Connect with us

Monte Mor

Dengue preocupa na Região do Jardim Paulista

Portal Hortolândia

Publicado

em

Banner

Em meio ao cenário de pandemia da COVID-19, muitas cidades em todo o país, assim como ocorre em Monte Mor, principalmente, na Região do Jardim Paulista, estão enfrentando também uma outra ameaça, o Aedes Aegypti. Este antigo inimigo está sempre à espreita e é transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. 

De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, desde janeiro até esta semana de abril, o município já soma 212 notificações, sendo que 48 estão abertas, 94 tiveram resultado positivo e outras 69 tiveram resultado negativo, e ainda um caso foi considerado grave. 

Segundo ainda a Secretaria de Saúde e o Departamento de Controle de Endemias, o aparecimento do mosquito e o aumento do número de casos de  Dengue vem sendo uma grande preocupação nos bairros Jardim Paulista, Café e Alvorada. Também houve o registro de notificações nos bairros Nova Alvorada, Mirim, São Clemente, além do Centro da cidade. 

Neste contexto, a Prefeitura Municipal de Monte Mor tem intensificado as ações de combate. Os agentes do Departamento Controle de Endemias estão realizando com frequência visitas de casa em casa em toda cidade. Eles possuem uniforme e identificação padrão e só percorrem as residências nos dias de semana, das 8 às 16. 

Já na Região do Paulista, desde esta segunda-feira, dia 12, até nesta sexta-feira, dia 16, a Operação Cata Treco vem sendo realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, com a Frente de Trabalho, junto com o Departamento de Controle de Endemias. 

A ação de limpeza ocorre a partir das 7 horas da manhã, como o recolhimento por agentes da Frente de Trabalho de materiais que possam ser possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue. A população é orientada a separar materiais que não estejam sendo utilizados e que podem acumular água. Não são recolhidos materiais de grande volume, como móveis de madeira, sofás e colchões. 

Nesta quarta-feira, dia 14, teve início também no bairro Jardim Paulista, a ação de nebulização com inseticida para o combate ao Aedes Aegypti, com máquina da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias. A ação vem sendo acompanhada pela Secretaria de Saúde e prossegue nesta quinta-feira, dia 15, e na sexta-feira, dia 16, sendo realizada entre às 18 e 20 horas. Vale destacar que a máquina libera uma neblina para eliminar os mosquitos e que caso chova no horário previsto para a nebulização, a ação será suspensa.  

A Secretaria de Saúde reforça a necessidade da população colaborar e fazer sua parte no combate a Dengue. Entre as recomendações estão, manter limpos quintais e também as calhas; observar se a caixa d’água estava devidamente fechada; e evitar objetos que acumulem água parada, como pratinhos em vasos, pneus, garrafas, bandeja de água atrás da geladeira, bebedouros, entre outros. 

Em caso de emergência a orientação do Departamento de Controle de Endemias é que o munícipe procure pela UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência. 

COVID-19 X DENGUE

Segundo o Secretário de Saúde, Sílvio Corsini, muitas pessoas têm confundido os sintomas de COVID-19 com os da Dengue, justamente, pela semelhança dos mesmos. Ainda, em sua grande maioria, as pessoas sintomáticas não estão realizando exame para Dengue e nem notificando o Departamento de Controle de Endemias sobre a suspeita. “Isso vem dificultando nosso trabalho de mapeamento de casos e combate a Dengue”, ressalta o secretário da Saúde, ao solicitar que em caso de suspeita o munícipe notifique o caso. Para mais informações ligue 3879-1130, das 8 às 17 horas.

Monte Mor

VACINAÇÃO para GRÁVIDAS e PUÉRPERAS em Monte Mor

Portal Hortolândia

Publicado

em

Banner

A VACINAÇÃO para GRÁVIDAS e PUÉRPERAS com comorbidades segue temporariamente SUSPENSA em Monte Mor, de acordo com o Plano Estadual de Imunização de São Paulo.

A imunização deverá ser retomada pelo governo do estadual tão logo novas remessas de vacinas do Butantan sejam direcionadas pelo Ministério da Saúde para estes públicos. 

Segundo ainda informações do governo do Estado, a PREVISÃO é que NOVAS REMESSAS destas vacinas cheguem nos PRÓXIMOS DIAS. A nova data será amplamente divulgada assim que os imunizantes estejam disponíveis na UBS Higor (Posto Central).

O Programa Nacional de Imunização, seguindo a recomendação da Anvisa, decidiu nesta terça-feira, 11, suspender a vacinação de gestantes e puérperas com a vacina da Fiocruz/Astrazeneca. O órgão federal sinalizou que emitirá nota técnica com relação às gestantes que já receberam a primeira do imunizante.

Continue Lendo

Monte Mor

Monte Mor confirma o falecimento de mais uma vítima da Covid-19

Portal Hortolândia

Publicado

em

Banner

Em seu nonagésimo boletim, a Secretaria de Saúde de Monte Mor informa que hoje, 12 de maio, foram realizados 56 novos exames, e foram confirmados 15 novos casos.

A soma de exames realizados até o momento é de 14018, sendo 9481 casos negativos, e 4311 casos positivos. São 226 pessoas esperando o resultado. O número de pessoas curadas é de 4083. Os casos de óbitos somam, infelizmente, 137 pessoas. São 91 pessoas hospitalizadas, e 1017 estão em isolamento domiciliar.

A secretaria de saúde lembra a todos a importância do uso de máscara, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e o distanciamento social. Pede, também, que a população compreenda e respeite as medidas restritivas impostas neste momento, pois a realidade que se apresenta é delicada.

No possível, siga a determinação do Governo do Estado de São Paulo. Não faça aglomeração. E entenda que apenas serviços essenciais estão autorizados a funcionar durante este período.

Continue Lendo

Monte Mor

Monte Mor participa da Campanha do Agasalho

Portal Hortolândia

Publicado

em

Banner

A Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e Fundo Social de Solidariedade, está participando da Campanha do Agasalho 2021 da EPTV. A arrecadação teve início nesta segunda-feira, dia 10, e prossegue até o dia 31 de julho. O ponto fixo para a entrega das doações no município é na sede do Fundo Social, localizado na Rua XV de novembro, 42, e que funciona  das 8 às 17 horas.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e primeira-dama, Elaine Ravin Brischi, o Fundo Social está recebendo doações de mantas, cobertores, cachecóis, meias, gorros, blusas e agasalhos para o frio. 

Iniciativa das afiliadas da Rede Globo, a Campanha do Agasalho 2021 é uma parceria com as prefeituras que fazem parte da área de cobertura da emissora nas regiões de Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto e Sul de Minas Gerais. O objetivo é unir forças para aumentar a arrecadação de roupas e cobertores para a população que mais necessita de ajuda.

DIA D DE DOAÇÕES

Dentro da programação da campanha está inserida a realização no dia 12 de junho, sábado, do Dia “D”  para doações, com envolvimento regional e ações simultâneas em diversas cidades, para recolhimento de roupas e cobertores, exclusivamente pelo sistema “drive-thru”, sem precisar sair do carro e garantindo toda segurança contra o coronavírus. Nesta data, entre às 8 e 17 horas, a arrecadação em Monte Mor será na praça Tese Marini, (antiga Praça dos Peixes), que fica no cruzamento das avenidas Ayrton Senna e Jânio Quadros.

Seguindo o slogan da campanha “Doar é um ato de compaixão. Neste inverno aqueça o coração de quem mais precisa” a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e primeira-dama, espera contar com a colaboração da população de Monte Mor, que vem demonstrando, ultimamente, o verdadeiro espírito de solidariedade e cidadania. “Neste Dia D a ideia é envolver novamente voluntários para auxiliar no recebimento das doações, respeitando os protocolos sanitários de combate ao coronavírus, tal como ocorreu na Campanha Conexão Solidária da EPTV, no dia 17 de abril”, comentou Elaine Brischi, recordando que ação foi um sucesso com a arrecadação de 5 toneladas de alimentos.

Mais informações sobre as doações para a Campanha do Agasalho podem ser obtidas diretamente na sede do Fundo  pelo telefone (19) 3889-1505 ou pelo site www.campanhadoagasalho.eptv.com.br.

Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares