Connect with us

Brasil

Vacina contra a covid-19 entra oficialmente no Calendário Nacional de Imunizações

Publicado

em

Mais de 60 casos de Covid-19

A partir do próximo ano, a vacina contra a covid-19 será incorporada ao Calendário Nacional de Imunizações (CNI) no Brasil. O Ministério da Saúde recomenda que os estados e municípios priorizem a vacinação de crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, além de grupos mais vulneráveis à forma grave da doença. Esses grupos incluem idosos, pessoas imunocomprometidas, gestantes, puérperas, trabalhadores da área da saúde, indivíduos com comorbidades, populações indígenas, ribeirinhas e quilombolas, residentes de instituições de longa permanência, pessoas com deficiência permanente, detentos, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema carcerário e pessoas em situação de rua.

“Esta é uma mudança significativa, em consonância com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Durante a pandemia, criamos um programa específico para administrar a vacina contra a covid-19, fora do nosso calendário nacional. O que fizemos este ano foi integrar a vacina contra a covid-19 ao Calendário Nacional de Imunizações, tornando-a obrigatória para todas as crianças nascidas ou residentes no Brasil, com idade entre 6 meses e menores de 5 anos”, destacou Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.

Anuncio

“Além disso, seguindo as recentes recomendações da OMS, a dose será incluída no calendário anual de vacinação para grupos prioritários. No Brasil, ampliamos um pouco o grupo recomendado pela OMS. Na campanha de 2024, manteremos os mesmos grupos de 2023. Essas são as duas principais mudanças”, explicou.

A secretária também lembrou que a vacina bivalente continua disponível em todo o país e aconselhou aqueles que ainda não receberam a dose este ano a procurar a imunização. “A vacina será administrada anualmente. Se alguém já tomou a dose este ano, está com a imunização em dia. Essa é a recomendação atual da OMS, uma dose por ano”.

Advertisement

Outros grupos serão contemplados posteriormente, de acordo com Ethel: “Como é prática comum em outras campanhas, começaremos com os grupos prioritários e, se houver doses disponíveis, ampliaremos a vacinação para outros grupos. Este tem sido sempre o protocolo do Ministério da Saúde. Nosso foco principal é reduzir a gravidade da doença, hospitalizações e óbitos, que é o cenário predominante da doença em todo o mundo”.

Ela enfatizou a eficácia da vacina: “Já temos dados robustos que comprovam a segurança e a efetividade da vacina. Antes, tínhamos 4.000 mortes por dia no Brasil devido à covid. Agora, temos 42. Isso é a maior prova da eficácia da vacina”.

Para adultos imunocompetentes, as doses já recebidas continuam proporcionando proteção contra a forma grave da doença, mas a necessidade de doses adicionais será avaliada conforme a evolução da situação e a possível emergência de novas variantes do vírus.

Covid de longa duração também é uma preocupação, e o Ministério da Saúde já iniciou um estudo nacional para entender melhor esse aspecto da doença. “Este estudo está sendo coordenado pelo pesquisador da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Hallal, e visa coletar dados sobre a covid de longa duração. Até o final do ano, esperamos ter informações que nos ajudarão a desenvolver políticas públicas em 2024”, explicou Ethel.

Advertisement

Saiba mais sobre o assunto na Agência Brasil de Notícias.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

viatura da PM viatura da PM
Nossa Cidade1 minuto ago

Motociclista é atingido por viatura da PM em alta velocidade no Pq. Orestes Ôngaro, em Hortolândia

Na noite de ontem (29), uma viatura da PM bateu em uma moto enquanto perseguia outro veículo no bairro Pq....

PagueMenos PagueMenos
Nossa Região3 horas ago

Vem ai Festival de Panelas e Frigideiras

Duas peças fundamentais na hora de cozinhar, Panelas e Frigideiras fazem parte do próximo festival da Rede de Supermercados Pague...

Wet’n Wild Wet’n Wild
Nossa Região3 horas ago

Wet’n Wild com entrada gratuita amanhã (01): confira como conseguir seu ingresso

Amanhã (01), o parque aquático Wet’n Wild, situado em Itupeva, a apenas 30 minutos de Campinas, celebrará o Dia do...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil3 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 6,5 milhões

A Caixa Econômica Federal realiza na noite desta terça-feira (30) o sorteio da Mega-Sena 2719, com prêmio principal estimado em...

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil14 horas ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes18 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade18 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Advertisement
cinema

Populares