Esportes

Equipe do futebol amador de Hortolândia estreou em partida para amputados, neste sábado (18/09)

Jogo contra Ajax, de São Paulo, mostra que esporte é inclusivo e pode ser disputado por todos

O esporte e a inclusão social caminham lado a lado para a integração social. Neste sábado (18/09), Hortolândia foi palco de uma partida de futebol para amputados, onde o resultado do placar pouco importou: ao final do jogo, prevaleceu a lição que a prática esportiva é para todos.

Anuncio


Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura, a partida foi entre duas equipes tradicionais do futebol amador, o Santa Clara de Hortolândia – que agora com o time de amputados, e o Ajax de São Paulo – onde a equipe já existia. Os times disputam os torneios de futebol amador em suas respectivas cidades e, agora, buscam neste novo projeto, ampliar a maneira de jogar futebol.

“A equipe do Ajax é um time tradicional da Zona Leste de São Paulo, acostumados a jogar grandes competições do futebol amador como a Copa Kaiser, por exemplo. Lá, eles já contam com este projeto de futebol para amputados e, agora, aqui em Hortolândia, buscamos na equipe do Santa Clara este tipo de inclusão. Essa foi a primeira partida do time e o projeto é a realização de mais jogos para ampliarmos a oferta de equipes que queiram ter esta modalidade, que alia futebol e inclusão social, despertando o interesse para que todos possam praticar o esporte”, explica o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.

A partida deste final de semana foi jogada em um campo de futebol society particular no Jardim Interlagos. Ao final do jogo, os hortolandenses do Santa Clara empataram por 3 a 3 com o Ajax no tempo normal e venceram por 4 a 3 nos pênaltis. Ao longo do jogo, a principal atração foi o espírito esportivo e a união que a paixão pelo futebol traz. “Grandes equipes do futebol brasileiro já possuem uma equipe para esta modalidade. Estamos na torcida e contribuindo para que o esporte continue aliado a inclusão social”, comenta o secretário.

COMO FUNCIONA A MODALIDADE?

No futebol de amputados, as partidas acontecem em um campo de futebol society. Os times jogam com sete jogadores, sendo o goleiro amputado ou com alguma deficiência em um dos braços, e os atletas de linha amputados ou com alguma deficiência em uma das pernas. Para jogar, não pode se tocar na bola de forma intencional com a perna ou braço amputados e nem com a muleta, além disso, o tiro de meta cobrado pelo goleiro não pode passar o meio do campo e ele, goleiro, não pode sair da área.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo