A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta quinta-feira, 30 de julho de 2026, o 31º Alerta Arboviroses, indicando que 31 bairros da cidade estão com alto risco de transmissão da dengue. A medida reforça a necessidade de ações intensificadas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.
Bairros com maior risco de transmissão de dengue em Campinas
Segundo o alerta, os bairros listados com maior risco de transmissão estão distribuídos entre as regiões:
- Leste: Jardim Guanabara, Jardim Brasil, Jardim Auxiliadora, Cambuí, Vila Nogueira;
- Noroeste: Jardim Santa Rosa, Jardim Novo Maracanã, Jardim Maracanã, Residencial Novo Mundo;
- Norte: Conjunto Habitacional Padre Anchieta, Parque Maria Helena, Jardim Aparecida, Vila Renascença, Jardim Rosália, Jardim Francisca, Vila Réggio;
- Sudoeste: Jardim Rosalina, DIC I, DIC III, DIC V, Jardim Santo Antônio;
- Sul: Jardim São José, Jardim das Bandeiras, Jardim Santa Cruz, Jardim Noêmia;
- Suleste: Jardim Carlos Lourenço, Jardim Itatiaia, Jardim Andorinhas, Jardim New York, Vila Orozimbo Maia, Sousas.
Importância do alerta e ações de prevenção
O alerta tem como objetivo estimular a população a intensificar a verificação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti em suas residências. A comunicação com os moradores fortalece as ações realizadas na cidade, que incluem visitas domiciliares feitas por agentes comunitários de saúde, de controle ambiental e profissionais contratados para prevenção e combate às arboviroses.
Entre 1º de janeiro e 28 de junho de 2026, Campinas confirmou 3.531 casos de dengue. No mesmo período, foram realizadas mais de 820 mil visitas a imóveis para controle de criadouros e ações educativas, além de 53.382 visitas para nebulização costal.
Como a população pode colaborar no controle da dengue
A Prefeitura de Campinas destaca que a participação da sociedade é fundamental para combater as arboviroses. Levantamento aponta que 80% dos criadouros estão dentro das residências. Para evitar a reprodução do mosquito, é necessário eliminar o acúmulo de água em objetos como latas, pneus e vasos.
Algumas recomendações incluem trocar a água dos vasos de plantas a cada dois dias, retirar ou limpar com sabão e água semanalmente os pratinhos, vedar caixas d’água e manter vasos sanitários fechados quando não estiverem em uso.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98











