Ação é uma forma de aprimorar a operação das empresas, principalmente daquelas que não têm como investir em treinamento
O setor de varejo tem respondido lentamente, mas de forma positiva, ao processo de recuperação econômica. Boa parte das compras e demais transações comerciais dependem diretamente da demanda e do poder de compra do consumidor.
Porém há um fator determinante para superar os resquícios da crise na economia e voltar a crescer: a qualidade da mão de obra. Ela é tida tradicionalmente como um dos principais desafios do varejo. Junta-se a isso o alto índice de rotatividade e pronto, está feita a receita para um círculo vicioso: os colaboradores não têm as competências necessárias para a função e o empregador teme investir no treinamento de um funcionário que pode deixar a empresa a qualquer momento.
A Associação Comercial de Campinas lançou um programa de treinamento de qualificação profissional para os colaboradores das mais de 2,5 mil empresas associadas. Os cursos possuem vários temas e são realizados na sede da entidade das 8h às 9h, para que o funcionário que participa não perca o dia de trabalho. Além disso, há cursos ministrados em outras regiões da cidade, como Taquaral e Jd. Londres, para contemplar empresas dessas áreas. Ao longo do primeiro mês cerca de 300 funcionários já passaram pelos cursos.
A vice-presidente da associação, Adriana Flosi, explica que há vários desafios impostos ao varejo, como garantir uma ótima experiência de compra aos consumidores, ter uma operação eficiente, atender bem os clientes, entre outros. “Para superar esses desafios, o quadro de colaboradores precisa estar preparado e engajado. Muitas empresas não têm como fazer esse investimento, por isso essa é uma oportunidade relevante que vai fazer a diferença nos resultados dessas empresas”, ressalta.
Roseli Filizatti, consultora em gestão de pessoas e RH, defende que o resultado da qualificação é perceptível rapidamente nos resultados das empresas. “O funcionário irá produzir mais, errar menos e estará mais motivado. Tudo isso vai refletir em resultados positivos. Se a empresa desenvolver seus funcionários aos poucos, logo ela terá uma equipe inteira treinada e muito mais produtiva”, acrescenta Roseli.
Garantia de Emprego
A região de Campinas tem um índice de desemprego em relação à PEA (População Economicamente Ativa) de 12%, é considerado alto, equivalente à taxa nacional. É claro que num cenário como esse, os funcionários também temem por seus empregos, por isso aqueles que são beneficiados pela qualificação gratuita oferecida pela associação desenvolvem seu talento e fortalecem sua permanência na empresa.
Um colaborador que passa por um treinamento de qualificação desenvolve habilidades comportamentais, técnicas ou competências que podem ser usadas tanto na atividade que ele exerce no momento tanto quanto para atividades que irá exercer no futuro. Roseli ressalta que o ensinamento é um valor agregado que o colaborador irá levar para a vida. “Esse funcionário irá executar sua função com mais facilidade e irá se sentir valorizado e reconhecido pela empresa, aumentando sua motivação”, diz a especialista.
CURSOS
Vendas:
Telemarketing – Técnicas de atendimento e vendas por telefone
Pós-Venda- Como realizar um bom atendimento de pós-venda
Relacionamento com o cliente
Planejamento e organização de ações de vendas
Aprenda a vender mais – Vendas de alto impacto
Técnicas de negociação – Estratégias e táticas de negociação
Atendimento e vendas – A arte de encantar o cliente
Storytelling para vendas – Conte histórias e conquiste clientes
Habilidades Comportamentais:
Atendimento e recepção
Comunicação e oratória
Relacionamento interpessoal
Comportamentos de sucesso
PNL – Programação Neurolinguistica
Recepção e atendimento telefônicos nas empresas
Estoque:
Controle e Gerenciamento de Estoques
Financeiro:
Fluxo de Caixa – Como funciona? Administração de contas a receber e pagar
Rotinas de faturamento
Crédito e Cobrança:
Análise de Crédito PF e PJ – Como fazer de uma forma efetiva?
Telecobrança: Negociando créditos vencidos por telefone
Cadastro e análise de crédito – gerenciamento de crédito de risco
Recuperando créditos e negociando com inadimplentes
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