Connect with us

Cursos

ACIC qualifica mão de obra gratuitamente

Publicado

em

Ação é uma forma de aprimorar a operação das empresas, principalmente daquelas que não têm como investir em treinamento

O setor de varejo tem respondido lentamente, mas de forma positiva, ao processo de recuperação econômica. Boa parte das compras e demais transações comerciais dependem diretamente da demanda e do poder de compra do consumidor.

Porém há um fator determinante para superar os resquícios da crise na economia e voltar a crescer: a qualidade da mão de obra. Ela é tida tradicionalmente como um dos principais desafios do varejo. Junta-se a isso o alto índice de rotatividade e pronto, está feita a receita para um círculo vicioso:  os colaboradores não têm as competências necessárias para a função e o empregador teme investir no treinamento de um funcionário que pode deixar a empresa a qualquer momento.

A Associação Comercial de Campinas lançou um programa de treinamento de qualificação profissional para os colaboradores das mais de 2,5 mil empresas associadas. Os cursos possuem vários temas e são realizados na sede da entidade das 8h às 9h, para que o funcionário que participa não perca o dia de trabalho. Além disso, há cursos ministrados em outras regiões da cidade, como Taquaral e Jd. Londres, para contemplar empresas dessas áreas. Ao longo do primeiro mês cerca de 300 funcionários já passaram pelos cursos.

Publicidade

A vice-presidente da associação, Adriana Flosi, explica que há vários desafios impostos ao varejo, como garantir uma ótima experiência de compra aos consumidores, ter uma operação eficiente, atender bem os clientes, entre outros. “Para superar esses desafios, o quadro de colaboradores precisa estar preparado e engajado. Muitas empresas não têm como fazer esse investimento, por isso essa é uma oportunidade relevante que vai fazer a diferença nos resultados dessas empresas”, ressalta.

Roseli Filizatti, consultora em gestão de pessoas e RH, defende que o resultado da qualificação é perceptível rapidamente nos resultados das empresas.  “O funcionário irá produzir mais, errar menos e estará mais motivado. Tudo isso vai refletir em resultados positivos. Se a empresa desenvolver seus funcionários aos poucos, logo ela terá uma equipe inteira treinada e muito mais produtiva”, acrescenta Roseli.

 Garantia de Emprego

A região de Campinas tem um índice de desemprego em relação à PEA (População Economicamente Ativa) de 12%, é considerado alto, equivalente à taxa nacional. É claro que num cenário como esse, os funcionários também temem por seus empregos, por isso aqueles que são beneficiados pela qualificação gratuita oferecida pela associação desenvolvem seu talento e fortalecem sua permanência na empresa.

Publicidade

Um colaborador que passa por um treinamento de qualificação desenvolve habilidades comportamentais, técnicas ou competências que podem ser usadas tanto na atividade que ele exerce no momento tanto quanto para atividades que irá exercer no futuro. Roseli ressalta que o ensinamento é um valor agregado que o colaborador irá levar para a vida. “Esse funcionário irá executar sua função com mais facilidade e irá se sentir valorizado e reconhecido pela empresa, aumentando sua motivação”, diz a especialista.

CURSOS

Vendas:

Telemarketing – Técnicas de atendimento e vendas por telefone

Publicidade

Pós-Venda- Como realizar um bom atendimento de pós-venda

Relacionamento com o cliente

Planejamento e organização de ações de vendas

Aprenda a vender mais – Vendas de alto impacto

Publicidade

Técnicas de negociação – Estratégias e táticas de negociação

Atendimento e vendas – A arte de encantar o cliente

Storytelling para vendas – Conte histórias e conquiste clientes

Habilidades Comportamentais:

Publicidade

Atendimento e recepção

Comunicação e oratória

Relacionamento interpessoal

Comportamentos de sucesso

Publicidade

PNL – Programação Neurolinguistica

Recepção e atendimento telefônicos nas empresas

Estoque:

Controle e Gerenciamento de Estoques

Publicidade

Financeiro:

Fluxo de Caixa – Como funciona? Administração de contas a receber e pagar

Rotinas de faturamento

Crédito e Cobrança:

Publicidade

Análise de Crédito PF e PJ – Como fazer de uma forma efetiva?

Telecobrança: Negociando créditos vencidos por telefone

Cadastro e análise de crédito – gerenciamento de crédito de risco

Recuperando créditos e negociando com inadimplentes

Publicidade

Cursos

Mais de 750 vagas para jovens de 16 a 25 anos no Instituto Coca-Cola

Publicado

em

coca-cola

O Instituto Coca-Cola abriu nesta segunda-feira, dia 4 de julho, um curso gratuito e 100% digital, do Coletivo Online https://bit.ly/COLETIVOJARDIMLILIZA20221. As aulas são voltadas a jovens de 16 a 25 anos que moram em comunidades urbanas de baixa renda, já concluíram ou estão cursando o Ensino Médio e estão à procura de qualificação para conseguir oportunidades de emprego. São ao todo 765 vagas disponíveis. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

O formato do programa permite que o jovem faça o curso de qualquer lugar, a qualquer momento, através de seu WhatsApp, aplicativo amplamente utilizado por jovens que podem ter problemas de conectividade.

Segundo Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, a iniciativa é uma forma de promover a autonomia dos jovens socialmente vulneráveis. “Essa qualificação certamente contribui para oferecer novas oportunidades”, afirmou.

O conteúdo do Coletivo Online conta com 11 videoaulas curtas e objetivas, focadas em temas do mundo do trabalho, elaboração de um plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo e como se preparar para entrevistas e processos seletivos. Os participantes terão até quatro semanas para assistir às videoaulas e fazer as atividades práticas.

Publicidade

Ao final do curso, poderão receber um certificado de conclusão e se cadastrar nas comunidades de vagas do programa, podendo se candidatar aos processos seletivos de uma rede de parceiros de mais de 400 empregadores. O whatsapp do Coletivo Online é (19) 99460-6828.

Atuação

A iniciativa faz parte da Plataforma Coletivo Jovem, que tem como foco a empregabilidade de jovens de 16 a 25 anos, em situação de vulnerabilidade social. Desde o início de sua implementação, em 2009, a Plataforma, nos formatos presencial e online, já impactou mais de 300 mil jovens em comunidades brasileiras espalhadas por todos os 26 estados do país mais o Distrito Federal, chegando a 1.857 municípios.

Do total de beneficiados, mais de 80 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho. A aceleração de iniciativas digitais está conectada ao compromisso do Instituto Coca-Cola Brasil de impactar milhões de jovens na temática de inclusão produtiva como uma das alavancas de transformação e crescimento econômico para o país.

Publicidade

Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil

O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que, há 23 anos, tem como missão a transformação social em larga escala por meio da articulação de parceiros e da capilaridade do Sistema Coca-Cola Brasil.

Reconhecido por sua tecnologia social e capacidade de escala, assumiu o compromisso público de, até 2030, impactar milhões de jovens através do empoderamento econômico, incluindo intencionalmente as perspectivas de equidade de gênero e raça. Até hoje, o ICCB já beneficiou 518 mil pessoas.

Publicidade
Continue Lendo

Cursos

Campinas tem Feirão da qualificação com mais de cinco mil vagas em cursos gratuitos

Publicado

em

manicure

A Secretaria de Trabalho e Renda, por meio do Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT), oferece 5.481 vagas para cursos de qualificação profissional. Todos os cursos são gratuitos e há opções de ensino presencial e à distância.

Os cursos serão feitos em parceria com o Sebrae, Senai, Senac, Embelleze, DG Cursos, Microlins, Faculdade Anhanguera e Softex. Mais detalhes sobre conteúdo dos cursos, horários e inscrições estão no site https://cpat.campinas.sp.gov.br/.

Confira a relação dos cursos com inscrições abertas:

Sebrae/Senai/Senac

Publicidade

Modalidade: on-line

Aprenda a fabricar chocolates

Data: 19 de julho

Vagas: 16

Publicidade

Técnicas para criação de loja virtual

Data: 1 de agosto

Vagas: 50

Como atrair mais clientes

Publicidade

Data: 9 de agosto

Vagas: 50

Faça fotos e vídeos incríveis

Datas: 15 ou 16 de julho

Publicidade

50 vagas em cada turma

Planejamento em tempos de crise

Data: 23 de agosto

Vagas: 50

Publicidade

Técnicas de vendas

Data: 31 de agosto

Vagas: 50

Embelleze

Publicidade

Modalidade: presencial

Manicure

7 de julho, 14 de julho ou 21 de julho (40 vagas para cada turma)

Maquiagem

Publicidade

7 de julho, 14 de julho ou 21 de julho (40 vagas para cada turma)

DG Cursos 

Modalidade: presencial

Sinais vitais

Publicidade

28 de julho (15 vagas)

Cuidado com estomas

26 de julho ou 27 de julho (15 vagas em cada turma)

Microlins

Publicidade

Modalidade: presencial

São 200 vagas para cada um dos seguintes cursos:

Farmacologia

Digitação

Publicidade

Atendimento pré-hospitalar

Inglês

Saúde coletiva

Tecnologia da informação

Publicidade

Desenvolvimento profissional

As datas e horários dos cursos serão informados pela Microlins no momento da inscrição.

Faculdade Anhanguera

Modalidade: on-line

Publicidade

A Faculdade Anhanguera oferece 2.800 vagas para cursos on-line nas áreas de negócios, design e artes, educação, tecnologia, direito, desenvolvimento pessoal, saúde e meio ambiente. A relação de cursos disponíveis para cada eixo estão no link de inscrição. São 400 vagas abertas para cada eixo.

Eixo Desenvolvimento Pessoal

Eixo Negócios

Eixo Design e Artes

Publicidade

Eixo Educação

Eixo Tecnologia

Eixo Direito

Eixo Saúde e Meio Ambiente

Publicidade

Atenção! Após fazer a inscrição, os interessados devem aguardar um e-mail da Faculdade Anhanguera. O código gerado pela Sympla não é o mesmo do curso. 

Softex/Up Skill

A Softex/UP Skill, organização social de fomento à transformação digital no Brasil, abriu 700 vagas para diversas trilhas em programação de computadores. Os cursos são 100% on-line e gratuitos. Os cursos, realizados na plataforma de e-learning Workover Academy, atendem diversos níveis de conhecimentos, desde um conteúdo básico até as linguagens de programação mais sofisticadas. Ao término de uma jornada de cursos o aluno estará preparado para concorrer a vagas de emprego oferecidos por empresas que inclusive poderão estar disponíveis na própria plataforma.

Jornadas

Publicidade

Business Intelligence (12 cursos)

Cloud Computing – Provedores (7 cursos)

Criando Games (12 cursos)

Data Science (5 cursos)

Publicidade

Atendimento ao cliente balcão (4 cursos)

Desenvolvimento back-end Node.JS (15 cursos)

Desenvolvimento back-end PHP (22 cursos)

Desenvolvimento back-end Python (19 cursos)

Publicidade

Desenvolvimento back-end Ruby (18 cursos)

Desenvolvimento pessoal (3 cursos)

Desenvolvimento back-end Java (20 cursos)

Desenvolvimento e testes (10 cursos)

Publicidade

Desenvolvimento front end (20 cursos)

Desenvolvimento mobile Android (13 cursos)

Desenvolvimento mobile IOS (10 cursos)

DevOps containers (6 cursos)

Publicidade

DevOps infraestrutura (8 cursos)

Internet das coisas (5 cursos)

Machine Learning (5 cursos)

Primeiros passos programador (5 cursos)

Publicidade

Primeiros passos usuário (6 cursos)

Redes Neurais (4 cursos)

Segurança da informação (5 cursos)

Televendas / call center / help desk (5 cursos)

Publicidade

UX/UI (6 cursos)

Webdesign (6 cursos)            

Continue Lendo

Cursos

Prorrogado o prazo de inscrições para Curso Superior Gratuito

Publicado

em

fatec-campinas

Interessados em concorrer a uma vaga para os cursos de graduação tecnológica gratuitos das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) têm uma nova oportunidade. O período de inscrição para o processo seletivo do segundo semestre foi estendido até as 15 horas do dia 7 de julho. Para participar, é preciso realizar a inscrição pela internet e pagar a taxa de R$ 91. As provas serão aplicadas em 17 de julho, de forma presencial.

O Vestibular das Fatecs oferece 17.615 vagas, distribuídas entre 75 unidades do Estado. São mais de 80 opções de cursos superiores de tecnologia. Dois deles são inéditos: Defesa Cibernética – 40 vagas no período noturno, na Fatec Jundiaí; e Design de Moda – 40 vagas no período da manhã, na Fatec Americana.

Outra novidade para o semestre é a oferta do curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma – lançado em 2021 – nas Fatecs Itaquera (Capital) e Matão, com 40 vagas em cada. A formação também é disponibilizada em outras 12 unidades.

Inscrições

Para concorrer a uma vaga no processo seletivo do segundo semestre de 2022, os interessados devem ter concluído o Ensino Médio regular ou equivalente, comprovando a conclusão até a data da matrícula.

Publicidade

É preciso preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do Candidato” e o questionário socioeconômico. Após o correto preenchimento das informações solicitadas, é necessário pagar a taxa de inscrição de R$ 91 em dinheiro, em uma agência bancária de sua preferência, ou via internet, pelo aplicativo bancário ou ainda com cartão de crédito, por meio da ferramenta disponível no site do Vestibular. O pagamento deve ser feito até a data de encerramento das inscrições.

Ao realizar o preenchimento da inscrição, é preciso escolher um curso em primeira opção e, caso seja do interesse, optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e período. Os cursos, as vagas, os períodos e as unidades participantes estão descritas no Manual do Candidato, disponível no site do processo seletivo e na página do Centro Paula Souza (CPS).

Caso o candidato não tenha acesso a computador e internet, as Fatecs de todo o Estado disponibilizarão os equipamentos para que seja realizada a inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para saber datas e horários disponíveis, antes de ir ao local.

Fique atento

candidato com deficiência, que necessite de condições especiais para realizar a prova, deverá indicá-las na ficha de inscrição eletrônica e, também, encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, por meio de link específico na Área do Candidato, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 7 de julho.

Publicidade

candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social, deverá informá-lo, no ato da inscrição, no campo específico para isso. Caso não seja informado o nome social no ato da inscrição, não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar durante o preenchimento da ficha, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.

É de inteira responsabilidade do interessado preencher corretamente a ficha de inscrição, enviar os documentos e cumprir os prazos estipulado na Portaria.

Inclusão Social

Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

Publicidade

O cronograma completo do Vestibular das Fatecs do segundo semestre de 2022 pode ser consultado aqui.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) e pela internet.

Continue Lendo

Populares