Connect with us

Eventos

De curso básico de DJ até espetáculos musicais e teatrais. Confira a agenda de atrações:

Publicado

em

Atrações culturais gratuitas, financiadas com recursos da Lei Aldir Blanc, contam com apoio da Prefeitura de Hortolândia

A agenda de atrações culturais gratuitas, em Hortolândia, disponibiliza, nesta semana (20 a 24/09), uma série de oportunidades variadas: oficinas, espetáculos musicais e teatrais, audiovisuais e aula sobre o sagrado. 

Todos os projetos são financiados com recursos da Lei Aldir Blanc e contam com o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura. Mas fique atento, em alguns casos é preciso se inscrever com antecedência. Veja as opções abaixo:

•Curso Básico de DJ

Segunda a sexta-feira (20 a 24/09), às 19h

Onde: YouTube da Secretaria de Cultura de Hortolândia: https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia/videos

O curso gratuito, em cinco aulas, será ministrado pelo DJ Robson. A oficina começa abordando os elementos técnicos básicos, como cabos, conectores, malhas, espessuras, modelos, nomes e serventias; passa para as mesas de som, finalidades e funções de cada botão, entrada e saída de áudio; depois, chega a vez das controladoras, funções e finalidades do equipamento. Por fim, o aluno começa a aprender sobre batidas e ritmos de música, para entender sobre os graves, médios e agudos da música e seus ritmos musicais. Na última aula, é hora de aprender a mixar músicas, conhecer frequências para fazer batidas e transição de uma música para outra.

Oficina de Musicalização Infantil: Instrumentos Reciclados

Terça-feira (21/09), às 7h e 8h

Onde: Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacarias Pereira Júnior, na Av. Adail Alves Silva, 525, Jardim Novo Ângulo.

A musicista e oficineira Regina Lima (foto) fará duas oficinas de musicalização infantil, no mesmo dia, tendo como foco a construção de instrumentos como chocalho e reco reco.  A proposta é que, durante a oficina, as crianças construam seus próprios instrumentos reciclados e, em seguida, explorem e aprendam a tocar neles cantigas brasileiras. Cada oficina tem duração de 50 minutos. A atividade é voltada ao público infantil, na faixa etária de 6 a 8 anos. Para participar é preciso se inscrever via WhatsApp: (19) 99462-4543. Há 15 vagas disponíveis em cada sessão. 

Projeto Roteiros do Sagrado de Hortolândia

Terça-feira (21/09), às 19h

Onde: YouTube da Secretaria de Cultura de Hortolândia: https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia/videos 

Após apresentar o conceito de “religião”, na aula 1, o projeto enfoca, nesta segunda aula, o conceito de “sincretismo religioso”, muito usado para apresentar a mistura de duas ou mais religiões, entendendo os problemas no emprego desse conceito. 

Ao todo, o projeto disponibilizará três videoaulas, além de quatro documentários contendo entrevistas com lideranças das principais religiões da cidade. Neste final de semana, foram lançados também dois livros, um voltado para professores e outro para o público em geral, bem como uma cartilha online sobre as religiões professadas no município. Os livros e a cartilha estão disponíveis no site do Mapa da Cultura de Hortolândia. Os demais materiais estarão disponíveis nos canais da Secretaria de Cultura de Hortolândia (YouTube e Facebook). 

Suíte “Ribeirão do Engano”: Samba de Bumbo (último episódio) 

Terça-feira (21/09), às 19h

Onde: YouTube da Secretaria de Cultura de Hortolândia: https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia/videos 

A composição para viola caipira solo “Ribeirão do Engano” é uma suíte de autoria do músico Felipe Macedo, dividida em 3 partes: Chegança, Catira da Saudade e Samba de Bumbo. Por meio do universo da música caipira, retrata o tema da migração, a necessidade de se mover. O projeto tem como assistente de gravação Quesia Botelho. 

“Samba de Bumbo” tem como referência a cultura afro-brasileira que, além de ser formadora da cultura do interior paulista, traz na força de sua rítmica um símbolo da resiliência de um povo. Segundo o compositor e intérprete, “Ribeirão do Engano” é o movimento das águas do ribeirão e, ao mesmo tempo, o engano de que o caminhar pode ter um fim.

Show Camilla e Ludmilla (22/09),

Quarta-feira (22/09), às 14h

Onde: CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Remanso Campineiro, na Rua Euclides Pires de Assis, 200

A dupla sertaneja Camilla e Ludmilla fará show presencial, em comemoração ao Mês do Idoso. O evento será fechado ao público convidado pelo Centro de Convivência da Melhor Idade e seguirá todos os protocolos de segurança para a prevenção da COVID-19.

Curta metragem “Casas” 

Quarta-feira (22/09), às 20h

Onde: YouTube: Coletivo Cafofo em Casas (https://bityli.com/coletivocafofoemcasas)

Curta-metragem gravado em Hortolândia e Sumaré, com direção de Gisele Jorgetti, “Casas” mostra recortes da vida de cinco pessoas que refletem sobre experiências de vida e questões como ancestralidade, expressão de gênero e sentido de pertencimento. O projeto parte da referência literária de “Um Teto Todo Seu”, de Virgínia Wolf, em que a escritora coloca a necessidade de que a mulher precisa de um lugar que seja respeitado e no qual possa se isolar para libertar seus pensamentos e criar. No projeto, junta-se a essa à figura feminina o gay negro e o trans não binário. Por meio de uma narrativa fragmentada, o público acompanha os conflitos individuais e questionamentos sobre temas que passam pela construção da autoimagem e autoaceitação, até o lugar a que se sentem pertencentes, seja numa casa/corpo, casa/lar ou casa/país. A Direção de Fotografia é de Paola Champi. Participam do Coletivo Atuantes Gui Campos, Paulo Zarta, Simone Rodrigues, Gisele Jorgetti e Paola Champi. 

Após a estreia no dia 22, o coletivo fará um bate-papo ao vivo sobre o processo de criação de “Casas”, que será transmitido pelo mesmo canal. Todos poderão participar com perguntas via comentários do YouTube. O curta ficará disponível para visualização até domingo (26/09).

Hortolândia Formadora de Artistas (Valter Novais)

Sexta-feira (24/09), 20h

Onde: YouTube da Secretaria de Cultura de Hortolândia:

https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia/videos

O Projeto “Hortolândia Formadora de Artistas” busca apresentar a história da formação do campo artístico no município, mostrando os esforços de capacitação e profissionalização de jovens e adultos oferecidos pela Prefeitura, em dois centros formadores: a Escola de Artes Augusto Boal e o Centro de Educação Musical Municipal. Nessa série documental, os próprios artistas contam suas histórias, memórias e vivências nesses espaços, apresentando seus processos de formação e transformação, além de contar com suas performances em cada episódio. Com isso, busca-se tornar ainda mais conhecidas do público em geral tais iniciativas, gratuitas e sem fins lucrativos, tão importantes para a conformação do campo artístico de nosso município. O novo e último episódio da série trata da arte como cuidado de si e do outro, mostrando a trajetória de Valter César Novais, um dos idealizadores e mantenedores da Escola de Artes Augusto Boal.

Eventos

Estação Cultura Campinas recebe Mercado Místico dias 6 e 7 de novembro

Publicado

em

A Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos” recebe o Mercado Místico, nos dias 6 e 7 de novembro, das 10h às 20h, seguindo todos os protocolos sanitários. A entrada e o estacionamento são gratuitos. O evento retorna a Campinas após uma pausa de quase dois anos, por conta da pandemia. A edição deste ano tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.

O Mercado Místico, que ocorre há uma década na Avenida Paulista, em São Paulo, terá sua terceira edição na Estação Cultura. O público terá a oportunidade de participar gratuitamente de palestras e vivências que abordam diversos temas como terapias holísticas para pets, a vivência xamânica, a saúde sexual feminina, o despertar da consciência através do reiki, Ayauascha e medicina da floresta.

Os visitantes ainda poderão realizar gratuitamente a limpeza xamânica, – uma limpeza feita por meio de ervas e orações para um reequilíbrio energético e participar da Oficina de Dança Cigana com a professora Lady Agatha. Outra atração tradicional é a consulta com mais de 20 renomados oraculistas vindo de diferentes partes do Brasil, que orientam e fazem previsões por meio de leituras de tarô, runas, búzios, leitura na borra de café, quiromancia, baralho cigano, cartomancia, com atendimentos ao preço de R$ 50,00.

Para esta terceira edição, o evento reúne expositores de todo o Brasil, incluindo Campinas e região. O público vai se encantar com produtos que agradam aos mais variados gostos e crenças, como mandalas, orgonites, cristais e outras pedras, filtro dos sonhos, sino dos ventos, incensos e incensários, aromatizadores de ambientes, velas, sais, sabonetes fitoterápicos, perfumes, cosméticos veganos, óleos corporais, ervas, chás, artigos egípcios, artesanato indígena, banhos (descarrego, calmante, autoestima), grimórios, gnomos, duendes, fadas, bruxas, bonecas, amuletos, patuás, varinhas mágicas, pêndulos, adagas, quadros, luminárias, japamalas, tarô, baralhos, toalhas para leitura de oráculos, runas, relicários, oratórios, livros, acessórios turcos, argila medicinal e roupas típicas.

As atrações não param por aí. As diferentes culturas serão homenageadas no palco do evento e o público poderá acompanhar, ao longo dos dois dias, apresentações de danças cigana, dança do ventre, dança afro-brasileira, tribal fusion, entre outras.

O idealizador do Mercado Místico, o publicitário Márcio Carneiro Alvarez, destaca que Campinas já se tornou um ponto de referência do evento e o público estava esperando a realização de uma nova edição, adiada por conta da pandemia. “Pessoas de vários municípios da região visitaram as edições anteriores do Mercado Místico e já estavam aguardando o próximo para trazer mais amigos e família. Por isso, estamos muito felizes em estar de volta. Tudo está sendo preparado com toda segurança, trazendo novidades e muitas atrações para renovar as energias após esse período tão difícil que passamos”, diz Alvarez, revelando que toda a equipe também está na expectativa para desembarcar na cidade campineira.

Confira a programação gratuita de palestras e vivências :

Palestras / Vivências Auditório 1
Sábado 06/11

13h às 13h50 – Saúde sexual feminina, pompoarismo e sagrado feminino, por Maristtela Machado

14h30 às 15h20 – Terapias holísticas em pets, por Carolina Mendonça

16h às 16h50 – Desmistificando Exu, por Pai Edson D’Osun

17h30 às 18h20 – Sua missão de vida através da Numerologia, Por Zaira

Palestra/ Vivências Auditório 2
Sábado 06/11

12h30 às 13h20 – Resgate da criança interior- ativando alegria, autoestima e liberando bloqueios, por Cigana Kalila

14h às 14h50 – Vivência Xamânica dos 4 elementos, por Nadyja Godoy

15h30 às 16h20 – Empoderamento feminino, por Joice Fisher

17h às 17h50 – Ayauascha e medicinas da floresta, por Marcela Lino

Palestras / Vivências Auditório 1
Domingo 07/11

13h às 13h50 – Reiki o despertar da Consciência, por Marcelo Tarim

14h30 às 15h20 – Magia natural e a construção de Feitiços, por Carolina Coimbra (A Bruxa Mystika)

16h às 16h50 – Como ter o corpo fechado, por Vanessa Favero

17h30 às 18h20 – Aprenda a dar um novo rumo (sentido) a sua Vida, não existe Fim para aqueles que desejam seguir, por André Belém

Palestras / Vivências Auditório 2
Domingo 07/11

12h30 às 13h20 – Os benefícios de se conectar com a Espiritualidade Cigana, por Cigana Eva

14h às 14h50 – Vivência Xamânica do Povo da Floresta, por Nadyja Godoy

15h30 às 16h20 – Oráculos Ancestrais Ciganos: desvendando destinos, por Cigano Renan

17h às 17h50 – Leitura de cartas: previsão, aconselhamento ou autoconhecimento? por Claudia Rizzo

Apresentações Palco

Sábado 06/11

13h – Dança Cigana Ruska Roma Dupla – Inga Godoi

13h10 – Dança Cigana – Cia do Ventre Cigano

13h15 – Show Música Cigana – Trovadores de Maria

14h05 – Dança Cigana Solo – Inga Godoi

16h15 – Dança Cigana Artística – Grupo de Dança Energia Cigana Michele Rodrigues

16h35 – Dança do Ventre – Lina Latifah

16h45 – Dança do Ventre – Nashirah Amaral

16h55 – Dança Cigano Estilo Brasileiro – Cigana Natasha

Domingo 07/11

13h – Dança Afro Brasileira – Catimba Danças Afro

13h15 – Dança Tribal Fusion – Viviane Hayan

13h25 – Dança do Ventre – Marlene Miranda

13h35 – Dança Cigana – Luna Del España e Casal Bottura

13h55 – Dança ATS – Amora Tribal

16h15 – Dança Cigana Artística Brasileira – Rose Lopes

16h25 – Oficina de Dança Cigana – Lady Agatha

17h10 – Dança Cigana – Eliane Cassimiro

SERVIÇO

Feira Mercado Místico
Data: 6 e 7 de novembro – Horário: das 10h às 20h
Onde: Estação Cultura Campinas – Praça Marechal Floriano Peixoto s/n, Vila
Realização: Art Shine Promoções e Eventos
Quanto: Entrada Gratuita
Consulta com oraculista: R$50,00
Estacionamento gratuito R. Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial (Campinas)
Importante: Para realização do evento serão obedecidos os protocolos de controle exigidos pela Prefeitura Municipal para contenção da Covid-19, sendo principalmente a exigência do uso de máscara, totens com álcool gel, controle de entrada, entre outros.
Realização: Art Shine Promoções e Eventos
Apoio: Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo

Continue Lendo

Eventos

Estação Cultura Campinas tem Festival de Torresmo e Costela

Publicado

em

Público poderá se deliciar com as delícias da culinária suína, além de diversos pratos salgados
A Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos” recebe, pela primeira vez, o Festival de Torresmo e Costela. O encontro ocorre nos dias 6 e 7 de novembro, das 10h às 20h, seguindo todos os protocolos sanitários. A realização é da Art Shine com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas. A entrada e o estacionamento, na parte de trás da Estação Cultura, são gratuitos.

Os dois eventos já são consagrados no Memorial da América Latina, em São Paulo, mas o encontro deles em um único espaço é uma das grandes novidades que promete agradar aos mais diferentes paladares. Os preços variam de R$ 10,00 (pastel) até R$ 96,00 (porção de costelinha barbecue tamanho família).

Dentre as receitas da culinária suína, o público poderá escolher o famoso torresmo de rolo, joelho de porco, as tradicionais porções de torresmo, barca de torresmo; torresmo na taça e porção de torresmo de barriga. Já para os fãs de costela, o evento contará com assadores tradicionais que vão oferecer opções na brasa, defumada, no bafo, entre outras. Os destaques ficam por conta da costela fogo de chão que é acompanhada por arroz, batata confitada no azeite ou ainda a costelinha ao molho de barbecue.

Além das receitas de costela e torresmo, o público terá outras opções na praça de alimentação com diversos pratos salgados, como acarajé, pastéis, sanduíches, espetinhos, além de uma variedade de bebidas e doces. Para quem não é fã de carne, o evento contará com opções de pratos vegetarianos e veganos, como, coxinhas, pastel, acarajé, doces, frutas, yakissoba, etc.

Para deixar o evento ainda mais completo para toda a família, uma área kids especial, seguindo com todos os protocolos sanitários, para a diversão das crianças.

O organizador do evento, Márcio Carneiro Alvarez, revela que os campineiros estão esperando o Festival de Torresmo e Costela desde do ano passado, quando foi cancelado no início da pandemia. “A pausa foi necessária e tudo está sendo organizado para oferecer um ambiente seguro com todas as medidas de controle e segurança. Nosso objetivo é que o evento traga a oportunidade de um final de semana agradável com a família e amigos num local muito acolhedor da cidade que é a Estação Cultura”, destaca Márcio.

Confira a programação musical

Sábado 06/11
14h10 – João Simmas e Julian Campos – POP
17h15 – Rock Strada – Rock

Domingo 07/11
14h10 – Juliano Lima – POP
17h15 – Calango Brabo – Rock no Sertão

SERVIÇO

Festival de Torresmo e Costela

Data: 6 e 7 de novembro – Horário: das 10h às 20h
Onde: Estação Cultura Campinas – Praça Marechal Floriano Peixoto s/n, Vila
Realização: Art Shine Promoções e Eventos
Quanto: Entrada Gratuita
Estacionamento Gratuito: R. Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial (Campinas)
Importante: Para realização do evento serão obedecidos os protocolos de controle exigidos pela Prefeitura Municipal para contenção da Covid-19, sendo principalmente a exigência do uso de máscara, totens com álcool gel, controle de entrada, entre outros.
Apoio: Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo

Continue Lendo

Eventos

Shopping Dom Pedro realiza o “Pet no Parque”, com feira de adoção e caricaturas

Publicado

em

Neste final de semana (23 e 24/10), o Parque D. Pedro Shopping, administrado pela Aliansce Sonae, promove o “Pet no Parque”, evento gratuito que contará com 30 cachorros para adoção resgatados pela ONG Anjos de Rua, além de caricaturas dos pets feitas pelo artista Ots, oficina de bandanas e food trucks. O evento acontece das 17h às 20h, na Praça Be Green, na Entrada das Árvores.

“Vamos criar um espaço no qual os tutores possam fazer atividades interativas com seus pets, além de incentivar a responsabilidade social por meio da adoção de animais abandonados. Para isso, contamos com o apoio da ONG Anjos de Rua, que faz um trabalho sério e responsável, dando oportunidade para que estes animais encontrem um lar”, conta a gerente de marketing do shopping, Taís Tavares.

A Anjos de Rua foi fundada em janeiro de 2016 e hoje conta com 90 animais resgatados, entre cães e gatos, além de três aves. “Ficamos muito contentes com o convite do Parque D. Pedro Shopping. Ter um centro de compras desse porte e que atinge tantas pessoas apoiando a nossa causa é animador e importante”, explica Luiza Alves Grande, uma das fundadoras da ONG.

“A visibilidade e conscientização da adoção é essencial e ainda muito difícil. Faz oito anos que eu e a Juliane resgatamos animais abandonados e em situação de maus tratos e, ainda hoje, 90% das pessoas preferem comprar animais do que adotar. Nossa luta é pela conscientização de que amor não se compra e de que existem muitos animais sem raça definida que são capazes de mudar a vida das pessoas”, completa.

As adoções com a Anjos de Rua serão feitas mediante aprovação de um formulário, documento original com foto e uma entrevista que será feita durante o evento. Os pets já estão vacinados com a primeira dose e vermifugados, por isso a ONG inclui uma taxa de adoção de R$150,00 ou um pacote de ração da marca Golden, de 15 kg, para manter o cuidado com outros animais resgatados. “A partir do momento que você adota um pet, você não está apenas salvando a vida de um animal, e sim a sua, pode acreditar, além de gerar mais uma vaga para futuros resgates”, afirma a protetora.

Luiza ressalta que a adoção é uma decisão muito séria, que deve ser tomada de modo responsável. “Não se trata de achar o animal fofinho ou de ele estar precisando de um lar, mas envolve responsabilidade, custos mensais, tempo, segurança e cuidados diários. É uma vida que depende completamente de nós”. A ONG não levará gatos para adoção imediata, pois os filhotes ainda estão amamentando, mas informam aos interessados que existem animais à disposição, basta procurá-los nos dias 23 e 24.

Serviço: “Pet no Parque” – Parque D. Pedro Shopping
Quando: 23 e 24 de outubro
Horário: das 17h às 20h
Local: Praça Be Green (Entrada das Árvores)
Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra
Mais informações: Parque D Pedro
Caricaturas Pet: Ots (@otsss)
ONG Anjos de Rua: Associação Anjos de Rua ®️ (@anjosderua)

Continue Lendo

Populares