Connect with us

Eventos

De curso básico de DJ até espetáculos musicais e teatrais. Confira a agenda de atrações:

dj flashback disco

Atrações culturais gratuitas, financiadas com recursos da Lei Aldir Blanc, contam com apoio da Prefeitura de Hortolândia

A agenda de atrações culturais gratuitas, em Hortolândia, disponibiliza, nesta semana (20 a 24/09), uma série de oportunidades variadas: oficinas, espetáculos musicais e teatrais, audiovisuais e aula sobre o sagrado. 

Anuncio

Todos os projetos são financiados com recursos da Lei Aldir Blanc e contam com o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura. Mas fique atento, em alguns casos é preciso se inscrever com antecedência. Veja as opções abaixo:

•Curso Básico de DJ

Advertisement

Segunda a sexta-feira (20 a 24/09), às 19h

Onde: YouTube da Secretaria de Cultura de Hortolândiahttps://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia/videos

O curso gratuito, em cinco aulas, será ministrado pelo DJ Robson. A oficina começa abordando os elementos técnicos básicos, como cabos, conectores, malhas, espessuras, modelos, nomes e serventias; passa para as mesas de som, finalidades e funções de cada botão, entrada e saída de áudio; depois, chega a vez das controladoras, funções e finalidades do equipamento. Por fim, o aluno começa a aprender sobre batidas e ritmos de música, para entender sobre os graves, médios e agudos da música e seus ritmos musicais. Na última aula, é hora de aprender a mixar músicas, conhecer frequências para fazer batidas e transição de uma música para outra.

Oficina de Musicalização Infantil: Instrumentos Reciclados

Advertisement

Terça-feira (21/09), às 7h e 8h

Onde: Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacarias Pereira Júnior, na Av. Adail Alves Silva, 525, Jardim Novo Ângulo.

A musicista e oficineira Regina Lima (foto) fará duas oficinas de musicalização infantil, no mesmo dia, tendo como foco a construção de instrumentos como chocalho e reco reco.  A proposta é que, durante a oficina, as crianças construam seus próprios instrumentos reciclados e, em seguida, explorem e aprendam a tocar neles cantigas brasileiras. Cada oficina tem duração de 50 minutos. A atividade é voltada ao público infantil, na faixa etária de 6 a 8 anos. Para participar é preciso se inscrever via WhatsApp: (19) 99462-4543. Há 15 vagas disponíveis em cada sessão. 

Projeto Roteiros do Sagrado de Hortolândia

Advertisement

Terça-feira (21/09), às 19h

Onde: YouTube da Secretaria de Cultura de Hortolândiahttps://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia/videos 

Após apresentar o conceito de “religião”, na aula 1, o projeto enfoca, nesta segunda aula, o conceito de “sincretismo religioso”, muito usado para apresentar a mistura de duas ou mais religiões, entendendo os problemas no emprego desse conceito. 

Ao todo, o projeto disponibilizará três videoaulas, além de quatro documentários contendo entrevistas com lideranças das principais religiões da cidade. Neste final de semana, foram lançados também dois livros, um voltado para professores e outro para o público em geral, bem como uma cartilha online sobre as religiões professadas no município. Os livros e a cartilha estão disponíveis no site do Mapa da Cultura de Hortolândia. Os demais materiais estarão disponíveis nos canais da Secretaria de Cultura de Hortolândia (YouTube e Facebook). 

Advertisement

Suíte “Ribeirão do Engano”: Samba de Bumbo (último episódio) 

Terça-feira (21/09), às 19h

Onde: YouTube da Secretaria de Cultura de Hortolândiahttps://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia/videos 

A composição para viola caipira solo “Ribeirão do Engano” é uma suíte de autoria do músico Felipe Macedo, dividida em 3 partes: Chegança, Catira da Saudade e Samba de Bumbo. Por meio do universo da música caipira, retrata o tema da migração, a necessidade de se mover. O projeto tem como assistente de gravação Quesia Botelho. 

Advertisement

“Samba de Bumbo” tem como referência a cultura afro-brasileira que, além de ser formadora da cultura do interior paulista, traz na força de sua rítmica um símbolo da resiliência de um povo. Segundo o compositor e intérprete, “Ribeirão do Engano” é o movimento das águas do ribeirão e, ao mesmo tempo, o engano de que o caminhar pode ter um fim.

Show Camilla e Ludmilla (22/09),

Quarta-feira (22/09), às 14h

Onde: CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Remanso Campineiro, na Rua Euclides Pires de Assis, 200

Advertisement

A dupla sertaneja Camilla e Ludmilla fará show presencial, em comemoração ao Mês do Idoso. O evento será fechado ao público convidado pelo Centro de Convivência da Melhor Idade e seguirá todos os protocolos de segurança para a prevenção da COVID-19.

Curta metragem “Casas” 

Quarta-feira (22/09), às 20h

Onde: YouTube: Coletivo Cafofo em Casas (https://bityli.com/coletivocafofoemcasas)

Advertisement

Curta-metragem gravado em Hortolândia e Sumaré, com direção de Gisele Jorgetti, “Casas” mostra recortes da vida de cinco pessoas que refletem sobre experiências de vida e questões como ancestralidade, expressão de gênero e sentido de pertencimento. O projeto parte da referência literária de “Um Teto Todo Seu”, de Virgínia Wolf, em que a escritora coloca a necessidade de que a mulher precisa de um lugar que seja respeitado e no qual possa se isolar para libertar seus pensamentos e criar. No projeto, junta-se a essa à figura feminina o gay negro e o trans não binário. Por meio de uma narrativa fragmentada, o público acompanha os conflitos individuais e questionamentos sobre temas que passam pela construção da autoimagem e autoaceitação, até o lugar a que se sentem pertencentes, seja numa casa/corpo, casa/lar ou casa/país. A Direção de Fotografia é de Paola Champi. Participam do Coletivo Atuantes Gui Campos, Paulo Zarta, Simone Rodrigues, Gisele Jorgetti e Paola Champi. 

Após a estreia no dia 22, o coletivo fará um bate-papo ao vivo sobre o processo de criação de “Casas”, que será transmitido pelo mesmo canal. Todos poderão participar com perguntas via comentários do YouTube. O curta ficará disponível para visualização até domingo (26/09).

Hortolândia Formadora de Artistas (Valter Novais)

Sexta-feira (24/09), 20h

Advertisement

Onde: YouTube da Secretaria de Cultura de Hortolândia:

https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia/videos

O Projeto “Hortolândia Formadora de Artistas” busca apresentar a história da formação do campo artístico no município, mostrando os esforços de capacitação e profissionalização de jovens e adultos oferecidos pela Prefeitura, em dois centros formadores: a Escola de Artes Augusto Boal e o Centro de Educação Musical Municipal. Nessa série documental, os próprios artistas contam suas histórias, memórias e vivências nesses espaços, apresentando seus processos de formação e transformação, além de contar com suas performances em cada episódio. Com isso, busca-se tornar ainda mais conhecidas do público em geral tais iniciativas, gratuitas e sem fins lucrativos, tão importantes para a conformação do campo artístico de nosso município. O novo e último episódio da série trata da arte como cuidado de si e do outro, mostrando a trajetória de Valter César Novais, um dos idealizadores e mantenedores da Escola de Artes Augusto Boal.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Eventos

‘Mestres do BBQ’ tem segundo final de semana com muita música, cerveja e churrasco

churrasco

Evento gratuito oferece o melhor do churrasco em Campinas

Depois do sucesso do primeiro final de semana, ‘Mestres do BBQ’ continua sua programação de shows com muita descontração e alegria, além de cervejas artesanais, e claro, muito churrasco! O evento acontece nos dias 26, 27 e 28, no bolsão do estacionamento A do Shopping Iguatemi, em Campinas, e oferece uma estrutura completa, entrada gratuita e atrações para toda a família.

Anuncio

Entre as várias cervejarias convidadas, estão a Campinas e Barossa, sediadas em Campinas; Berggren, de Nova Odessa; Bragantina, de Bragança Paulista; Dama, de Piracicaba; Maltesa, de Ribeirão Preto; Bodebrown, de Curitiba e Eisenhügel de Itapecerica da Serra.

A programação musical também merece destaque. No total, serão 09 shows. Na sexta (26), a banda Lithium Nirvana Cover se apresenta às 18h. Às 20h será a vez da Lost Dogs Pearl Jam cover; no sábado (27) às 12h a School of Rock inicia a programação de shows do dia. Na sequência, The Rock Band às 14h, Rising Power AC/DC Cover às 17h e a banda Deep Illusions Guns and Roses COVER às 20h. Por fim, no domingo (28), a School of Rock retorna mais uma vez no mesmo horário de sábado (12h), logo depois (às 15h0 tem Tina Turner Tributo e pra encerrar o evento, às 18h, apresentação da banda VIVA LA VIDA – Tributo Coldplay.

Advertisement

‘Mestres BBQ’ é uma realização dos mesmos organizadores do Champions Beer, e conta com uma estrutura confortável e completa, com direito a espaço kids e espaço pet friendly. “A gente segue com nossa proposta de levar diversão para todos os públicos. Com certeza será mais um final de semana com muito churrasco e cerveja de qualidade. Sem contar que as pessoas vão poder assistir,  de graça, às melhores bandas da atualidade”, afirma João Paulo Silva, organizador do evento.

PROGRAMAÇÃO BBQ

Sexta 26/04

  • 17h – Abertura do evento
  • 18h – Lithium Nirvana Cover
  • 20h – Lost Dogs Pearl Jam cover

Sábado 27/04

  • 11h – Abertura do evento
  • 12h – School of rock 
  • 14h – The Rock Band
  • 17h – Rising Power AC/DC Cover
  • 20h – Deep Illusions Guns and Roses COVER 

Domingo 28/04

  • 11h – Abertura evento
  • 12h – School of rock 
  • 15h – TINA TURNER TRIBUTO
  • 18h –  VIVA LA VIDA – Tributo Coldplay

SERVIÇO

MESTRES DO BBQ

Shopping Iguatemi Campinas

Advertisement

Bolsão do estacionamento A

Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina, Campinas (SP)

Sextas, das 17h às 22h

Sábados, das 11h às 22h

Advertisement

Domingos, das 11h às 20h

Entrada gratuita no evento e nos shows

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Eventos

Evento gospel com entrada gratuita acontecerá em Campinas: confira programação

evento gospel

O evento gospel Voltando a Sonhar acontecerá em Campinas nos dias 3 e 4 de maio e contará com a participação de grandes artistas do segmento gospel. Já foram confirmados: Nívea Soares, Central 3, Israel Salazar e Gabriel Guedes.

Realizado na Praça Arautos da Paz, no Taquaral, as atividades terão início na sexta-feira, a partir das 19h, e no sábado, a partir das 17h. Além das apresentações musicais, o público poderá conferir a presença dos pastores Hildo Felix, Ben Swart e Jordan Powell.

Anuncio

Com entrada franca, o festival busca proporcionar um ambiente de celebração e renovação espiritual, num ambiente de fácil localização e amplo espaço.

Confirmados para o evento gospel Voltando a Sonhar

  • Cantora Nívea Soares
  • Grupo musical Central 3
  • Cantor Israel Salazar
  • Cantor Gabriel Guedes
  • Pastor Hildo Felix
  • Pastor Ben Swart
  • Pastor Jordan Powell

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Eventos

Hortocomedy agita a Praça de Alimentação do Shopping Hortolândia

shopping Hortolândia

Prepare-se para momentos de risadas inesquecíveis! O Hortocomedy está de volta à Praça de Alimentação do Shopping Hortolândia nos dias 24 de abril e 01 de maio. Este evento, que já se tornou uma tradição desde 2013, promete agitar o público com o melhor do stand-up comedy, levando alegria e diversão para toda a família.

Com um elenco de comediantes renomados e novos talentos da comédia, o Hortocomedy é uma oportunidade imperdível para democratizar o acesso aos shows de humor, proporcionando momentos de descontração e boas risadas em um ambiente descontraído e acolhedor.

Anuncio

O evento, que tem entrada gratuita, busca não apenas entreter, mas também criar uma experiência única para os moradores de Hortolândia e região. Desde piadas sobre o cotidiano até observações hilariantes sobre as peculiaridades da vida, o Hortocomedy promete uma noite cheia de diversão e sorrisos.

Então marque na sua agenda: nos dias 24 de abril e 01 de maio, a Praça de Alimentação do Shopping Hortolândia será o palco das melhores piadas e histórias engraçadas. Traga sua família, convide os amigos e prepare-se para uma noite de Hortocomedy!

Advertisement

Para mais informações sobre o evento e a programação de comediantes, acesse [site do shopping] ou acompanhe as redes sociais do Shopping Hortolândia.

Serviço:

Hortocomedy – Show de Stand-up Comedy

Quando: 24 de abril e 01 de maio de 2024
Onde: Praça de Alimentação do Shopping Hortolândia
Horário: A partir das 19:30
Entrada: Gratuita

Venha fazer parte dessa festa de risos e diversão no Hortocomedy!

Hortocomedy Show de Stand up Comedy shopping hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes2 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade5 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade7 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade8 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região8 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial13 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial13 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Advertisement
cinema

Populares