio no oitavo lugar geral entre as 28 cidades participantes. Foram conquistadas duas medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze.

“Os judocas hortolandenses conquistaram, mais uma vez, uma posição de destaque em torneios que envolvem cidades de todo o Estado de São Paulo. A dedicação dos nossos jovens sempre é importante e continuaremos a oferecer as estruturas, pensando no futuro, para os treinamentos dos nossos atletas. Também devemos lembrar que o esporte é uma das principais ferramentas para a inclusão e o desenvolvimento social”, explica o secretário de Esportes da Prefeitura, Gléguer Zorzin.

Interessados podem treinar no  projeto da Prefeitura

Interessados podem treinar judô, arte marcial de origem japonesa que desenvolve o físico e a mente, gratuitamente, pelo projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura. Para mais informações ou realizar as inscrições, basta ligar no telefone (19) 39651400, nos ramais 7409 e 7421 ou diretamente no local das aulas. Além do judô, são outras 23 modalidades disponíveis, em 13 espaços distribuídos por diferentes regiões de Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Esporte, atualmente, o programa atende aproximadamente 6 mil pessoas. 

 

Fonte: Prefeitura

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Debate sobre contribuições da consciência fonológica para a alfabetização abre Semana de Educação em Hortolândia

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Formação começou na noite desta segunda-feira (15/08) e vai até primeiro de setembro em duas etapas

Com um debate sobre “Os saberes e sabores da Alfabetização: contribuições da consciência fonológica”, começou, na noite desta segunda-feira (15/08), a “Semana de Educação – Integra Saberes”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia. O tema de abertura foi abordado pela Profª. Drª. Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, fonoaudióloga, Doutora em Educação e docente da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O evento, organizado em duas etapas, vai até primeiro de setembro e busca ampliar as leituras e reflexões sobre o Currículo Municipal de Hortolândia, em elaboração. A primeira rodada de discussões se encerra nesta quinta-feira (18/08). A segunda começa no dia 29 deste mês.

A Semana é voltada a profissionais da rede municipal de ensino, porém o conteúdo de todas as palestras é aberto à comunidade em geral e pode ser encontrado no canal da Secretaria no YouTube. A live de abertura, que contou com mais de 1400 visualizações, foi mediada pelo Supervisor Educacional Donizeti Chagas de Faria. 

“Essa ação visa ampliar o ciclo de leitura e reflexões sobre o nosso Currículo Municipal, o Integra Saberes. Todos nós participamos ao longo do ano de 2021 dessa construção. Contamos com a assessoria do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada, liderado pelo professor César Callegari, a fim de discutirmos nossa proposta curricular da educação básica da cidade de Hortolândia, contemplando a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, nos anos iniciais. Agora, vamos para uma segunda etapa desse processo. Hoje temos esse importante documento que foi resultado dessa construção participativa que nós fizemos juntos, no ano passado, de forma colaborativa e autoral”, ressaltou o secretário adjunto de Educação, Ciência e Tecnologia, Renato Muccillo.

Para a Prof Draª Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, o tema da alfabetização, dada a sua grande relevância, está longe de ser esgotado. Gera muitos materiais, que também podem ser muito elaborados por professores da rede.

“Quando a gente fala em saberes, a nossa capacidade de saber sobre alfabetização nunca se encerra, ou sobre qualquer tema em educação. Sempre são realizados novos conhecimentos, através de pesquisas. Novos conhecimentos são compartilhados, quando conversamos com nossos colegas professores que trabalham com alfabetização. Novos conhecimentos e saberes são construídos, quando prestamos atenção nas crianças e nos modos como elas aprendem e se tornam alfabetizadas. Então, é muito interessante saber que esses saberes nunca se encerram e também os sabores, as delícias da alfabetização. Mesmo quem não é professor alfabetizador, mas que já acompanhou seu próprio filho ou qualquer criança no processo de alfabetização, sabe a delícia que é a descoberta desse conhecimento da linguagem escrita”, ponderou Lílian.

Segundo o Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, responsável pela organização da Semana, o objetivo é promover a formação continuada dos professores e profissionais da Secretaria, potencializando reflexões e discussões de relevância social e pedagógica, a partir de temas que constituem o Currículo Municipal – Integra Saberes. Visa ainda colaborar com a atuação pedagógica e profissional dos servidores da Educação para a compreensão da criança como centro do processo educativo, o cotidiano da sala de aula, as relações intra e interpesssoais, o processo de ensino e aprendizagem, a vida das crianças, jovens e adultos e os saberes da comunidade, de modo a possibilitar de forma coletiva e democrática a construção de uma educação municipal de qualidade.

Confira os demais convidados para os webinários:

Terça-feira (16/08) – “As contribuições da neurociênia na formação humana, social e profissional”, com a Profª. Ms. Magda J. de Andrade Araújo, doutoranda na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp; 

Quarta-feira (17/08) – “Adaptação Curricular para crianças com deficiência e as possibilidades de aprendizagem significativa”, com o Prof. Rogério Severino Lopes, especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento/TEA e em Atendimento Educacional Especializado Deficiência Física;

Quinta-feira (18/08) –  “Ajustes curriculares para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista)”, com a bióloga, pedagoga, psicopedagoga e neuropsicopedagoga clínica Juliana Baptistela, especialista em Educação Especial, em Saúde Mental com Ênfase em TEA e em Neuroaprendizagem.

Fonte: Prefeitura

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